Logo blog do Bekão.png

Eita Junino vence concurso nacional de quadrilhas no Canaã Cidade Junina

Com o tema “A arte de quem vive da fé”, a quadrilha Eita Junino, da capital Boa Vista (RR), conquistou o título de campeã do Concurso Nacional de Quadrilhas, realizado no Canaã Cidade Junina. O resultado marcou o encerramento do evento neste domingo (13), no Parque de Eventos Mayko Goulart.

imagens: Diego Barbosa, Jefferson Almeida e Paulo Júnior

“É uma honra e um orgulho muito grande representar o nosso estado de Roraima e levar, pela primeira vez, o título nacional da Confebraq para lá. A Eita Junino vinha beliscando esse título há algum tempo, e, graças a Deus, neste ano conseguimos. Isso é fruto do empenho de todos os brincantes, da diretoria, da equipe de apoio e da nossa torcida. O título está em Roraima, é da Eita Junino, a melhor quadrilha do Brasil em 2025”, declarou emocionado o fundador e marcador da quadrilha, Sandro Baré.

O segundo lugar ficou com a quadrilha Junina Raio de Sol, da cidade de Olinda (PE), que apresentou o tema “Ô de dentro, ô de fora: Um reisado a São João”. A coreógrafa Leila Nascimento descreveu a emoção do momento. “Estou muito emocionada, porque aqui se apresentaram grandes quadrilhas. É um desafio imenso chegar até aqui e conquistar o segundo lugar, ainda mais ficando atrás de uma grande quadrilha da região Norte, que a gente admira e acompanha. Estamos muito felizes.”

A terceira colocação foi para a quadrilha Arraiá Zé Testinha, de Fortaleza (CE), que encantou o público com o tema “São João dos Cangaceiros, Sinfonia de Voltas e Secas”. O coreógrafo Johnny Rogério comentou sobre a proposta do espetáculo.

“É uma quadrilha tradicional e temática. Trabalhamos o cangaço todos os anos, mas sempre com uma narrativa diferente. Neste ano, escolhemos Sinfonia de Voltas e Secas, uma brincadeira entre o personagem Volta Seca e as canções do álbum Cantigas de Lampião. Misturamos isso com a história do êxodo rural — pessoas que precisam abandonar a família e o bando para cuidar do próximo. Esse é o conto que trouxemos este ano.”

O quarto lugar ficou com a quadrilha Fogo no Rabo, da cidade de Marabá (PA). O quinto, com a quadrilha Moleka 100 Vergonha, de Campina Grande (PB). E o sexto lugar foi para a Balancê do Cerrado, de Goianira (GO).

Na categoria de marcadores, houve empate. Dividiram o prêmio Sandro Cruz, da Eita Junino, e Rui Vangelis, da quadrilha Raio de Sol.

Ao todo, 18 quadrilhas participaram da competição. Neste domingo, se apresentaram 10 grupos, representando os estados do Acre, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima e Tocantins.

A dentista Biânica Zacarias elogiou o evento e se emocionou com as apresentações. “Cada tema e apresentação nos emocionam. Os figurinos das quadrilhas estavam lindíssimos. A gente se encanta com tanta riqueza nas histórias. Essa que falou sobre a fé, com Nossa Senhora de Nazaré, mexeu muito comigo. Eu gostei bastante”, destacou.

Durante os 18 dias de programação do Canaã Cidade Junina, foram realizados concursos nas categorias municipal, internacional e nacional. A presidente da Funcel, Taís Leite, responsável pela organização do evento, fez um balanço positivo da edição 2025.

“Foi surpreendente, de verdade. A cada ano, o evento cresce ainda mais. Este ano tivemos — e ainda teremos — números muito importantes em termos de impacto econômico para Canaã dos Carajás, para a cultura e para o lazer. Sabemos que o Canaã Cidade Junina não é apenas um evento cultural e de entretenimento, ele também gera economia para o município. Pessoas de várias regiões e de outros estados vêm participar. Para nós, isso é muito importante, porque movimenta a cidade. Foram 18 dias de festa, com muita alegria e diversão. Uma festa feita para a família, com muito amor, carinho e dedicação.”

👁️ Este post foi visitado 1032 vezes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Leia Também

Nossa vida é um sopro
Opinião

Nossa vida é um sopro

Por respeito às famílias enlutadas, só agora me sinto à vontade para escrever sobre o trágico acidente ocorrido esta semana no KM 8 da Rodovia PA-275. Por consideração às vítimas, opto também por não citar nomes. Segunda-feira, (28), por volta das 12hs, um grave acidente na saída de Curionópolis, sentido

Leia mais... »
Pará

ARTRAN retira mais de 100 veículos irregulares de circulação nas estradas do Pará, incluindo de Canaã dos Carajás.

Trabalho da Agência de Regulação de Transporte do Estado alcançou mais de 60 municípios, entre janeiro e setembro de 2025. A Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos de Transporte (Artran) intensificou, em 2025, as ações de fiscalização nas estradas e terminais rodoviários. Segundo levantamento da Gerência de Fiscalização

Leia mais... »
Sempru participa do 3º Fórum Agrário em Marabá
Canaã e região

Sempru participa do 3º Fórum Agrário em Marabá

A Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempru) de Canaã dos Carajás participou, na última sexta-feira (23), do 3º Fórum Agrário, promovido pelo Ministério Público em Marabá. O evento, voltado à agricultura familiar, reuniu representantes de 23 municípios da região sudeste do Pará. Nós estivemos lá representando nossa cidade, levando o

Leia mais... »