DENÚNCIA Prefeitura de Canaã instaura processo administrativo contra beneficiária do Programa Moradia Digna

DENÚNCIA: Prefeitura de Canaã instaura processo administrativo contra beneficiária do Programa Moradia Digna

A Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás (PA), por meio da Secretaria Municipal de Habitação (SEMHAB), publicou nesta terça-feira, no Diário Oficial dos Municípios, a Portaria nº 052/2025 – SEMHAB, que instaura processo administrativo disciplinar e nomeia Comissão Processante para apurar suposta irregularidade no âmbito do Programa Moradia Digna.

De acordo com o documento, a beneficiária VANESSA ALMEIDA SOUSA, residente na Rua Araucária, Quadra 49, Lote 03, Bairro Cidade Nova I, é acusada de ter vendido indevidamente o imóvel recebido por meio do programa habitacional, o que configura possível infração às normas estabelecidas pelo Decreto Municipal nº 1.167/2020 e pelo Art. 49 da Lei Municipal nº 691/2015.

A denúncia foi formalmente apresentada à SEMHAB no dia 3 de junho de 2025 e, diante da gravidade do caso, a Secretaria decidiu instaurar o processo para apurar os fatos, garantindo à acusada o direito à ampla defesa e ao contraditório, conforme determina o devido processo legal.

A Comissão Processante terá um prazo de 30 dias para conduzir os trabalhos e emitir um parecer conclusivo. Caso seja comprovada a irregularidade, Vanessa poderá perder o imóvel doado, e o eventual comprador do bem também poderá responder criminalmente pela aquisição ilegal.

Não é o primeiro caso de supostas irregularidades envolvendo o programa. A SEMHAB já recebeu diversas denúncias relacionadas à venda, aluguel ou cessão indevida de imóveis, bem como à fraude nos critérios de seleção de beneficiários. Diante disso, a Secretaria tem intensificado a fiscalização e reforçado os mecanismos de controle e transparência.

O Programa Moradia Digna é considerado o maior programa habitacional do país com recursos próprios de uma prefeitura. A meta da gestão municipal é entregar 4.000 unidades habitacionais, com investimento superior a R$ 300 milhões, financiados exclusivamente com recursos próprios do município.

👁️ Este post foi visitado 512 vezes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Leia Também

Secretaria de Saúde de Canaã cumpre requisitos e receberá certificação ISO 9001
Saúde

Secretaria de Saúde de Canaã cumpre requisitos e receberá certificação ISO 9001Secretaria de Saúde de Canaã cumpre requisitos e receberá certificação ISO 9001

A Secretaria Municipal de Saúde de Canaã dos Carajás acaba de ser recomendada à certificação ISO 9001, um dos mais reconhecidos selos de qualidade em gestão organizacional no mundo. O reconhecimento posiciona Canaã como a segunda secretaria municipal de saúde do Brasil a obter essa certificação, ao lado do município

Leia mais... »
AÇAÍ sem origem é vendido em Canaã dos Carajás-PA
Canaã e região

AÇAÍ sem origem é vendido em Canaã dos Carajás-PA.

O produto que se torna clandestino é comercializado irregularmente, em vários locais do município, e a Vigilância Sanitária está de “mãos atadas”, sem poder de fiscalização, em virtude e/ou falta de amparo legal que “carece” de lei a ser debatida e votada no parlamento de Canaã dos Carajás-PA. Canaã dos

Leia mais... »
Na Pele – Festival Multilinguagens de Cultura Negra – 2ª Edição Oficina de Percussão e Movimentação na Casa da Cultura, em Canaã dos Carajás-PA.
Cultura

Na Pele – Festival Multilinguagens de Cultura Negra – 2ª Edição Oficina de Percussão e Movimentação na Casa da Cultura, em Canaã dos Carajás-PA.

O Na Pele, Festival Multilinguagens de Cultura Negra chega à sua segunda edição em 2025, reafirmando seu compromisso com a valorização da arte, da ancestralidade e da resistência negra no território de Carajás. Com atividades em Parauapebas e Canaã dos Carajás, o festival promove vivências que fortalecem laços e ampliam

Leia mais... »
Construtora abandona obras de escolas em Canaã dos Carajás
Canaã e região

Construtora abandona obras de escolas em Canaã dos Carajás.

A Construtora Primavera LTDA, contratada pela Prefeitura de Canaã dos Carajás para a construção de duas escolas — uma na VS-52 e outra no Bairro Bela Vista — abandonou as obras mesmo após receber todos os aditivos contratuais solicitados. Diante do descumprimento, o setor jurídico do município rescindiu os contratos

Leia mais... »