Logo blog do Bekão.png
DENÚNCIA Prefeitura de Canaã instaura processo administrativo contra beneficiária do Programa Moradia Digna

DENÚNCIA: Prefeitura de Canaã instaura processo administrativo contra beneficiária do Programa Moradia Digna

A Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás (PA), por meio da Secretaria Municipal de Habitação (SEMHAB), publicou nesta terça-feira, no Diário Oficial dos Municípios, a Portaria nº 052/2025 – SEMHAB, que instaura processo administrativo disciplinar e nomeia Comissão Processante para apurar suposta irregularidade no âmbito do Programa Moradia Digna.

De acordo com o documento, a beneficiária VANESSA ALMEIDA SOUSA, residente na Rua Araucária, Quadra 49, Lote 03, Bairro Cidade Nova I, é acusada de ter vendido indevidamente o imóvel recebido por meio do programa habitacional, o que configura possível infração às normas estabelecidas pelo Decreto Municipal nº 1.167/2020 e pelo Art. 49 da Lei Municipal nº 691/2015.

A denúncia foi formalmente apresentada à SEMHAB no dia 3 de junho de 2025 e, diante da gravidade do caso, a Secretaria decidiu instaurar o processo para apurar os fatos, garantindo à acusada o direito à ampla defesa e ao contraditório, conforme determina o devido processo legal.

A Comissão Processante terá um prazo de 30 dias para conduzir os trabalhos e emitir um parecer conclusivo. Caso seja comprovada a irregularidade, Vanessa poderá perder o imóvel doado, e o eventual comprador do bem também poderá responder criminalmente pela aquisição ilegal.

Não é o primeiro caso de supostas irregularidades envolvendo o programa. A SEMHAB já recebeu diversas denúncias relacionadas à venda, aluguel ou cessão indevida de imóveis, bem como à fraude nos critérios de seleção de beneficiários. Diante disso, a Secretaria tem intensificado a fiscalização e reforçado os mecanismos de controle e transparência.

O Programa Moradia Digna é considerado o maior programa habitacional do país com recursos próprios de uma prefeitura. A meta da gestão municipal é entregar 4.000 unidades habitacionais, com investimento superior a R$ 300 milhões, financiados exclusivamente com recursos próprios do município.

👁️ Este post foi visitado 783 vezes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Leia Também

Canaã e região

Canaã dos Carajás (PA) realiza ofensiva educacional para disparar no IDEB

As iniciativas, que integram os Programas de Recomposição de Aprendizagens e de Intervenção Pedagógica (PIP), visam responder aos desafios educacionais agravados pela pandemia da COVID-19. Em uma mobilização estratégica para elevar a qualidade do ensino público, a Prefeitura de Canaã dos Carajás, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed),

Leia mais... »
Prefeitura de SAPUCAIA-PA emite nota de repúdio às declarações do Vereador, Cleido Braz-UB de Canaã dos Carajás-PA.
Política

Prefeitura de SAPUCAIA-PA emite nota de repúdio às declarações do vereador Cleido Braz-UB de Canaã dos Carajás-PA.

O pronunciamento do parlamentar, Cleido Braz Da Silva do União Brasil, na última sessão plenária desta terça-feira, (13/05) na Câmara Municipal de Canaã dos Carajás-Pa onde o nobre edil teceu comentários sobre a educação no município, incluindo comparativos com o vizinho município de Sapucaia-PA.Por lá o pronunciamento do parlamentar não

Leia mais... »
Canaã e região

Autonomia financeira no combate à violência doméstica: Canaã dos Carajás na Série Selo de Qualidade do Prêmio de Inclusão Socioeconômica

Canaã dos Carajás se destacou nacionalmente ao conquistar o Prêmio de Inclusão Socioeconômica, sendo o único município do Pará a receber o reconhecimento e ocupando a quinta colocação em todo o Brasil. A premiação valoriza iniciativas que contribuíram para que o país alcançasse, em 2024, o menor índice de desigualdade

Leia mais... »