Logo blog do Bekão.png

Semas simplifica análise do CAR para acelerar regularização de pequenas propriedades

Nova Instrução Normativa utiliza tecnologia geoespacial para agilizar ritos processuais e facilitar o acesso da agricultura familiar ao crédito e políticas públicas

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas) passou a adotar um procedimento mais rápido para analisar e corrigir o Cadastro Ambiental Rural (CAR) de pequenas propriedades e posses rurais no Pará. A mudança está na Instrução Normativa nº 2/2026 e tem um objetivo direto: dar resposta em menos tempo, sem diminuir o controle técnico.

A medida vale para imóveis de até quatro módulos fiscais registrados no sistema do CAR no Estado. De acordo com o secretário da Semas, Raul Protázio Romão, com regras mais claras, a análise fica mais simples e previsível para quem depende do cadastro para seguir regular e acessar apoio do poder público.

“A gente quer que o pequeno produtor tenha resposta com mais rapidez. O CAR é uma porta de entrada para políticas públicas, e a norma organiza um rito mais objetivo, com critérios claros, mantendo o rigor técnico e a proteção ambiental”, afirma Raul.

Chefes de famílias exibem o título da terra que lhes assegura segurança jurídica e acesso às políticas públicas
Chefes de famílias exibem o título da terra que lhes assegura segurança jurídica e acesso às políticas públicas

Na prática, a Semas confere se as informações do CAR estão coerentes e se o cadastro não invade áreas protegidas, como Unidades de Conservação de Proteção Integral, Terras Indígenas e territórios quilombolas. A análise também considera referências técnicas oficiais, para reduzir erros e retrabalho.

Responsável pela gestão e regularização ambiental, o secretário-adjunto da Semas, Rodolpho Zahluth Bastos, ressalta que a análise simplificada foi desenhada para tirar o pequeno produtor da fila da burocracia e colocá-lo mais rápido na rota das políticas públicas.
“Aceleramos procedimentos, mas não abrimos mão da segurança técnica. Trabalhamos com critérios objetivos, cruzamento com bases oficiais e rastreabilidade do processo. Com um CAR mais consistente e analisado com mais agilidade, o produtor consegue avançar em regularização, assistência técnica, programas de apoio e também no acesso ao crédito”, explica Rodolpho.

Se forem encontradas divergências, a norma permite a retificação administrativa do cadastro usando dados oficiais, como bases de IBGE, Incra, Iterpa e Funai, e imagens de satélite, além de sistemas de monitoramento. O produtor é avisado pela Central de Comunicação do sistema do CAR e precisa acompanhar prazos e orientações.

“A análise simplificada não é atalho, e nem dispensa de qualidade na análise, pelo contrário, é fruto de metodologia, parâmetros técnicos determinados e fluxos ajustados, aliados à tecnologia e inteligência geoespacial, visando garantir justiça social e políticas públicas ao público da Agricultura Familiar através da da celeridade na finalização da análise do CAR. A orientação na secretaria-adjunta é avançar na regularização ambiental com segurança técnica e jurídica, abrindo portas e oportunidades ao agricultor familiar”, salienta a diretora de Geotecnologias, Maximira Costa.

Com o CAR em ordem e analisado com mais agilidade, o pequeno produtor ganha tempo para avançar em processos de regularização e ter mais condições de acessar programas, assistência e linhas de apoio que exigem cadastro regular.

“Quando o cadastro anda, quem produz ganha tempo e o Estado ganha informação mais confiável. Nosso foco é orientar, corrigir o que for necessário e acelerar a regularização com transparência, para que as oportunidades cheguem a quem está no campo”, conclui Raul Protázio.

Fonte: agenciapara.com.br

👁️ Este post foi visitado 172 vezes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Leia Também

PF prende dois homens foragidos da justiça estadual do PARÁ
Polícia

PF prende dois homens foragidos da justiça estadual do PARÁ.

Eles estavam com mandado de prisão em aberto desde 2024 Belém/PA. Policiais federais localizaram e efetuaram a prisão de dois indivíduos que estavam foragidos da justiça do Estado do Pará, sendo um pelo cometimento de homicídio e outro por feminicídio.Os homens estavam com mandado de prisão em aberto expedido pela

Leia mais... »
Canaã e região

IDURB faz aniversário e quem ganha o presente é a população

Durante a solenidade, foi apresentado o novo drone VANT, ferramenta estratégica para a atualização da base cartográfica e fotogramétrica do município O Instituto de Desenvolvimento Urbano (IDURB) celebrou, na última quarta-feira (17), seus 16 anos de história. A solenidade comemorativa foi realizada no auditório do próprio Instituto e marcou um

Leia mais... »