O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou nesta sexta-feira (19) que desistiu de integrar a comitiva brasileira que viaja neste fim de semana para Nova York, onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará o discurso de abertura da 80ª Sessão da Assembleia Geral da ONU.
Padilha explicou que a decisão se deve às restrições de circulação impostas pelo governo dos Estados Unidos, que, segundo ele, inviabilizam sua participação em compromissos oficiais fora da estrutura da ONU. O ministro havia obtido apenas na última terça-feira (16) a renovação de seu visto diplomático, após semanas de impasse.
“É inaceitável as condições impostas. Eu sou ministro da Saúde do Brasil e, quando participo de um evento como este, preciso ter plena possibilidade de estar em todas as atividades às quais o país é convidado”, afirmou Padilha em entrevista.
O que foi impedido
Segundo o ministro, a principal restrição foi a proibição de se deslocar de Nova York para Washington, o que o impossibilitaria de participar da Assembleia Geral da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Padilha havia planejado anunciar, durante o encontro, um aporte do Brasil a um fundo estratégico da organização para a compra de vacinas e medicamentos contra o câncer a preços mais acessíveis em todo o continente.
Além disso, ele deixaria de cumprir agendas como presidente da parceria dos BRICS na área da saúde, além de encontros do G20 e do Mercosul, que costumam ocorrer em embaixadas e espaços fora do perímetro da ONU. Também seriam inviabilizadas visitas a hospitais e reuniões com representantes da indústria farmacêutica norte-americana interessados em investir no Brasil.
Críticas aos EUA
Padilha classificou a postura norte-americana como “afronta” e disse ter enviado uma nota dura à Opas, criticando o que chamou de retrocesso político.
“O espírito de cooperação dos EUA não sucumbirá à sombra do obscurantismo e do negacionismo que paira sobre o país atualmente”, escreveu.
O ministro destacou ainda que a decisão dos EUA não intimidará o governo brasileiro:
“Eles podem até impedir a presença do ministro, mas não vão barrar a defesa da ciência, da vacina e da produção tecnológica no Brasil. Pelo contrário, nossa resposta será ampliar investimentos nacionais para garantir autonomia em vacinas e medicamentos.”
Na foto, Alexandre Padilha aparece ao lado do jornalista Carlos Magno, de Canaã dos Carajás (PA), durante a reunião da Cúpula do BRICS, realizada em julho passado no Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio de Janeiro.
A Secretaria Municipal de Habitação (Semhab) publicou a Portaria nº 001/2025, que suspende por tempo indeterminado os novos cadastros nos programas Moradia Digna e Cartão Reforma e Construção. A medida passa a valer a partir do dia 19 de maio de 2025. De acordo com o documento, a decisão tem
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec) informa que está em processo de mudança para o novo endereço: Rua Marapajuba, s/n, bairro, Nova Canaã( Ao lado da Clínica de Hemodiálise). Em razão da mudança, o atendimento da secretaria estará suspenso na próxima segunda e terça-feira, retornando normalmente na quarta-feira, 13
Chef Fábio Neres inovou com uma parmegiana com fetuticcine artesanal Terminou na noite de ontem (4) o 8º Canaã Gastronomia, realizado entre os dias 30 de abril e 4 de maio no Espaço de Eventos do bairro Ouro Preto. Durante cinco dias, o festival reuniu o melhor da gastronomia regional
“Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, esse é o tema escolhido pelo Governo Federal, tratado durante a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, realizada nos dias 26 e 27 de março em Canaã dos Carajás. O encontro aconteceu no Centro de Convivência da Pessoa
DECRETO N.º 1.531, DE 24 DE DEZEMBRO DE 2025.DIVULGA OS DIAS DE FERIADOS NACIONAIS,ESTADUAIS E MUNICIPAIS, E ESTABELECE OS DIAS DEPONTO FACULTATIVO NO ANO DE 2026, PARACUMPRIMENTO PELOS ÓRGÃOS E ENTIDADES DAADMINISTRAÇÃO DIRETA, AUTÁRQUICA EFUNDACIONAL DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL, SEMPREJUÍZO À PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOSCONSIDERADOS ESSENCIAIS. 👁️ Este post foi visitado
Na tarde desta sexta-feira (5), a Polícia Civil do Estado do Pará, por meio da Delegacia de Canaã dos Carajás, realizou a prisão em flagrante de três pessoas pelo crime de tráfico de drogas.Com o trio foram apreendidos aproximadamente 944g de entorpecentes, uma balança de precisão, embalagens de papel seda,