Logo blog do Bekão.png
CANAÃ DOS CARAJÁS-PA sediou o ENCONTRO TÉCNICO ITINERANTE DA AMIG BRASIL

CANAÃ DOS CARAJÁS-PA SEDIOU O ENCONTRO TÉCNICO ITINERANTE DA AMIG BRASIL

Na manhã desta quarta-feira (25/06), em Canaã dos Carajás, no Pará, foi palco do Encontro Técnico Itinerante promovido pela AMIG Brasil (Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil). O evento reuniu prefeitos, secretários, procuradores municipais e especialistas das áreas fiscal, jurídica e econômica de diversos municípios diretamente impactados pela atividade mineradora.


Sob a liderança da prefeita Josemira Gadelha, vice-presidente da AMIG Brasil, os debates abordaram os impactos da mineração nas finanças públicas municipais, com base em dados da pesquisa da UFMG (2022–2023). O estudo comparou municípios mineradores, como PARAUAPEBAS-PA, MARIANA-MG e CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO-MG e outras consideradas cidades não mineradoras.

CANAÃ DOS CARAJÁS-PA sediou o ENCONTRO TÉCNICO ITINERANTE DA AMIG BRASIL
CANAÃ DOS CARAJÁS-PA SEDIOU O ENCONTRO TÉCNICO ITINERANTE DA AMIG BRASIL


Entre os principais temas, destacou-se o aumento da pressão sobre os serviços públicos, especialmente nas áreas de saúde, educação e assistência social. A pesquisa revelou que municípios mineradores enfrentam custos mais elevados nesses setores devido ao crescimento populacional acelerado e à sobrecarga na infraestrutura local.
Outro ponto relevante foi a análise do cenário atual da mineração no Brasil e os desafios na fiscalização da atividade. Estimativas indicam que a arrecadação gerada pela mineração poderá dobrar até 2027.
A Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM) teve espaço central nas discussões. A consultora, Flávia Villela apresentou os principais efeitos da reforma tributária sobre a arrecadação municipal como Transição do modelo atual para o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).


Em seguida, o causídico, Rogério Moreira conduziu um painel técnico sobre a legalidade da aplicação da CFEM, reforçando os instrumentos jurídicos disponíveis para garantir que os municípios mineradores recebam a devida compensação pela exploração de seus recursos naturais.
Ao final do encontro, os participantes reforçaram a necessidade de regras claras, fiscalização eficaz e um realinhamento na aplicação da CFEM, como estratégias essenciais para mitigar possíveis perdas decorrentes da reforma tributária.


Com informações de Nayara Carneiro e Kaylane Lima.

👁️ Este post foi visitado 1697 vezes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Leia Também

Pará

ARTRAN retira mais de 100 veículos irregulares de circulação nas estradas do Pará, incluindo de Canaã dos Carajás.

Trabalho da Agência de Regulação de Transporte do Estado alcançou mais de 60 municípios, entre janeiro e setembro de 2025. A Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos de Transporte (Artran) intensificou, em 2025, as ações de fiscalização nas estradas e terminais rodoviários. Segundo levantamento da Gerência de Fiscalização

Leia mais... »
Canaã e região

Final de Semana de Decisões no Futsal e Futebol em Canaã

O esporte será destaque em Canaã neste final de semana, com as finais do Campeonato de Futsal Sub-17 e Master e do Campeonato Rural de Futebol. Nesta sexta-feira (04), às 19h30, o Ginásio Antônio Chorão recebe a grande decisão do futsal, encerrando uma competição que reuniu 24 equipes, 400 atletas

Leia mais... »
Brasil

Canaã dos Carajás se destaca nacionalmente em qualidade de vida

Canaã dos Carajás segue consolidando sua trajetória de desenvolvimento sustentável e humano. O município recebeu reconhecimento nacional durante o 2º Seminário do Índice de Progresso Social (IPS Brasil), realizado nesta quarta-feira (15), em São Luís (MA), por sua expressiva evolução nos indicadores que medem a qualidade de vida da população.

Leia mais... »