Logo blog do Bekão.png

TRE cassa mandato do senador Beto Faro por corrupção e abuso de poder econômico

Por 5 votos a 2, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) decidiu cassar o mandato do senador Beto Faro (PT). A maioria dos juízes acompanhou o voto do relator, juiz Marcus Alan Gomes, que apresentou um extenso conjunto de provas apontando a prática de graves ilícitos eleitorais. Entre eles estão corrupção, captação ilícita de sufrágio, assédio eleitoral e abuso de poder econômico, todos supostamente realizados em benefício da candidatura de Faro, com participação direta da empresa Kapa Capital.

A defesa do senador já anunciou que pretende recorrer da decisão junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O voto do relator, exposto em mais de 100 páginas, revelou um esquema estruturado dentro da Kapa Capital — empresa com a qual Faro mantinha vínculos estreitos —, supostamente criado para favorecer sua eleição ao Senado. A principal prova do processo foi uma gravação ambiental, considerada lícita pela Corte, que expôs práticas ilícitas descritas como organizadas e sofisticadas.

“Todas essas provas demonstram, de forma clara e inequívoca, que as reuniões político-eleitorais realizadas às vésperas das eleições de 2022, na sede da Kapa Capital, envolveram não apenas servidores do Igeprev, mas também trabalhadores terceirizados vinculados à empresa e lotados em órgãos como a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), o Hospital Ophir Loyola, entre outros da administração pública estadual”, destacou o relator.

Segundo o juiz, a ampla convocação, o número expressivo de participantes e a organização dos presentes por órgão de origem são indícios contundentes de que o esquema de corrupção e abuso de poder econômico extrapolava um núcleo funcional específico. Em vez disso, irradiava-se por diversos contratos de terceirização firmados pela Kapa Capital, o que, nas palavras do magistrado, evidencia sua “dimensão sistêmica”.

👁️ Este post foi visitado 1153 vezes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Leia Também

ADEPARÁ faz última convocação para atualização cadastral dos rebanhos
Pecuária

ADEPARÁ faz última convocação para atualização cadastral dos rebanhos

Prazo termina em 14 de agosto para atualizar o cadastro de todas as espécies mantidas nas propriedades rurais do território paraense, exceto do Marajó.Produtor rural, agricultor familiar, pecuarista e representantes de propriedades precisam procurar a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (ADEPARÁ) para atualizar o cadastro dos animais

Leia mais... »