Logo blog do Bekão.png

Tribo de Jah fará show em Canaã dos Carajás em comemoração ao Dia da Consciência Negra

A mais tradicional banda de reggae do Brasil, Tribo de Jah, se apresentará pela primeira vez em Canaã dos Carajás (PA) em comemoração ao Dia da Consciência Negra. O show está confirmado para o dia 19 de novembro de 2025, conforme extrato de contrato publicado pela prefeita Josemira Gadelha (MDB) na edição desta segunda-feira (10) do Diário Oficial do Município.

A contratação foi formalizada por inexigibilidade de licitação, tendo como empresa favorecida a Jah System Produções Ltda, no valor de R$ 145 mil, com base no artigo 74, inciso II, da Lei nº 14.133/2021. O evento faz parte das comemorações oficiais do município alusivas à data que celebra a luta e a valorização da população negra no Brasil.

A chegada da Tribo de Jah a Canaã tem um significado especial. O município abriga uma das maiores colônias maranhenses da região sudeste do Pará, e inclusive possui um bairro que homenageia os maranhenses — conterrâneos dos integrantes da banda.

História e trajetória da banda

Formada em 1986, na cidade de São Luís (MA), a Tribo de Jah nasceu da iniciativa de Fauzi Beydoun, então executivo de uma multinacional recém-chegado da Costa do Marfim, apaixonado pelo reggae e pela cultura jamaicana. O grupo ficou conhecido também por ter em sua formação original cinco músicos com deficiência visual — quatro cegos e um com visão parcial — que se conheceram ainda na infância, na Escola de Cegos do Maranhão, onde começaram a tocar com instrumentos improvisados.

Ao longo da carreira, a banda consolidou-se como um dos principais nomes do reggae nacional e internacional. Gravou álbuns no Brasil, na Suíça (Interlaken) e nos Estados Unidos (San Diego), com a participação de músicos que acompanharam lendas do reggae como Peter Tosh. Entre os trabalhos de destaque estão os CDs Reggae’n Blues e Love to the World, Peace to the People.

Em 2008, a banda lançou o DVD Live in Amazon, gravado em Belém (PA), com um forte apelo ecológico, cujo tema principal — “Cease the fire in the forest or we all shall burn” — alerta para os perigos do desmatamento na Amazônia. O trabalho contou com a participação especial do cantor jamaicano Clinton Fearon, ex-integrante do grupo The Gladiators.

Em 2018, a Tribo de Jah foi homenageada no Museu do Reggae do Maranhão. Já em 2021, lançou o álbum Até que o Bem Triunfe no Final, reforçando sua mensagem de paz, resistência e espiritualidade. No ano seguinte, o grupo apresentou o documentário Tribo de Jah na Rota das Emoções, destacando belezas naturais e culturais do Maranhão.

Com quase quatro décadas de estrada, a Tribo de Jah segue espalhando sua mensagem de amor, igualdade e consciência social — e agora prepara-se para emocionar o público de Canaã dos Carajás.

Carlos Magno
Jornalista – DRT/PA 2627

👁️ Este post foi visitado 719 vezes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Leia Também

Meio Ambiente

SEMMA investiga denúncia de crime ambiental no Rio Plaquê

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Canaã dos Carajás (SEMMA), coordenada pelo engenheiro Marcus Vinicius, está investigando uma denúncia feita por moradores sobre um possível crime ambiental no Rio Plaquê — um dos principais afluentes do Rio Parauapebas, considerado o rio mais caudaloso do município. A suspeita surgiu após

Leia mais... »
Política

Câmara Municipal de Canaã aprova emenda à Lei Orgânica nº 02/2025

A Câmara Municipal de Canaã dos Carajás (PA), em Sessão Extraordinária realizada nesta sexta-feira (26), aprovou em segunda votação a Proposta de Emenda à Lei Orgânica do Município nº 02/2025, de autoria da Mesa Diretora. Quase todos os vereadores participaram da sessão, com exceção do líder do governo, vereador Walter

Leia mais... »