Logo blog do Bekão.png

Josemira Gadelha leva experiência de Canaã dos Carajás ao Fórum Internacional de Gastronomia, em Belo Horizonte

O convite para a participação da prefeita partiu diretamente da presidente da Belotur, Bárbara Menucci, em reconhecimento ao trabalho de Canaã na valorização da cultura alimentar, da agricultura familiar e do desenvolvimento sustentável no território.

A prefeita de Canaã dos Carajás, Josemira Gadelha, será uma das palestrantes convidadas do Fórum Internacional de Gastronomia, realizado nesta terça-feira (22), dentro da programação da 2ª Bienal da Gastronomia de Belo Horizonte, evento promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, com co-realização do Sebrae-MG.

Josemira integrará a mesa-redonda “Alimentar o Futuro: cultura alimentar em transformação”, ao lado de Adélia Rodrigues (Gastronomia Periférica), Pedro Benoliel (Ateliê Benoliel) e Bernardo Cançado (Oncevai). O painel discutiu como as práticas alimentares refletem identidades, políticas públicas e caminhos de transformação social.

A participação de Canaã dos Carajás no Fórum reforça o reconhecimento nacional do município como referência em gestão pública sustentável, valorização da cultura alimentar e fortalecimento da economia local, transformando o ato de se alimentar em uma expressão de identidade e dignidade social.
Quem é Josemira Gadelha


Josemira Raimunda Diniz Gadelha nasceu em Catolé do Rocha (PB) e é fruto do ensino público gratuito. Formou-se em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com pós-graduação em Direito Civil, Constitucional, Criminal e Trabalhista. É casada e mãe de três filhos.

Antes da vida pública, foi presidente da OAB subseção Canaã dos Carajás por dois mandatos consecutivos. Em 2020, ingressou na política e tornou-se a primeira mulher prefeita de Canaã dos Carajás, liderando uma gestão marcada por avanços nas políticas sociais, obras estruturantes e desenvolvimento sustentável.
Reeleita em 2024 com 80% dos votos, também ocupa o cargo de vice-presidente da Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (AMIG), reforçando seu protagonismo entre as lideranças femininas municipais do país.

👁️ Este post foi visitado 1750 vezes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Leia Também

Opinião

NOTA AOS AMIGOS E FAMILIARES

É com imenso pesar que comunicamos o falecimento de nossa amada filha Amanda Cristina Barata de Oliveira, ocorrido nesta sexta-feira, 17 de outubro, em Foz do Iguaçu (PR). Amanda sofreu uma parada cardíaca e, infelizmente, não resistiu, vindo a falecer aos 36 anos de idade. Ela deixa duas filhas, que

Leia mais... »
O xadrez político no Pará e as eleições de 2026
Política

O xadrez político no Pará e as eleições de 2026

O cenário político paraense já começa a se movimentar para as eleições de 2026. Até o momento, é possível identificar quatro grupos principais na disputa pelo governo do Estado. O primeiro é o grupo governista, liderado pelo atual governador Helder Barbalho. Na oposição, três frentes se articulam: o PSB, comandado

Leia mais... »
Dia do Ciclista é marcado por blitz educativa em Canaã dos Carajás
Educação

Dia do Ciclista é marcado por blitz educativa em Canaã dos Carajás

O Dia Nacional do Ciclista, comemorado nesta terça-feira, 19 de agosto, foi marcado por uma blitz educativa realizada pela Prefeitura de Canaã dos Carajás, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública Viária (Semspuv). A ação ocorreu nas principais avenidas da cidade e teve como objetivo orientar ciclistas e motoristas.

Leia mais... »