Logo blog do Bekão.png

TRE cassa mandato do senador Beto Faro por corrupção e abuso de poder econômico

Por 5 votos a 2, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) decidiu cassar o mandato do senador Beto Faro (PT). A maioria dos juízes acompanhou o voto do relator, juiz Marcus Alan Gomes, que apresentou um extenso conjunto de provas apontando a prática de graves ilícitos eleitorais. Entre eles estão corrupção, captação ilícita de sufrágio, assédio eleitoral e abuso de poder econômico, todos supostamente realizados em benefício da candidatura de Faro, com participação direta da empresa Kapa Capital.

A defesa do senador já anunciou que pretende recorrer da decisão junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O voto do relator, exposto em mais de 100 páginas, revelou um esquema estruturado dentro da Kapa Capital — empresa com a qual Faro mantinha vínculos estreitos —, supostamente criado para favorecer sua eleição ao Senado. A principal prova do processo foi uma gravação ambiental, considerada lícita pela Corte, que expôs práticas ilícitas descritas como organizadas e sofisticadas.

“Todas essas provas demonstram, de forma clara e inequívoca, que as reuniões político-eleitorais realizadas às vésperas das eleições de 2022, na sede da Kapa Capital, envolveram não apenas servidores do Igeprev, mas também trabalhadores terceirizados vinculados à empresa e lotados em órgãos como a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), o Hospital Ophir Loyola, entre outros da administração pública estadual”, destacou o relator.

Segundo o juiz, a ampla convocação, o número expressivo de participantes e a organização dos presentes por órgão de origem são indícios contundentes de que o esquema de corrupção e abuso de poder econômico extrapolava um núcleo funcional específico. Em vez disso, irradiava-se por diversos contratos de terceirização firmados pela Kapa Capital, o que, nas palavras do magistrado, evidencia sua “dimensão sistêmica”.

👁️ Este post foi visitado 859 vezes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Leia Também

Canaã e região

Parauapebas-PA registra 2º tremor de terra em 2025.

Este foi o maior evento registrado próximo ao município de Parauapebas desde 1900. | Maycon Nunes/Agência Pará O mais recente tremor de terra, de magnitude 4.3 mR, ocorreu na madrugada da quinta-feira (3), e foi sentido pela população local. De acordo com dados da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), um tremor

Leia mais... »
Caso de gripe aviária está sendo investigado, em Eldorado do Carajás-PA
Brasil

Caso de gripe aviária está sendo investigado, em Eldorado do Carajás-PA.

Governo investiga novo caso de gripe aviária no Pará e reforça vigilância no país. Brasil soma cinco investigações em andamento; ministro da Agricultura defende regionalização nas exportações e nega impacto nos preços internos. China e União Europeia exigiram, desde os primeiros casos, a paralisação imediata das exportações em nível nacional

Leia mais... »