Tapetes de Corpus Christi: conheça a origem e o significado dessa tradição da Igreja Católica

Tapetes de Corpus Christi: conheça a origem e o significado dessa tradição da Igreja Católica

Celebrado nesta quinta-feira (19), o feriado de Corpus Christi é uma das datas mais tradicionais do calendário litúrgico da Igreja Católica. A comemoração, que ocorre sempre 60 dias após a Páscoa, tem como objetivo homenagear o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo na Eucaristia.

Uma das manifestações mais marcantes desse dia é a confecção de tapetes coloridos nas ruas por onde passa a procissão com o Santíssimo Sacramento. Os desenhos retratam símbolos da fé católica, como passagens bíblicas, imagens de santos e outros elementos religiosos. A confecção dos tapetes envolve a participação voluntária de fiéis, em um gesto de devoção e arte que transforma as ruas em verdadeiros corredores sagrados.

“O dia de Corpus Christi é uma solenidade do Santíssimo Sacramento — do Corpo e do Sangue de Cristo. Trata-se de uma celebração litúrgica da Igreja Católica, realizada sempre 60 dias após a Páscoa”, explica o padre Adriano Araújo da Silva, da Paróquia de Canaã dos Carajás (PA).

A origem da celebração remonta ao ano de 1247, na Diocese de Liège, na Bélgica. Posteriormente, em 1264, o Papa Urbano IV oficializou a festa por meio da bula Transiturus de hoc mundo, instituindo o Corpus Christi como solenidade para toda a Igreja.

Durante a celebração, após a missa, a hóstia consagrada — considerada o próprio corpo de Cristo — é colocada em um ostensório, objeto litúrgico usado para expor a Eucaristia à adoração dos fiéis. Em seguida, realiza-se a procissão com o Santíssimo Sacramento, como forma pública de louvor e fé.

Em Canaã dos Carajás (PA), a tradição também é mantida com grande fervor. Desde o início dos anos 2000, a comunidade católica se reúne anualmente para a confecção dos tapetes. Inicialmente, a atividade era realizada em frente à Igreja Matriz, na Rua Tancredo Neves, no centro da cidade. Atualmente, os tapetes são confeccionados nas imediações da Igreja de São Mateus, no bairro Novo Horizonte.

Neste ano, a organização conta com a participação de 29 comunidades, 15 pastorais e 5 movimentos sociais, sob a coordenação do padre Adriano Araújo da Silva. A programação terá início às 18h30, com a celebração da missa solene de Corpus Christi, em seguida ocorrerá uma procissão que sairá da Igreja Matriz, no centro da cidade, em direção à Igreja de São Mateus.

A expectativa da Paróquia é de que milhares de fiéis participem da procissão, demonstrando sua fé, devoção e compromisso com essa tradição centenária da Igreja Católica.

👁️ Este post foi visitado 475 vezes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Leia Também

Dessa vez não deu: Canaã FC empata com o São Raimundo de Santarém e está fora da final da Série A2
Esportes

A Queda do Canaã FC na Segundinha: Uma Análise Necessária

Por Carlos MagnoJornalista, filiado à Associação dos Cronistas e Locutores Esportivos do Estado do Pará (ACLEP) Como jornalista esportivo e profundo conhecedor do futebol paraense, amparado pela liberdade de expressão garantida pela nossa Constituição Federal, escrevo este artigo para refletir sobre os motivos que, na minha opinião, culminaram na eliminação

Leia mais... »