Logo blog do Bekão.png

Conferência Municipal destaca compromisso de Canaã na oferta de serviços a pessoas vulneráveis

Evento levantou propostas que podem se tornar políticas públicas em todo o país

A 13ª Conferência Municipal de Assistência Social de Canaã dos Carajás reuniu, nesta semana, representantes do poder público, sociedade civil, trabalhadores do SUAS e usuários dos serviços para debater os rumos da assistência social no município. O evento, que celebrou os 20 anos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), foi marcado por discussões profundas sobre universalização dos serviços, aperfeiçoamento, sustentabilidade financeira, gestão democrática, equidade e participação social. Cerca de 386 pessoas participaram da discussão.

Durante a conferência, Agostinho Soares, vice-presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, destacou a importância de garantir recursos mínimos para a política de assistência social. Ele explicou que há uma proposta em tramitação que prevê a destinação de 1% da receita líquida da União, dos Estados e dos Municípios para o setor. “Você pode pensar que 1% é pouco, mas só para a União isso representaria mais de R$ 12 bilhões investidos na assistência. Canaã dos Carajás, por exemplo, já destina 3% do seu orçamento para a assistência, o que permite uma estrutura diferenciada e trabalhadores valorizados. O que queremos é que todos os municípios possam garantir orçamentos semelhantes, assegurando dignidade aos trabalhadores e acolhimento de qualidade aos usuários”, afirmou.

A conferência é realizada pelo Conselho Municipal de Assistência Social em parceria com a Prefeitura de Canaã dos Carajás. A secretária de Desenvolvimento Social, Agna Maria, afirmou que a integração entre os órgãos a serviço das pessoas em situação de vulnerabilidade leva mais eficiência e acolhe muito mais vidas. “Em Canaã dos Carajás, temos a satisfação de ter desenvolvido programas municipais como o Renda Canaã, Leite é Vida, entre outros, que beneficiam muitas famílias, reduzindo a pobreza”, disse. 

Eixos Temáticos e Participação Social

Vice-presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Canaã dos Carajás, Arlen Faustino explicou que a conferência foi estruturada em cinco eixos temáticos: universalização do SUAS com equidade, inovação na gestão, benefícios socioassistenciais, fortalecimento da proteção social e sustentabilidade financeira. “A Conferência Municipal reúne a sociedade civil, a gestão pública e os trabalhadores do SUAS para que possamos juntos discutir e avaliar as políticas de assistência social no município, formulando propostas e diretrizes para o aprimoramento dessa política”, destacou Arlen.

A participação dos usuários foi ressaltada como fundamental. “É muito importante a presença dos trabalhadores, que estão ali no dia a dia trabalhando para efetivar a política, e dos usuários, que são beneficiados e precisam participar. É a participação social acontecendo”, completou.

Equidade, Diversidade e Capacitação

Outro ponto de destaque foi o compromisso dos servidores públicos em combater o racismo, a homofobia e todas as formas de violência e violações de direitos. “Precisamos entender o que nosso povo vive, promover educação permanente e garantir uma acolhida qualificada. As interseccionalidades, como ser uma pessoa com deficiência, preta, obesa, trazem barreiras adicionais para acessar serviços públicos e o mercado de trabalho. Nosso papel é contribuir para superar esses obstáculos, promovendo uma linha de cuidado que vai além do SUAS, alcançando também o SUS e outras políticas públicas”, pontuou uma das participantes.

Compromisso com a Inclusão

A conferência reforçou o compromisso de Canaã dos Carajás com uma política de assistência social cada vez mais forte, inclusiva e capaz de atender às demandas da população. O município se consolida como referência nacional, mostrando que é possível garantir orçamento, estrutura e participação social para fortalecer o SUAS e promover justiça social.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás

👁️ Este post foi visitado 557 vezes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Leia Também

Polícia

Trio é preso por tráfico de drogas, em Canaã dos Carajás-PA.

Na tarde desta sexta-feira (5), a Polícia Civil do Estado do Pará, por meio da Delegacia de Canaã dos Carajás, realizou a prisão em flagrante de três pessoas pelo crime de tráfico de drogas.Com o trio foram apreendidos aproximadamente 944g de entorpecentes, uma balança de precisão, embalagens de papel seda,

Leia mais... »
Avião cai em aldeia indígena no Pará após ser abatido pela FAB
Brasil

Avião cai em aldeia indígena no Pará após ser abatido pela FAB.

Um avião interceptado pela Força Aérea Brasileira (FAB) caiu próximo a aldeia indígena e derrubou dezenas de tabletes de droga na região.O bimotor foi interceptado por caças A-29 Super Tucano após entrar no espaço aéreo nacional sem autorização, vindo do Peru.Após a queda, os tabletes espalhados na aldeia foram recolhidos

Leia mais... »