Logo blog do Bekão.png

Conferência Municipal destaca compromisso de Canaã na oferta de serviços a pessoas vulneráveis

Evento levantou propostas que podem se tornar políticas públicas em todo o país

A 13ª Conferência Municipal de Assistência Social de Canaã dos Carajás reuniu, nesta semana, representantes do poder público, sociedade civil, trabalhadores do SUAS e usuários dos serviços para debater os rumos da assistência social no município. O evento, que celebrou os 20 anos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), foi marcado por discussões profundas sobre universalização dos serviços, aperfeiçoamento, sustentabilidade financeira, gestão democrática, equidade e participação social. Cerca de 386 pessoas participaram da discussão.

Durante a conferência, Agostinho Soares, vice-presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, destacou a importância de garantir recursos mínimos para a política de assistência social. Ele explicou que há uma proposta em tramitação que prevê a destinação de 1% da receita líquida da União, dos Estados e dos Municípios para o setor. “Você pode pensar que 1% é pouco, mas só para a União isso representaria mais de R$ 12 bilhões investidos na assistência. Canaã dos Carajás, por exemplo, já destina 3% do seu orçamento para a assistência, o que permite uma estrutura diferenciada e trabalhadores valorizados. O que queremos é que todos os municípios possam garantir orçamentos semelhantes, assegurando dignidade aos trabalhadores e acolhimento de qualidade aos usuários”, afirmou.

A conferência é realizada pelo Conselho Municipal de Assistência Social em parceria com a Prefeitura de Canaã dos Carajás. A secretária de Desenvolvimento Social, Agna Maria, afirmou que a integração entre os órgãos a serviço das pessoas em situação de vulnerabilidade leva mais eficiência e acolhe muito mais vidas. “Em Canaã dos Carajás, temos a satisfação de ter desenvolvido programas municipais como o Renda Canaã, Leite é Vida, entre outros, que beneficiam muitas famílias, reduzindo a pobreza”, disse. 

Eixos Temáticos e Participação Social

Vice-presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Canaã dos Carajás, Arlen Faustino explicou que a conferência foi estruturada em cinco eixos temáticos: universalização do SUAS com equidade, inovação na gestão, benefícios socioassistenciais, fortalecimento da proteção social e sustentabilidade financeira. “A Conferência Municipal reúne a sociedade civil, a gestão pública e os trabalhadores do SUAS para que possamos juntos discutir e avaliar as políticas de assistência social no município, formulando propostas e diretrizes para o aprimoramento dessa política”, destacou Arlen.

A participação dos usuários foi ressaltada como fundamental. “É muito importante a presença dos trabalhadores, que estão ali no dia a dia trabalhando para efetivar a política, e dos usuários, que são beneficiados e precisam participar. É a participação social acontecendo”, completou.

Equidade, Diversidade e Capacitação

Outro ponto de destaque foi o compromisso dos servidores públicos em combater o racismo, a homofobia e todas as formas de violência e violações de direitos. “Precisamos entender o que nosso povo vive, promover educação permanente e garantir uma acolhida qualificada. As interseccionalidades, como ser uma pessoa com deficiência, preta, obesa, trazem barreiras adicionais para acessar serviços públicos e o mercado de trabalho. Nosso papel é contribuir para superar esses obstáculos, promovendo uma linha de cuidado que vai além do SUAS, alcançando também o SUS e outras políticas públicas”, pontuou uma das participantes.

Compromisso com a Inclusão

A conferência reforçou o compromisso de Canaã dos Carajás com uma política de assistência social cada vez mais forte, inclusiva e capaz de atender às demandas da população. O município se consolida como referência nacional, mostrando que é possível garantir orçamento, estrutura e participação social para fortalecer o SUAS e promover justiça social.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás

👁️ Este post foi visitado 1131 vezes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Leia Também

Opinião

NOTA AOS AMIGOS E FAMILIARES

É com imenso pesar que comunicamos o falecimento de nossa amada filha Amanda Cristina Barata de Oliveira, ocorrido nesta sexta-feira, 17 de outubro, em Foz do Iguaçu (PR). Amanda sofreu uma parada cardíaca e, infelizmente, não resistiu, vindo a falecer aos 36 anos de idade. Ela deixa duas filhas, que

Leia mais... »
Entre os projetos destacados, estão o trabalho de Regularização Fundiária, que vem avançando de maneira estruturada no município
Blog

IDURB apresenta projetos de inovação urbana para equipe da SDU de Marabá.

Na última sexta-feira (25), o Instituto de Desenvolvimento Urbano (IDURB) de Canaã dos Carajás recebeu a visita de representantes da Superintendência de Desenvolvimento Urbano de Marabá (SDU). A reunião teve como objetivo apresentar as principais iniciativas desenvolvidas pela autarquia municipal. Foto: Divulgação IDURB Entre os projetos destacados, estão o trabalho

Leia mais... »
Canaã e região

Fé, respeito, cultura e ancestralidade: Juventudes pela Revolução realiza o “1º Tambozarço da Resistência” em Canaã

O coletivo Juventudes pela Revolução realizou, no último domingo (30), às margens do Lago Municipal de Canaã dos Carajás (PA), o 1º Tambozarço da Resistência. A iniciativa buscou dar visibilidade, representatividade e protagonismo às casas de religiões de matriz africana do município, fortalecendo a luta contra o preconceito, o racismo

Leia mais... »