Canaã dos Carajás atinge meta de alfabetização na idade certa

Canaã dos Carajás alcançou mais um importante marco na educação. O município está entre os que atingiram a meta do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC). Em 2023, Indicador Criança Alfabetizada de Canaã dos Carajás foi de 62,1 e a meta para 2024 era de 65,05, o município superou a meta atingido 65,12.

Foto: Diego Barbosa

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada tem como objetivo garantir que todas as crianças brasileiras estejam alfabetizadas até o final do 2º ano do ensino fundamental.

Alinhado ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, o Programa Alfabetiza Pará tem contribuído significativamente para o fortalecimento das práticas de alfabetização e letramento no município, por meio de intervenções específicas que qualificam e apoiam a atuação dos professores alfabetizadores, bem como de gestores e coordenadores pedagógicos.

O processo de alfabetização começa ainda na educação infantil e se consolida nos anos iniciais do ensino fundamental. Em Canaã dos Carajás, os professores trabalham no desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita por meio de práticas pedagógicas diversificadas, como rodas de leitura, estímulo à produção de textos, atividades voltadas à consciência fonológica e agrupamentos por nível de escrita. Além disso, a formação continuada dos educadores e a criação de ambientes alfabetizadores nas escolas municipais são fatores determinantes para o avanço dos resultados.

Foto: Carol de Andrade

A professora alfabetizadora Carme Lúcia destaca que um dos principais desafios enfrentados em Canaã dos Carajás é o constante fluxo migratório no município. “Quase todos os dias recebemos alunos com diferentes realidades de aprendizagem. Isso exige que o professor pare, reorganize e reprograme sua prática para incluir cada novo aluno que chega. É um trabalho diário de acolhimento e adaptação”, afirmou.

No município, a evolução dos estudantes é acompanhada por diferentes formas de avaliação: desde as realizadas pelo próprio professor em sala de aula, até avaliações institucionais e externas, como o SAMMAC (nível municipal), o SISPAE (estadual) e o SAEB (nacional). Os resultados obtidos demonstram progresso dos alunos em leitura, escrita e raciocínio lógico, permitindo ajustes nas práticas pedagógicas e garantindo uma aprendizagem ativa e significativa.

Para o secretário municipal de Educação, Leonardo Cruz, o resultado representa um avanço coletivo. “Canaã dos Carajás está no rumo certo. Não podemos deixar nenhuma criança para trás, e esse esforço precisa ser conjunto — escola, família e toda a sociedade. Quero parabenizar nossas professoras e professores alfabetizadores. Esse reconhecimento é de vocês. Uma criança alfabetizada na idade certa tem mais chances de sucesso escolar, e nosso compromisso é garantir esse direito a todas elas”, destacou.

Com esse resultado, Canaã dos Carajás reafirma seu compromisso com uma educação pública de qualidade, equitativa e inclusiva, reforçando o papel da alfabetização como base fundamental para o desenvolvimento das crianças e para o futuro do município.

👁️ Este post foi visitado 190 vezes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Leia Também

Todas as entidades religiosas terão direitos na utilização dos prédios públicos, após publicação da LEI-1.149, em Canaã dos Carajás-PA
Canaã e região

Todas as entidades religiosas terão direitos na utilização dos prédios públicos, após publicação da LEI-1.149, em Canaã dos Carajás-PA.

Prefeitura de Canaã dos Carajás publica lei que autoriza uso de escolas públicas por entidades religiosas, com solicitação prévia e preenchendo os requisitos exigidos.A prefeita JOSEMIRA GADELHA publicou, nesta segunda-feira (30), no Diário Oficial dos Municípios a Lei nº 1.149, de 12 de junho de 2025, que autoriza o uso

Leia mais... »