Logo blog do Bekão.png

Caminhada de Irmã Adelaide completará 4 décadas nesse fim de semana.

Com direito a gravação de documentário e presença de romeiros de vários estados do país, católicos celebraram 40 anos da procissão.

Com uma atmosfera de fé e memória, católicos de diversos estados celebram neste final de semana os 40 anos da tradicional Caminhada de Irmã Adelaide. O evento, marcado pela gravação de um documentário, recorda a trajetória missionária e o martírio da freira Adelaide Molinari, assassinada em 14 de abril de 1985 em Eldorado do Carajás.

A Caminhada: Um Legado de Justiça e Paz

Nascida como um manifesto em 14 de abril de 1986, a procissão anual se tornou um símbolo de reivindicação por justiça e paz no interior do Pará. O percurso refaz parte da jornada missionária de Irmã Adelaide Molinari, que atuou entre 1983 e 1985 nas cidades paraenses de Eldorado do Carajás e Curionópolis.

Quem foi Irmã Adelaide Molinari?

Gaúcha de Garibaldi, Adelaide Molinari (1938-1985) dedicou sua vida ao serviço dos mais necessitados, seguindo o carisma da congregação Filhas do Amor Divino. Em 1983, chegou ao sudeste do Pará para trabalhar em missões.

O Assassinato:

Em 14 de abril de 1985, enquanto aguardava um ônibus em Eldorado do Carajás, Irmã Adelaide foi vítima fatal de uma bala perdida, destinada ao líder sindical Arnaldo Dolcídio Ferreira, que conversava com ela e era frequentemente ameaçado devido à sua atuação em defesa dos trabalhadores rurais. Ferreira, apesar de ferido no atentado, foi assassinado sete anos depois na mesma cidade.

A 40ª Edição:

Com o tema “Irmã Adelaide caminha conosco: 40 anos de fé, esperança e profetismo”, a 40ª edição da caminhada terá início neste sábado, 26 de abril, às 20h, em Eldorado do Carajás, com a acolhida dos participantes. A programação segue com uma missa às 21h e, posteriormente, uma carreata até o km 28, ponto de partida da caminhada a pé até o túmulo da religiosa em Curionópolis.

A celebração dos 40 anos da caminhada reforça a memória de Irmã Adelaide e a persistente busca por justiça social e paz na região.

👁️ Este post foi visitado 1971 vezes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Leia Também

Cultura

Pequenos Agentes Culturais – Temas Transversais na Casa da Cultura, em Canaã dos Carajás-PA.

O programa educativo da Casa segue formando crianças e adolescentes como multiplicadores culturais.Em setembro, os temas abordados são Consumo Consciente e Cidadania Cultural, com rodas de conversa, dinâmicas, vídeos e atividades práticas que incentivam sustentabilidade, responsabilidade social e participação cidadã. 📅 Datas: 10, 11 e 12/09 ⏰ Horário: 14h às

Leia mais... »
AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTE REVISÃO DO PLANO DIRETOR DE CANAÃ DOS CARAJÁS
Canaã e região

AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTE REVISÃO DO PLANO DIRETOR DE CANAÃ DOS CARAJÁS

Ainda repercute fortemente em toda Canaã dos Carajás (PA) o pronunciamento do empresário Genival Pereira Castro, reconhecido por muitos como o eterno Gestor de Políticas Públicas do bairro Novo Horizonte. Sua fala, durante a audiência pública do Plano Diretor, abordou questões sensíveis para nossa comunidade, especialmente no que diz respeito

Leia mais... »
Sempru participa do 3º Fórum Agrário em Marabá
Canaã e região

Sempru participa do 3º Fórum Agrário em Marabá

A Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempru) de Canaã dos Carajás participou, na última sexta-feira (23), do 3º Fórum Agrário, promovido pelo Ministério Público em Marabá. O evento, voltado à agricultura familiar, reuniu representantes de 23 municípios da região sudeste do Pará. Nós estivemos lá representando nossa cidade, levando o

Leia mais... »