Operação da PF e Funai apreendem fuzil, mercúrio e munições, em Ourilândia do Norte-PA.

Operação da PF e Funai apreendem fuzil, mercúrio e munições, em Ourilândia do Norte-PA.

Operação ocorreu na região do rio Fresco, afluente do rio Xingu, que atravessa a Terra Indígena Kayapó, em Ourilândia do Norte.

A Polícia Federal, em parceria com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), realizou nesta sexta-feira (11) uma operação de combate ao garimpo ilegal na Terra Indígena Kayapó, em Ourilândia do Norte, no sul do Pará.
A ação ocorreu na região do rio Fresco, afluente do rio Xingu, que atravessa a Terra Indígena Kayapó e tem sido afetado pela poluição causada pelo garimpo ilegal, incluindo o despejo de mercúrio e o assoreamento das águas, que se tornam cada vez mais barrentas.
Durante a fiscalização, foram identificadas duas áreas de exploração garimpeira. Em uma delas, os responsáveis fugiram ao perceber a chegada das equipes.
No acampamento abandonado, foram encontradas seis armas — incluindo um fuzil calibre .556 — grande quantidade de munições de diversos calibres, quatro quilos de mercúrio, maquinário, embarcações e até uma antena de internet via satélite, equipamentos utilizados na extração ilegal de ouro.
No segundo ponto de fiscalização, uma draga estava sendo montada. As pessoas que estavam no local foram ouvidas e liberadas.
Ao todo, cerca de dois mil litros de combustível foram inutilizados, além de motores, embarcações, peças e outros equipamentos usados na atividade ilegal. A destruição do material foi realizada no local pelas equipes da Funai.
A Polícia Federal segue investigando os responsáveis pelas atividades criminosas na região.
Fonte- G1-PA.

👁️ Este post foi visitado 641 vezes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Leia Também

Rio de Janeiro respira a Reunião do BRICS 2025
Brasil

Rio de Janeiro respira a Reunião do BRICS 2025

O Rio de Janeiro já vive o clima da Reunião de Cúpula do BRICS 2025. A cidade maravilhosa recebeu reforço na segurança, com o Exército posicionado em pontos estratégicos e importantes vias decoradas com banners do evento. Para facilitar o deslocamento das delegações, a sexta-feira (4) foi decretada ponto facultativo

Leia mais... »
PJ de Jacundá-PA expede recomendação ao poder público municipal com objetivo de regularizar o transporte de pacientes crônicos em TFD
Política

PJ de Jacundá-PA expede recomendação ao poder público municipal com objetivo de regularizar o transporte de pacientes crônicos em TFD.

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio da Promotoria de Justiça de Jacundá, representada pela promotora de justiça Aline Cunha da Silva Reis, expediu Recomendação 03/2025 destinada ao prefeito e ao secretário de saúde municipal. O documento solicita a adoção de medidas para oferecer condições adequadas e

Leia mais... »
MPPA instaura inquérito civil para investigar possível fraude em concurso público realizado, em Canaã dos Carajás-PA
Brasil

MPPA instaura inquérito civil para investigar possível fraude em concurso público realizado, em Canaã dos Carajás-PA.

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio da Promotoria de Justiça de Canaã dos Carajás, representado pelo promotor de Justiça titular Emerson Costa de Oliveira, instaurou um inquérito civil para apurar denúncias de possíveis irregularidades no concurso público realizado pela Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás, conforme

Leia mais... »