Logo blog do Bekão.png

Moradia Digna: Habitação inicia visitas socioeconômicas aos indígenas da Aldeia Kanaí

Na última quinta-feira (29), técnicos da Secretaria Municipal de Habitação realizaram as visitas socioeconômicas às famílias Atikum, da Aldeia Kanaí, localizada na VP-47. A etapa é essencial para a concessão do programa Moradia Digna, estabelecer as prioridades e desenhar o funcionamento do projeto alinhado à identidade cultural do povo indígena.

O projeto é um dos primeiros a serem implantados no país e visa conferir dignidade habitacional aos Atikum, assentados em Canaã dos Carajás na década de 80. Cada família residente na aldeia terá direito a uma unidade habitacional do programa Moradia Digna. “Acredito que somos pioneiros no país em promover e estruturar um program municipal habitacional voltado aos povos indígenas. Isso requer desenvolver processos do zero, que serão replicados Brasil afora no futuro”, afirmou a secretária de Habitação, Ângela Aragão.

Em outubro de 2025, a prefeita Josemira Gadelha visitou os atikum, marcando o começo da iniciativa. “Nosso compromisso é levar esses serviços aos atikuns respeitando seu território, preservando seus modos de vida e assegurando que tenham as mesmas oportunidades e cuidados que qualquer outro cidadão”, disse Josemira Gadelha na oportunidade.

Jhonny Sabino da Silva é neto do cacique Cícero Atkum e apicultor. Ele vive a expectativa da concretização do programa. Um das suas preocupações é manter viva a vegetação da aldeia. “Eu não quero derrubar nenhum pedaço dessas árvores aqui. Nós somos preservadores da natureza”, disse. Também neto de Cícero Atikum, Joel Sabino da Silva vê com bons olhos a chegado do Poder Público na aldeia.  “A gente mora aqui desde 83. Graças a Deus, agora as portas estão se abrindo para nós”, concluiu.

Atikuns recebem atendimento da Prefeitura de Canaã

As famílias atikuns são atendidas por políticas públicas municipais que visam conferir dignidade.  A Saúde disponibiliza transporte a cada 15 dias para que os moradores da VS-47 possam de deslocar à UBS do bairro Alto Bonito. Por meio da secretaria de Desenvolvimento e Produção Rural, a comunidade recebe maquinário para melhoria da terra, os estudantes são atendidos com transporte escolar e o CRAS do Novo Horizonte é responsável por realizar o atendimento de assistência social.

Atikuns pelo Brasil

Os Atikum vivem principalmente no sertão de Pernambuco, na Terra Indígena da Serra do Umã, localizada no município de Carnaubeira da Penha, onde mantêm suas tradições culturais. No entanto, ao longo da história, parte da população migrou devido a fatores como a seca e a violência, estabelecendo comunidades em outros estados, como Mato Grosso do Sul, Pará e Bahia. A etnia, apesar dos desafios, segue em luta pela demarcação e preservação de seus territórios.
Os membros da “Comunidade Indígena de Atikum-Umã” autodenominam-se índios de Atikum-Umã, em referência a uma ancestralidade. Umã teria sido o “índio mais velho” e pai de Atikum, cuja descendência se criou na aldeia Olho d’Água do Padre (antiga Olho d’Água da Gameleira). Há, entretanto, uma outra versão que afirma ter o nome Atikum surgido durante ritual de toré.

👁️ Este post foi visitado 116 vezes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Leia Também

Secretaria de Saúde de Canaã promete zerar fila de cirurgias eletivas
Canaã e região

Secretaria de Saúde de Canaã promete zerar fila de cirurgias eletivas

A Secretaria Municipal de Saúde de Canaã dos Carajás (PA) anunciou a contratação de serviços especializados para eliminar a fila de cirurgias eletivas no município. O contrato, publicado no Diário Oficial dos Municípios nesta segunda-feira (21), é de número 20250729, originado do Credenciamento 083/2025-FMS. O Fundo Municipal de Saúde firmou

Leia mais... »
Canaã e região

Canaã adere ao padrão nacional da NFS-e

A Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás, por meio da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), concluiu a integração operacional ao Padrão Nacional da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e), conforme determina a Reforma Tributária (Emenda Constitucional nº 132/2023) e as diretrizes do Comitê Gestor da NFS-e. O que muda na

Leia mais... »