Logo blog do Bekão.png

Após investigação do MP, Justiça Eleitoral cassa mandato de vereador por compra de votos em Ourilândia do Norte-PA.

A Justiça Eleitoral determinou a cassação do mandato de um vereador do município de Ourilândia do Norte, no sudeste do Pará, após reconhecer a prática de compra de votos e abuso de poder econômico durante as eleições municipais de 2024. A decisão atende a uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) ajuizada pelo Ministério Público Eleitoral, que apontou a existência de um esquema estruturado para influenciar eleitores no dia do pleito.

De acordo com a ação, as investigações revelaram a atuação de uma organização voltada à captação ilícita de sufrágio, com pagamento em dinheiro a eleitores em troca de votos. O esquema também previa o recrutamento de intermediários responsáveis por arregimentar votantes, mediante promessa de vantagem financeira. Os pagamentos, segundo apurado, eram feitos exclusivamente em espécie, com o objetivo de dificultar a rastreabilidade e a fiscalização.

O caso ganhou ainda mais gravidade após a constatação de tentativa de violação ao sigilo do voto. Durante o primeiro turno das eleições, em uma seção eleitoral do município, foi identificado o uso de equipamento clandestino para gravação do momento do voto, fato que acionou imediatamente a Justiça Eleitoral e o Ministério Público.

Com base nas provas documentais, periciais e testemunhais, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará julgou procedente a ação, determinando a cassação do diploma do parlamentar eleito, a anulação dos votos obtidos e a aplicação de multa eleitoral. Além disso, a decisão decretou a inelegibilidade dos investigados pelo prazo de oito anos, contados a partir da eleição de 2024.

Assessoria de Comunicação

👁️ Este post foi visitado 335 vezes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Leia Também

Todas as entidades religiosas terão direitos na utilização dos prédios públicos, após publicação da LEI-1.149, em Canaã dos Carajás-PA
Canaã e região

Todas as entidades religiosas terão direitos na utilização dos prédios públicos, após publicação da LEI-1.149, em Canaã dos Carajás-PA.

Prefeitura de Canaã dos Carajás publica lei que autoriza uso de escolas públicas por entidades religiosas, com solicitação prévia e preenchendo os requisitos exigidos.A prefeita JOSEMIRA GADELHA publicou, nesta segunda-feira (30), no Diário Oficial dos Municípios a Lei nº 1.149, de 12 de junho de 2025, que autoriza o uso

Leia mais... »
Na Pele – Festival Multilinguagens de Cultura Negra – 2ª Edição Oficina de Percussão e Movimentação na Casa da Cultura, em Canaã dos Carajás-PA.
Cultura

Na Pele – Festival Multilinguagens de Cultura Negra – 2ª Edição Oficina de Percussão e Movimentação na Casa da Cultura, em Canaã dos Carajás-PA.

O Na Pele, Festival Multilinguagens de Cultura Negra chega à sua segunda edição em 2025, reafirmando seu compromisso com a valorização da arte, da ancestralidade e da resistência negra no território de Carajás. Com atividades em Parauapebas e Canaã dos Carajás, o festival promove vivências que fortalecem laços e ampliam

Leia mais... »
Blog

NOTA FÚNEBRE

Com profundo pesar e imensa dor no coração, comunicamos aos amigos e familiares que o corpo de nossa querida filha Amanda Cristina Barata de Oliveira chegará a Canaã dos Carajás na manhã desta terça-feira, 21 de outubro. O velório será realizado em nossa residência, situada na Rua Santa Rita, nº

Leia mais... »