Logo blog do Bekão.png

PARÁ tem maior redução de desmatamento da Amazônia Legal em 2025

RESULTADO APONTA QUE O ESTADO REDUZIU AS ÁREAS DESMATADAS EM 297 KM², ALCANÇANDO 60% DE QUEDA, NA COMPARAÇÃO AOS DADOS DE 2021.

O Pará alcançou a maior redução de desmatamento, em quilômetros quadrados, entre os estados da Amazônia Legal em 2025, segundo dados divulgados pelo Programa de Monitoramento do Desmatamento da Amazônia Legal (PRODES), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O levantamento, publicado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, compreende o período de 1º de agosto de 2024 a 31 de julho de 2025, e aponta que o Estado reduziu o desmatamento em 297 km², a maior queda em área entre os estados da região. O PRODES é a taxa anual oficial de desmatamento no Brasil.

Em 2024, o Estado registrava 2.395 km² de áreas desmatadas. Em 2025, o número caiu para 2.098 km², uma queda de 12,4% que consolida o Pará como o principal responsável pela redução total de 11,08% registrada em toda a Amazônia. Na comparação com os números de 2021, quando o desmatamento alcançou 5.238 km², o resultado atual mostra uma expressiva diminuição de 60%.

Com o resultado, o Pará reafirma seu protagonismo ambiental, a poucos dias do início da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP30.

REDUÇÃO HISTÓRICA – O governador HELDER BARBALHO destacou o papel do Estado como exemplo de transição ecológica na Amazônia. “O Pará mostra que é possível conciliar desenvolvimento econômico e preservação ambiental. Essa redução histórica reforça o compromisso do nosso Estado com o planeta e com a COP30, que será o palco para apresentarmos uma Amazônia viva, produtiva e sustentável”, afirmou.

A vice-governadora HANA GHASSAN destacou que o resultado é fruto de uma estratégia que combina tecnologia, regularização fundiária ambiental e incentivo à bioeconomia. “Estamos colhendo os frutos de uma política integrada, que valoriza quem produz dentro da legalidade e combate de forma rigorosa as práticas ilegais.
O Pará está construindo o modelo de economia verde que queremos mostrar ao mundo na COP30”, enfatizou.

O secretário de Estado de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade, RAUL PROTAZIO ROMÃO, informou que o Estado investe em monitoramento em tempo real, em parcerias com o Inpe e o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), e no fortalecimento dos órgãos de fiscalização.
“Essa redução é resultado direto do trabalho incansável das nossas equipes em campo, que atuam diariamente nas operações Curupira e Amazônia Viva, enfrentando o desmatamento ilegal e garantindo a proteção das florestas. Estamos unindo inteligência, tecnologia e presença territorial. Com o trabalho de monitoramento, conseguimos detectar e agir com rapidez nas áreas críticas. O Pará vive uma nova fase de gestão ambiental, com planejamento estratégico e ação permanente”, assegurou o titular da Semas.

O relatório do PRODES mostra que o desmatamento total na Amazônia Legal caiu de 6.518 km² em 2024 para 5.796 km² em 2025, uma redução de 11,08%. Os estados do Pará e Amazonas foram os principais responsáveis por puxar a redução geral, ambos com índices de queda expressivos.

👁️ Este post foi visitado 915 vezes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Leia Também

4ª Festa da Colheita do Milho será realizada neste sábado
Agropecuária

4ª Festa da Colheita do Milho será realizada neste sábado (09)

A quarta edição da Festa da Colheita do Milho será realizada neste sábado (09), na Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Vila Cedere III- Vale Verde. O evento é promovido pela associação em parceria com a Prefeitura de Canaã dos Carajás por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Sempru).

Leia mais... »
Cultura

Workshop Musical com Salomão Habib na Casa da Cultura, em Canaã dos Carajás-PA.

O violonista e pesquisador paraense SALOMÃO HABIB oferece formação para educadores e músicos locais com foco em musicalização, repertórios amazônicos e prática instrumental.As aulas serão teóricas e práticas, com 20h de duração. Datas: 25 a 28 de agosto de 2025Horário: 18h30 às 21h30Classificação: LivrePúblico: Educadores e músicosInformações: (94) 99249-1549Imagem: Divulgação

Leia mais... »
AÇAÍ sem origem é vendido em Canaã dos Carajás-PA
Canaã e região

AÇAÍ sem origem é vendido em Canaã dos Carajás-PA.

O produto que se torna clandestino é comercializado irregularmente, em vários locais do município, e a Vigilância Sanitária está de “mãos atadas”, sem poder de fiscalização, em virtude e/ou falta de amparo legal que “carece” de lei a ser debatida e votada no parlamento de Canaã dos Carajás-PA. Canaã dos

Leia mais... »