Logo blog do Bekão.png

“Tem que rebolar” assim se resumiu a Sessão relâmpago da Câmara Municipal, em Canaã dos Carajás-PÁ.

A presença maciça de educadores do município se tornou o ponto marcante da sessão, protestando contra as recentes atitudes consideradas homofóbicas do parlamentar, Cleido Bráz – UB.


A 28ª Sessão Ordinária do 2º Período Legislativo da 1ª Sessão Anual da 8ª Legislatura da Câmara Municipal de Canaã dos Carajás (PA) foi realizada nesta terça-feira (16) e durou pouco mais de 15 minutos. Apesar da brevidade, a reunião ficou marcada por fortes protestos de servidores da Educação contra declarações consideradas homofóbicas do vereador Cleido Braz (União Brasil).

Com a galeria lotada como há muito não se via e com reforço policial, os manifestantes levaram cartazes e se manifestaram de forma ordeira contra o parlamentar, que recentemente ironizou a sexualidade do secretário municipal de Educação, prof. Dr. Leonardo Cruz, afirmando em tom jocoso que, durante o desfile de 7 de setembro, o secretário “não desfilava, mas rebolava”.

Pedido de Tribuna negado

Antes da sessão, os servidores da Educação protocolaram na secretaria da Câmara um ofício solicitando o uso da Tribuna Popular. Contudo, o presidente da Casa, vereador Flávio Gomes (MDB), indeferiu o requerimento.

Na resposta oficial, assinada em nome da interessada Ana Victoria Souza do Rosário, o Legislativo alegou que o pedido não atendeu ao Art. 10 da Lei Orgânica Municipal, que exige credenciamento por entidade da sociedade civil previamente inscrita na pauta da sessão. Por isso, a solicitação foi rejeitada.

Votações e discursos

Sem inscritos no Pequeno e no Grande Expediente, a Ordem do Dia foi marcada pela votação em primeira discussão do Projeto de Reforma da Lei Orgânica nº 02/2025, aprovado por unanimidade. A proposta segue agora para segunda votação na próxima semana.

Na Explicação Pessoal, quatro vereadores se pronunciaram:

Júnior Guirelli (PL) destacou a invasão de área rural pertencente à família do saudoso pecuarista Luís Mariano, relatou visita à Vila Nova Jerusalém e anunciou a entrega de mais 71 cartões do programa Moradia Digna.

Professora Ellenjuce (MDB) apenas cumprimentou os presentes.

Cleido Braz (União Brasil) voltou a ironizar, afirmando que, ao defender perdas salariais dos servidores da Educação, “teve que rebolar”. A declaração acirrou os ânimos na galeria, levando os professores a vaiar o vereador. Em resposta, ele disse que “os professores também terão que rebolar para melhorar os índices da Educação no município”. Negou ter incitado violência em relação ao secretário Leonardo Cruz e afirmou que não é “disseminador do ódio”. Para exemplificar, pediu à equipe de comunicação da Câmara que exibisse um vídeo sobre o assassinato do ativista americano Charlie Kirk, ocorrido recentemente nos Estados Unidos.

Miguel da Saúde (MDB) encerrou os pronunciamentos, ressaltando que a Câmara é um espaço de debates, defendendo a participação popular no parlamento e destacando a necessidade do respeito mútuo.

Clima tenso

Diante da repercussão, os manifestantes mantiveram os protestos, e o presidente Flávio Gomes chegou a ameaçar encerrar a sessão. Apesar do clima tenso, os trabalhos prosseguiram até o final, quando o presidente declarou a sessão encerrada

👁️ Este post foi visitado 795 vezes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Leia Também

Blog

Reunião de bolsonaristas fracassa em Canaã dos Carajás-PA.

Uma manifestação convocada por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, realizada na tarde deste domingo (3), em Canaã dos Carajás (PA), teve baixa adesão e foi considerada um fracasso de público. O ato ocorreu na Avenida Weyne Cavalcante, principal via da cidade, e foi liderado pelo ex-prefeito Jeová Andrade. Intitulada “Deus,

Leia mais... »
Prefeitura instaura processo administrativo contra beneficiários do programa de habitação
Canaã e região

Prefeitura instaura processo administrativo contra beneficiários do programa de habitação “MORADIA DIGNA”, em Canaã dos Carajás-PA.

A Prefeitura de Canaã dos Carajás (PA), por meio da Secretaria Municipal de Habitação, instaurou processos administrativos contra beneficiários do programa habitacional Moradia Digna.As portarias, assinadas pela secretária municipal Ângela Aragão Silva, foram publicadas na edição desta quinta-feira (22) do Diário Oficial dos Municípios. Foram citados Donias Ferreira da Silva,

Leia mais... »