Logo blog do Bekão.png

TJ/PA extingue punibilidade de policiais civis acusados em 2017

O Pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA) reconheceu a prescrição retroativa e declarou extinta a punibilidade dos policiais civis Bruno Fernandes de Lima, Roque Sérgio Lourenço Barbosa e Cláudio Márcio do Nascimento, que, à época dos fatos, atuavam na Delegacia de Polícia Civil de Canaã dos Carajás.

O processo teve início em 2017, quando os réus foram denunciados e posteriormente condenados pelo crime de furto qualificado, além de delitos conexos, com penas fixadas em regime inicial aberto. A sentença, no entanto, só foi proferida em agosto de 2023.

Paralelamente, a Corregedoria da Polícia Civil instaurou Processo Administrativo Disciplinar (PAD), no qual os acusados e diversas testemunhas foram ouvidos em Canaã dos Carajás e em Belém. Ao final, não foram encontradas provas que confirmassem a prática criminosa, resultando na absolvição administrativa dos policiais e no arquivamento do PAD.

A defesa recorreu ao TJPA alegando prescrição, sustentando que o lapso entre o recebimento da denúncia e a sentença ultrapassou o prazo previsto no artigo 109, inciso V, do Código Penal. O argumento foi acolhido pela 3ª Turma de Direito Penal, sob relatoria do desembargador Pedro Pinheiro Sotero.

Segundo o acórdão, como a pena aplicada foi inferior a dois anos de reclusão, o prazo prescricional era de quatro anos — já esgotado sem causas interruptivas válidas. Diante disso, a Turma decidiu, por unanimidade, extinguir a punibilidade dos policiais, com base nos artigos 107, IV; 109, V; e 110, §1º, do Código Penal.

O julgamento ocorreu em ambiente virtual e seguiu a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que reconhece a aplicação da prescrição retroativa em casos semelhantes.

Dados do processo

Número: 0008511-10.2017.8.14.0136

Classe: Apelação Criminal

Órgão julgador: 3ª Turma de Direito Penal – TJPA

Relator: Des. Pedro Pinheiro Sotero

Data de disponibilização: 01/09/2025

Carlos Magno
Jornalista – DRT/PA 2627

👁️ Este post foi visitado 1130 vezes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Leia Também

Predio da prefeitura de Canaã
Canaã e região

Desde 2021, o servidor canaense acumulou 40% de aumento salarial e 81,6% de reajuste no auxílio-alimentação

Com salário reajustado na conta dos servidores, Prefeitura de Canaã mantém compromisso em melhorar condição dos funcionários públicos Nesta terça-feira (1), os servidores da administração direta, autárquica e fundacional receberam o salário e o auxílio-alimentação referente ao mês de março reajustados e corrigidos pela inflação. O vencimento também incluiu o

Leia mais... »
Prefeitura instaura processo administrativo contra beneficiários do programa de habitação
Canaã e região

Prefeitura instaura processo administrativo contra beneficiários do programa de habitação “MORADIA DIGNA”, em Canaã dos Carajás-PA.

A Prefeitura de Canaã dos Carajás (PA), por meio da Secretaria Municipal de Habitação, instaurou processos administrativos contra beneficiários do programa habitacional Moradia Digna.As portarias, assinadas pela secretária municipal Ângela Aragão Silva, foram publicadas na edição desta quinta-feira (22) do Diário Oficial dos Municípios. Foram citados Donias Ferreira da Silva,

Leia mais... »