Clima tenso marca eleição extraordinária da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Tucuruí

A Câmara Municipal de Tucuruí (PA) realizou, na manhã deste sábado (19), uma sessão extraordinária para eleição e posse da nova Mesa Diretora que comandará os trabalhos legislativos no biênio 2025/2026. O processo foi marcado por tensão, protestos e confusão do lado de fora do prédio.

Centenas de manifestantes, ligados à oposição, se reuniram em frente à Câmara para protestar contra a realização da nova eleição. Eles questionavam a legalidade, a celeridade da convocação e a condução política interna da Casa. Em meio à manifestação, a Polícia Militar utilizou spray de pimenta para dispersar o grupo, atingindo inclusive idosos e crianças. Algumas pessoas precisaram de atendimento médico.

Apesar do clima de pressão, os vereadores elegeram a nova Mesa Diretora com maioria absoluta: foram 15 votos favoráveis e duas abstenções, dos vereadores Fernando Albuquerque e Dodô. A composição ficou definida da seguinte forma:

Presidente: Vereador Weber Galvão (MDB)

Vice-Presidente: Vereador Daivyson Free Way (MDB)

1º Secretário: Vereador Sargento Bonieck (PP)

2º Secretário: Vereador Dr. Fábio Ulisses (União Brasil)

A realização da sessão atendeu a uma decisão judicial com pedido de tutela antecipada de urgência ajuizada pelo diretório municipal do MDB contra a Câmara. Na ação, o partido alegou que a antiga composição da Mesa Diretora desrespeitava o princípio da proporcionalidade partidária. Dos 17 vereadores da Casa, 8 foram eleitos pelo MDB, mas apenas um integrava a Mesa. Pela proporcionalidade, o partido deveria ter pelo menos duas cadeiras. A Justiça acatou o pedido e determinou a readequação.

Durante a votação, houve bate-boca entre o vereador Dodô e o vereador Titonho, que presidia a sessão. Dodô questionou a legitimidade de Titonho para conduzir os trabalhos e receber a decisão judicial que motivou a nova eleição. Titonho rebateu, afirmando que todos os atos estavam amparados pelo Regimento Interno e que ele apenas cumpria ordem judicial.

Após ser eleito presidente, Weber Galvão agradeceu a confiança dos parlamentares e afirmou que a nova Mesa Diretora trabalhará com “legalidade, transparência e compromisso com a governabilidade”. A oposição, por sua vez, anunciou que vai recorrer à Justiça para tentar anular a eleição extraordinária.

👁️ Este post foi visitado 362 vezes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Leia Também

Agricultura

Prefeitura de Canaã dos Carajás vai investir mais de R$ 10 milhões na compra de máquinas e implementos agrícolas

A Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás (PA), por meio do Fundo Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (FMDRS), publicou nesta segunda-feira (11), no Diário Oficial dos Municípios, o Processo Licitatório nº 112/2025 – Pregão Eletrônico nº 075/2025 – SRP. O objetivo é registrar preços para futura e eventual aquisição de

Leia mais... »
Prefeita de Marituba, Patrícia Alencar (MDB) se torna a notícia da semana no PARÁ, após vazamento de vídeo.
Entretenimento

Prefeita de Marituba, Patrícia Alencar (MDB) se torna a notícia da semana no PARÁ, após vazamento de vídeo.

Prefeita que aparece dançando de biquíni detalha como vídeo vazou de conta privada: ‘Fui traída’ , Prefeita de Marituba, Patrícia Alencar (MDB) afirma que sofreu violência política de gênero com vazamento de vídeo e rebateu críticas.Prefeita que aparece dançando de biquíni comenta como vídeo vazou de conta privada Patrícia Alencar

Leia mais... »
Rodovia Transamazônica: um sonho amazônico que completa 50 anos.
Brasil

Rodovia Transamazônica: um sonho amazônico que completa 50 anos.

A Rodovia Transamazônica, construída na década de 1970 pelo governo militar, tornou-se uma das mais importantes vias de integração da Amazônia. Durante mais de quatro décadas, porém, ela foi apenas uma estrada de chão batido. No período chuvoso, os intermináveis atoleiros tornavam a viagem uma verdadeira odisseia; já no verão,

Leia mais... »
Educação

Estabelecimento causador de crimes ambientais, incluindo poluição sonora na VILA PLANALTO, em Canaã dos Carajás-PA, poderá ser fechado.

MPPA obtém decisão favorável em ACP ambiental contra estabelecimento causador de poluição sonora. O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por intermédio da 1ª Promotoria de Justiça de Canaã dos Carajás, representado pelo Promotor de Justiça Emerson Costa de Oliveira, obteve decisão favorável em uma ação civil pública (ACP)

Leia mais... »