Logo blog do Bekão.png
Cúpula do BRICS 2025 – Primeiro Dia é marcado por forte esquema de segurança e presença de líderes globais

Cúpula do BRICS 2025 – Primeiro Dia é marcado por forte esquema de segurança e presença de líderes globais

Neste domingo (6), foi realizada no Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio de Janeiro, a XVII Reunião da Cúpula do BRICS. O evento contou com um dos maiores esquemas de segurança já registrados na cidade, comparável – ou até superior – ao adotado durante a Cúpula do G20, em novembro do ano passado.

Militares das três Forças Armadas – Exército, Marinha e Aeronáutica – atuaram na proteção do evento e em pontos estratégicos por toda a Região Metropolitana. Veículos blindados da Marinha foram posicionados em locais de acesso sensível, enquanto caças da Força Aérea sobrevoavam constantemente os arredores do MAM. A segurança também contou com a presença da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Na Baía de Guanabara, embarcações da Marinha patrulhavam a área próxima ao museu.

Devido à proximidade com o local do evento, o Aeroporto Santos Dumont teve suas operações temporariamente suspensas. O acesso à cúpula foi restrito a jornalistas previamente credenciados, que passaram por duas rigorosas revistas de segurança – nem mesmo garrafas de água foram permitidas.

Cúpula do BRICS 2025 – Primeiro Dia é marcado por forte esquema de segurança e presença de líderes globais
Cúpula do BRICS 2025 – Primeiro Dia é marcado por forte esquema de segurança e presença de líderes globais

Diversas autoridades internacionais participaram da abertura da cúpula. Entre elas, estavam o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi; o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa; o chanceler da Rússia, Sergey Lavrov; o presidente da Nigéria, Bola Tinibu; o primeiro-ministro da China, Li Qiang; o príncipe herdeiro de Abu Dhabi, Zayed bin Khaled Al Nahyan; o secretário-geral da ONU, António Guterres; o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom; e a presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), Dilma Rousseff. O anfitrião do encontro foi o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Os principais temas debatidos neste primeiro dia foram: mudanças climáticas, expansão do grupo, regulação da inteligência artificial, entre outros assuntos geopolíticos de interesse global. Em seu pronunciamento, o presidente Lula destacou a importância da cooperação entre os países emergentes e defendeu um modelo de desenvolvimento mais justo e sustentável.

Durante o intervalo das atividades, foi oferecido um almoço oficial às delegações, organizado pela primeira-dama Janja da Silva.

O primeiro dia do evento transcorreu sem incidentes. Ao final, os líderes dos países-membros divulgaram uma declaração conjunta reafirmando os compromissos do grupo com o multilateralismo e a paz global.

Cúpula do BRICS 2025 – Primeiro Dia é marcado por forte esquema de segurança e presença de líderes globais

👁️ Este post foi visitado 975 vezes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Leia Também

Trio é preso por tráfico de drogas em Parauapebas-PA.

A Polícia Civil do Pará, por meio da Superintendência Regional de Carajás, prendeu três pessoas em flagrante pela prática do crime de tráfico de drogas, em Parauapebas, sudeste paraense, na quinta-feira (12/06).As prisões ocorreram com o apoio do efetivo da Delegacia de Homicídios de Parauapebas e da Seccional Urbana de

Leia mais... »
Blog

Falta de Energia

A Prefeitura de Canaã dos Carajás informa que, devido à falta de energia ocasionada por um incêndio na fibra de internet, que também comprometeu a fiação elétrica da concessionária Equatorial, alguns serviços municipais foram suspensos. Estão funcionando à base de gerador o Hospital Municipal de Saúde Daniel Gonçalves e a

Leia mais... »
Jornalista, CARLOS MAGNO de Canaã dos Carajás questiona ministro da Saúde, ALEXANDRE PADILHA sobre erradicação da malária na região amazônica durante encontro da Cúpula do BRICS,,,
Brasil

Jornalista, CARLOS MAGNO de Canaã dos Carajás questiona ministro da Saúde, ALEXANDRE PADILHA sobre erradicação da malária na região amazônica durante encontro da Cúpula do BRICS.

Ministro Alexandre Padilha concede entrevista durante a Cúpula do BRICS.O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, concedeu entrevista coletiva aos jornalistas durante a 17ª Reunião de Cúpula do BRICS, realizada no Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio de Janeiro.Inicialmente, o ministro participou do programa Conexão, da GloboNews, apresentado pela jornalista

Leia mais... »