Logo blog do Bekão.png

“Tem que rebolar” assim se resumiu a Sessão relâmpago da Câmara Municipal, em Canaã dos Carajás-PÁ.

A presença maciça de educadores do município se tornou o ponto marcante da sessão, protestando contra as recentes atitudes consideradas homofóbicas do parlamentar, Cleido Bráz – UB.


A 28ª Sessão Ordinária do 2º Período Legislativo da 1ª Sessão Anual da 8ª Legislatura da Câmara Municipal de Canaã dos Carajás (PA) foi realizada nesta terça-feira (16) e durou pouco mais de 15 minutos. Apesar da brevidade, a reunião ficou marcada por fortes protestos de servidores da Educação contra declarações consideradas homofóbicas do vereador Cleido Braz (União Brasil).

Com a galeria lotada como há muito não se via e com reforço policial, os manifestantes levaram cartazes e se manifestaram de forma ordeira contra o parlamentar, que recentemente ironizou a sexualidade do secretário municipal de Educação, prof. Dr. Leonardo Cruz, afirmando em tom jocoso que, durante o desfile de 7 de setembro, o secretário “não desfilava, mas rebolava”.

Pedido de Tribuna negado

Antes da sessão, os servidores da Educação protocolaram na secretaria da Câmara um ofício solicitando o uso da Tribuna Popular. Contudo, o presidente da Casa, vereador Flávio Gomes (MDB), indeferiu o requerimento.

Na resposta oficial, assinada em nome da interessada Ana Victoria Souza do Rosário, o Legislativo alegou que o pedido não atendeu ao Art. 10 da Lei Orgânica Municipal, que exige credenciamento por entidade da sociedade civil previamente inscrita na pauta da sessão. Por isso, a solicitação foi rejeitada.

Votações e discursos

Sem inscritos no Pequeno e no Grande Expediente, a Ordem do Dia foi marcada pela votação em primeira discussão do Projeto de Reforma da Lei Orgânica nº 02/2025, aprovado por unanimidade. A proposta segue agora para segunda votação na próxima semana.

Na Explicação Pessoal, quatro vereadores se pronunciaram:

Júnior Guirelli (PL) destacou a invasão de área rural pertencente à família do saudoso pecuarista Luís Mariano, relatou visita à Vila Nova Jerusalém e anunciou a entrega de mais 71 cartões do programa Moradia Digna.

Professora Ellenjuce (MDB) apenas cumprimentou os presentes.

Cleido Braz (União Brasil) voltou a ironizar, afirmando que, ao defender perdas salariais dos servidores da Educação, “teve que rebolar”. A declaração acirrou os ânimos na galeria, levando os professores a vaiar o vereador. Em resposta, ele disse que “os professores também terão que rebolar para melhorar os índices da Educação no município”. Negou ter incitado violência em relação ao secretário Leonardo Cruz e afirmou que não é “disseminador do ódio”. Para exemplificar, pediu à equipe de comunicação da Câmara que exibisse um vídeo sobre o assassinato do ativista americano Charlie Kirk, ocorrido recentemente nos Estados Unidos.

Miguel da Saúde (MDB) encerrou os pronunciamentos, ressaltando que a Câmara é um espaço de debates, defendendo a participação popular no parlamento e destacando a necessidade do respeito mútuo.

Clima tenso

Diante da repercussão, os manifestantes mantiveram os protestos, e o presidente Flávio Gomes chegou a ameaçar encerrar a sessão. Apesar do clima tenso, os trabalhos prosseguiram até o final, quando o presidente declarou a sessão encerrada

👁️ Este post foi visitado 774 vezes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Leia Também

Suspeito de matar radialista no PARÁ durante programa ao vivo é preso e confessa crime: 'Fui lá e fiz'.
Polícia

Suspeito de matar radialista no PARÁ durante programa ao vivo é preso e confessa crime: ‘Fui lá e fiz’.

A Polícia Civil do Pará prendeu em flagrante, na noite de quinta-feira (29/05), Gleydoson Moraes Queiroz, conhecido como “Cabeção”. Ele é apontado como suspeito de assassinar o radialista Luis Augusto Carneiro Costa, o “LUIZINHO COSTA” em Abaetetuba, no nordeste do estado, na terça-feira (27/05). “CABEÇÃO” confessou o crime, segundo a

Leia mais... »
Canaã e região

ASSEMAE pede impugnação de leilão do saneamento no PARÁ ao STF.

A ASSEMAE (Associação Nacional dos Serviços de Saneamento Municipais), com apoio de ASSEMAE/ Regional e os municípios inseridos no Leilão sem a devida comunicação, entrou na suprema Corte do País – STF objetivando impugnar o leilão para venda do saneamento do Pará. Atendendo à solicitação dos associados do estado do

Leia mais... »
DENÚNCIA Prefeitura de Canaã instaura processo administrativo contra beneficiária do Programa Moradia Digna
Brasil

DENÚNCIA: Prefeitura de Canaã instaura processo administrativo contra beneficiária do Programa Moradia Digna

A Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás (PA), por meio da Secretaria Municipal de Habitação (SEMHAB), publicou nesta terça-feira, no Diário Oficial dos Municípios, a Portaria nº 052/2025 – SEMHAB, que instaura processo administrativo disciplinar e nomeia Comissão Processante para apurar suposta irregularidade no âmbito do Programa Moradia Digna. De

Leia mais... »
Nossa vida é um sopro
Opinião

Nossa vida é um sopro

Por respeito às famílias enlutadas, só agora me sinto à vontade para escrever sobre o trágico acidente ocorrido esta semana no KM 8 da Rodovia PA-275. Por consideração às vítimas, opto também por não citar nomes. Segunda-feira, (28), por volta das 12hs, um grave acidente na saída de Curionópolis, sentido

Leia mais... »
Canaã e região

Repúdio às declarações desrespeitosas da Diretoria de Ensino da SEMED contra professores da Rede Municipal e exigência de medidas administrativas cabíveis.

CARTA ABERTA À POPULAÇÃO DE CANAÃ DOS CARAJÁS OS PROFESSORES E PROFESSORAS DA REDE MUNICIPAL DE CANAÃ DOS CARAJÁS vem, por meio desta, manifestar seu veemente repúdio às declarações proferidas por integrante da Diretoria de Ensino da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), divulgadas na 15ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal,

Leia mais... »