Logo blog do Bekão.png

STJ barra prefeitos de usarem redes pessoais para divulgar ações das prefeituras

Nos últimos anos, tornou-se comum ver prefeitos de diversas cidades do país utilizando suas redes sociais pessoais para divulgar obras, programas e ações de suas administrações. O Superior Tribunal de Justiça (STJ), no entanto, já consolidou o entendimento de que essa prática pode configurar promoção pessoal ilícita e até resultar em condenação por improbidade administrativa.

Em decisão recente, o tribunal considerou que o uso de imagens e conteúdos institucionais em perfis privados dos gestores é indício de promoção indevida. Para o STJ, “a divulgação de atos, programas, obras e serviços públicos deve ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, sendo vedada qualquer forma de promoção pessoal de autoridades, a fim de preservar a imparcialidade e a integridade da comunicação institucional”.

Riscos para gestores

Além do caráter promocional, outro ponto de alerta é o possível envolvimento de servidores pagos com recursos públicos na produção e manutenção desse conteúdo. Se isso ocorrer, a Justiça pode entender que serviços contratados para fins institucionais estejam sendo usados em benefício particular do prefeito, em afronta ao artigo 37 da Constituição Federal.

Recomendação do Ministério Público

Nessas situações, o Ministério Público pode expedir uma Recomendação, instrumento voltado a prevenir ou corrigir irregularidades. Embora não tenha caráter obrigatório, o descumprimento pode levar o promotor a adotar medidas judiciais e extrajudiciais para responsabilizar o gestor.

Esse entendimento reforça a necessidade de prefeitos e demais autoridades respeitarem os limites da comunicação institucional, evitando transformar ações públicas em palco de promoção política pessoal. É um recado claro para gestores que ainda confundem o público com o privado, utilizando recursos institucionais para fins estritamente pessoais.

👁️ Este post foi visitado 1346 vezes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Leia Também

Caso de gripe aviária está sendo investigado, em Eldorado do Carajás-PA
Brasil

Caso de gripe aviária está sendo investigado, em Eldorado do Carajás-PA.

Governo investiga novo caso de gripe aviária no Pará e reforça vigilância no país. Brasil soma cinco investigações em andamento; ministro da Agricultura defende regionalização nas exportações e nega impacto nos preços internos. China e União Europeia exigiram, desde os primeiros casos, a paralisação imediata das exportações em nível nacional

Leia mais... »
MST interdita Mina do Cristalino em Canaã dos Carajás-PA.
Polícia

MST interdita Mina do Cristalino em Canaã dos Carajás-PA.

Como forma de pressionar pelo cumprimento dos acordos firmados em 6 de dezembro do ano passado, cerca de 800 famílias do Acampamento de Resistência Popular Oziel Alves Pereira ocuparam e paralisaram as atividades da mina do Projeto Cristalino, localizada em Canaã dos Carajás-PA, nesta quinta-feira, (22/05). A paralisação ocorreu simultaneamente

Leia mais... »