Logo blog do Bekão.png

Secretaria Municipal de Saúde de Canaã recebe certificação mundial ISO 9001

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Canaã dos Carajás conquistou a certificação ISO 9001, um dos mais reconhecidos selos internacionais de qualidade em gestão organizacional. A solenidade de entrega ocorreu na quarta-feira (13), na Câmara de Vereadores, com a presença da prefeita Josemira Gadelha, do secretário municipal de Saúde, Francisco Neto, de servidores da pasta e de autoridades locais.

Canaã dos Carajás é o primeiro município da Região Norte a receber a certificação e o segundo do Brasil, ao lado de Santa Bárbara d’Oeste (SP), a obtê-la em nível de secretaria municipal de saúde.

O secretário Francisco Neto destacou a importância do reconhecimento. “Na nossa gestão, é fundamental seguir protocolos, indicadores e mapas de processos bem delineados. Isso nos permite fazer uma gestão de qualidade e garantir que essa qualidade chegue até os pacientes. A grande importância é entregar, a cada dia, uma saúde melhor para a nossa população.”

Foto: Diego Barbosa

A ISO 9001 estabelece critérios para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), assegurando que os serviços prestados atendam de forma consistente às necessidades da população e aos requisitos legais. A certificação é concedida após auditorias independentes, que avaliam a organização, a padronização e a eficácia dos processos administrativos e operacionais.

Segundo a coordenadora da Qualidade, Renata Chiqueti, o trabalho não termina com a conquista do selo. “A certificação é apenas o começo. Temos visitas anuais de manutenção e, a cada três anos, passamos pela recertificação. Nosso foco é sempre a satisfação do usuário, buscando oferecer saúde com qualidade e segurança aos pacientes do SUS.”

Foto: Diego Barbosa

Com a implantação do SGQ, a Secretaria passou a operar com um modelo de gestão mais estruturado. Atualmente, são mais de dois mil documentos padronizados, 400 indicadores monitorados mensalmente e todos os processos mapeados, com avaliação de riscos e planos de mitigação. Essas ferramentas possibilitam decisões baseadas em dados concretos, promovendo a melhoria contínua dos serviços.

Foto: Diego Barbosa

Para a coordenadora da Rede de Atenção Hospitalar e Urgência e Emergência, Juliana Farias, a ISO garante padronização e segurança. “Desenvolvemos protocolos, normas e rotinas baseadas nas melhores evidências científicas, o que traz segurança para o paciente e organização para o serviço. Padronizar a conduta significa garantir mais qualidade e satisfação para quem utiliza o SUS”, finalizou.

👁️ Este post foi visitado 963 vezes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Leia Também

PJ de Jacundá-PA expede recomendação ao poder público municipal com objetivo de regularizar o transporte de pacientes crônicos em TFD
Política

PJ de Jacundá-PA expede recomendação ao poder público municipal com objetivo de regularizar o transporte de pacientes crônicos em TFD.

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio da Promotoria de Justiça de Jacundá, representada pela promotora de justiça Aline Cunha da Silva Reis, expediu Recomendação 03/2025 destinada ao prefeito e ao secretário de saúde municipal. O documento solicita a adoção de medidas para oferecer condições adequadas e

Leia mais... »
Educação

Polícia Militar e UFPA vão oferecer primeiro doutorado Segurança Pública do Brasil, em instituição federal.

Com parceria da FADESP, o convênio firmado visa desenvolver pesquisas aplicadas para subsidiar políticas públicas na área de segurança. A Polícia Militar do Pará, a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) assinaram, nesta terça-feira (26), um convênio técnico-científico-financeiro com duração de

Leia mais... »
Polícia

Polícia Civil do PARÁ prende quatro suspeitos de homicídio e ligação com tráfico internacional.

Quatro suspeitos foram presos pela Polícia Civil, nesta terça-feira (08/07), suspeitos de homicídio qualificado, envolvimento com tráfico internacional de drogas, contrabando e lavagem de dinheiro.As prisões ocorreram durante a Operação “Sombras de Medellín”, deflagrada nos municípios de Abaetetuba, Limoeiro do Ajuru, Cametá e Moju, na Região de Integração Tocantins. “A

Leia mais... »