Logo blog do Bekão.png

Secretaria Municipal de Saúde de Canaã recebe certificação mundial ISO 9001

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Canaã dos Carajás conquistou a certificação ISO 9001, um dos mais reconhecidos selos internacionais de qualidade em gestão organizacional. A solenidade de entrega ocorreu na quarta-feira (13), na Câmara de Vereadores, com a presença da prefeita Josemira Gadelha, do secretário municipal de Saúde, Francisco Neto, de servidores da pasta e de autoridades locais.

Canaã dos Carajás é o primeiro município da Região Norte a receber a certificação e o segundo do Brasil, ao lado de Santa Bárbara d’Oeste (SP), a obtê-la em nível de secretaria municipal de saúde.

O secretário Francisco Neto destacou a importância do reconhecimento. “Na nossa gestão, é fundamental seguir protocolos, indicadores e mapas de processos bem delineados. Isso nos permite fazer uma gestão de qualidade e garantir que essa qualidade chegue até os pacientes. A grande importância é entregar, a cada dia, uma saúde melhor para a nossa população.”

Foto: Diego Barbosa

A ISO 9001 estabelece critérios para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), assegurando que os serviços prestados atendam de forma consistente às necessidades da população e aos requisitos legais. A certificação é concedida após auditorias independentes, que avaliam a organização, a padronização e a eficácia dos processos administrativos e operacionais.

Segundo a coordenadora da Qualidade, Renata Chiqueti, o trabalho não termina com a conquista do selo. “A certificação é apenas o começo. Temos visitas anuais de manutenção e, a cada três anos, passamos pela recertificação. Nosso foco é sempre a satisfação do usuário, buscando oferecer saúde com qualidade e segurança aos pacientes do SUS.”

Foto: Diego Barbosa

Com a implantação do SGQ, a Secretaria passou a operar com um modelo de gestão mais estruturado. Atualmente, são mais de dois mil documentos padronizados, 400 indicadores monitorados mensalmente e todos os processos mapeados, com avaliação de riscos e planos de mitigação. Essas ferramentas possibilitam decisões baseadas em dados concretos, promovendo a melhoria contínua dos serviços.

Foto: Diego Barbosa

Para a coordenadora da Rede de Atenção Hospitalar e Urgência e Emergência, Juliana Farias, a ISO garante padronização e segurança. “Desenvolvemos protocolos, normas e rotinas baseadas nas melhores evidências científicas, o que traz segurança para o paciente e organização para o serviço. Padronizar a conduta significa garantir mais qualidade e satisfação para quem utiliza o SUS”, finalizou.

👁️ Este post foi visitado 457 vezes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Leia Também

Avião cai em aldeia indígena no Pará após ser abatido pela FAB
Brasil

Avião cai em aldeia indígena no Pará após ser abatido pela FAB.

Um avião interceptado pela Força Aérea Brasileira (FAB) caiu próximo a aldeia indígena e derrubou dezenas de tabletes de droga na região.O bimotor foi interceptado por caças A-29 Super Tucano após entrar no espaço aéreo nacional sem autorização, vindo do Peru.Após a queda, os tabletes espalhados na aldeia foram recolhidos

Leia mais... »