RELAÇÕES EXTERIORES

RELAÇÕES EXTERIORES

Com primeiro-ministro da China, Lula destaca excelente fase da relação bilateral
Autoridades chinesas prometem acelerar reconhecimento do Brasil como livre de gripe aviária e febre aftosa sem vacinação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou, na tarde deste sábado, 5 de julho, uma reunião de trabalho com o primeiro-ministro da China, Li Qiang, no contexto da 17ª Cúpula do BRICS.

O encontro ocorre dois meses após a visita de Estado de Lula a Pequim, ocasião em que foram assinados mais de 30 acordos bilaterais. Ambos os líderes destacaram o excelente momento da relação entre os dois países e revisaram o andamento das sinergias entre os respectivos programas nacionais de desenvolvimento.

Entre os principais temas abordados, esteve a intensificação da cooperação em áreas estratégicas como ciência e tecnologia, inteligência artificial, semicondutores e energias renováveis. Também foi reconhecido o avanço nas parcerias entre estaleiros brasileiros e chineses.

AGRO – No campo das comércio agrícola, o governo chinês comprometeu-se a acelerar os trâmites para o reconhecimento do Brasil como país livre da gripe aviária e da febre aftosa sem vacinação. A parte chinesa também deverá avaliar a proposta brasileira de regionalização dos certificados de origem animal. O presidente Lula destacou ainda o interesse brasileiro em ampliar a cooperação técnica nas áreas de agricultura, pecuária e telecomunicações.

MULTILATERALISMO – Lula e Li Qiang reafirmaram o compromisso conjunto com o multilateralismo e a paz mundial, e destacaram o papel do BRICS na defesa dos regimes multilaterais de comércio e de proteção ao clima.

COP 30 – Ao reiterarem o princípio das responsabilidades comuns, porém diferenciadas, Brasil e China reforçaram a importância de ampliar a ambição climática global em preparação para a COP-30, que será realizada em Belém. Nesse contexto, o Brasil solicitou o apoio chinês para o lançamento do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, na sigla em inglês), voltado à valorização e remuneração dos serviços ecossistêmicos prestados por esse bioma.

MEMORANDOS – Durante o encontro, foram assinados o Memorando de Entendimento sobre Cooperação Estratégica Financeira e o Memorando sobre a criação do Centro China-Brasil de Aplicações em Inteligência Artificial. Também foi anunciada a conclusão das negociações do Protocolo Adicional para o desenvolvimento conjunto do satélite geoestacionário meteorológico CBERS-5, além do Memorando de Entendimento referente à segunda fase da sinergia entre os programas nacionais de desenvolvimento.

A visita do primeiro-ministro chinês reflete o fortalecimento dos laços de amizade e respeito entre Brasil e China. Em novembro passado, o presidente Xi Jinping esteve no Brasil para participar da Cúpula do G20, no Rio de Janeiro, sendo posteriormente recebido no Palácio do Planalto com todas as honras de uma visita de chefe de Estado. A recepção foi marcada pelo alto nível do cerimonial do governo brasileiro, em gesto de reciprocidade à visita de Lula à China, quando também foi acolhido com grande distinção pelo governo chinês.

👁️ Este post foi visitado 235 vezes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Leia Também

PJ de Jacundá-PA expede recomendação ao poder público municipal com objetivo de regularizar o transporte de pacientes crônicos em TFD
Política

PJ de Jacundá-PA expede recomendação ao poder público municipal com objetivo de regularizar o transporte de pacientes crônicos em TFD.

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio da Promotoria de Justiça de Jacundá, representada pela promotora de justiça Aline Cunha da Silva Reis, expediu Recomendação 03/2025 destinada ao prefeito e ao secretário de saúde municipal. O documento solicita a adoção de medidas para oferecer condições adequadas e

Leia mais... »