Parauapebas-PA registra 2º tremor de terra em 2025.

Este foi o maior evento registrado próximo ao município de Parauapebas desde 1900. | Maycon Nunes/Agência Pará

O mais recente tremor de terra, de magnitude 4.3 mR, ocorreu na madrugada da quinta-feira (3), e foi sentido pela população local.

De acordo com dados da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), um tremor de terra de magnitude 4.3 mR (magnitude regional) ocorreu próximo ao município de Parauapebas, no sudeste do estado, na madrugada de ontem, 3 de abril.


O sismo ocorreu às 4h02, pelo horário de Brasília, e foi sentido pela população local. É o quarto evento do tipo somente nesta região do Pará.


O abalo sísmico de magnitude moderada foi registrado pelas estações da RSBR e analisado pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) e pelo Observatório Nacional (ON).
E este não é o primeiro tremor de terra registrado no Pará neste ano – na verdade é a quarta ocorrência do tipo só em 2025.


O primeiro do ano ocorreu também em Parauapebas, no dia 9 de janeiro, e teve magnitude 2.8 MLv (magnitude local de vibração).


O segundo foi registrado em Novo Repartimento, também no sudeste paraense, em 17 de janeiro, com magnitude 2.3 mR e o terceiro evento ocorreu em Tucuruí, mesma região no dia 28 de janeiro e teve magnitude 2.9 mR.

Segundo o sismólogo do ON, Gilberto Leite, “tremores de terra nessa região são relativamente comuns, e geralmente apresentam magnitudes entre 2 e 3”. De acordo com o catálogo do Centro de Sismologia da USP, este foi o maior evento registrado próximo ao município de Parauapebas desde 1900, ano em que se iniciou o catálogo.

Com informações do dol.com.br

👁️ Este post foi visitado 635 vezes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Leia Também

Esportes

O filho pródigo está de volta ao lar

O Canaã Futebol Clube está de volta — ainda que temporariamente — à cidade de Canaã dos Carajás (PA). A equipe realizou, na manhã desta terça-feira, o tradicional coletivo apronto no Estádio Benezão, como parte da preparação para o confronto contra o Carajás. A partida está marcada para esta quarta-feira,

Leia mais... »
Construtora abandona obras de escolas em Canaã dos Carajás
Canaã e região

Construtora abandona obras de escolas em Canaã dos Carajás.

A Construtora Primavera LTDA, contratada pela Prefeitura de Canaã dos Carajás para a construção de duas escolas — uma na VS-52 e outra no Bairro Bela Vista — abandonou as obras mesmo após receber todos os aditivos contratuais solicitados. Diante do descumprimento, o setor jurídico do município rescindiu os contratos

Leia mais... »
Rodovia Transamazônica: um sonho amazônico que completa 50 anos.
Brasil

Rodovia Transamazônica: um sonho amazônico que completa 50 anos.

A Rodovia Transamazônica, construída na década de 1970 pelo governo militar, tornou-se uma das mais importantes vias de integração da Amazônia. Durante mais de quatro décadas, porém, ela foi apenas uma estrada de chão batido. No período chuvoso, os intermináveis atoleiros tornavam a viagem uma verdadeira odisseia; já no verão,

Leia mais... »