Logo blog do Bekão.png
O papa Francisco acena em imagem de 2 de setembro de 2023 em Ulan Bator, capital da Mongólia — Foto: Alberto Pizzoli/AFP.

Papa Francisco: Morreu aquele que nasceu com a vocação de reformador da igreja católica

Papa Francisco deixa para trás uma igreja ainda muito conservadora e resistente às mudanças exigidas pelo cenário atual do mundo

Faleceu nessa segunda (21), às 7h35 da manhã, aquele que ocupava o número 266 na sucessão de papas católicos romanos. A causa da morte, de acordo com diretor do Departamento de Saúde e Higiene do Estado da Cidade do Vaticano, professor Andrea Arcangeli, foi Derrame cerebral, coma e parada cardiorrespiratória irreversível.
Um cara “diferenciado”
Por meio de um conclave realizado após a renúncia do Papa Bento XVI, em 2013, foi eleito o primeiro papa latino-americano e jesuíta da história, o cardeal Argentino Jorge Mario Bergoglio se tornava, em março daquele ano, o Papa Francisco, que, com o seu jeito simples e sua vontade de reformar a mais antiga instituição cristã do mundo, viria a ser amado pelos “seculares” e odiado dentro da sua própria casa: A Igreja.
Já na escolha do seu nome, que faz referência ao santo católico que, segundo a tradição, abdicou das riquezas de sua família para viver uma vida em favor dos humildes e despojada à semelhança de Jesus de Nazaré, Francisco fez questão de dar o tom do seu pontificado. O que se tornou concreto, quando inúmeras vezes ele se pronunciou e agiu a favor dos pobres, dos imigrantes, das vítimas da guerra, das pessoas LGBTQIA+ e das causas climáticas (Encíclica Laudato Si). Tais declarações e atitudes lhe renderam diversas vezes duras manifestações em oposição à sua figura dentro da própria igreja.
Segundo o site da CNN, em reportagem do dia 14 de dezembro de 2023, o líder da oposição ao papado de Francisco, cardeal Reymond Burke, especialista jurídico da igreja e declaradamente ultraconservador, teria dito em 2018 a um grupo de católicos em Roma que há circunstâncias em que é aceitável desobedecer ao Papa.
Após anos de manifestações públicas contra a liderança do sucessor direto de Bento XVI, em 2023, baseado numa prerrogativa eclesial, que prever a anulação de privilégios cardeais para quem critica publicamente o chefe da igreja, Francisco resolveu dispensar Burke de sua residência no Vaticano e cortar o salário do qual o cardeal norte americano gozava.
A exemplo de Francisco de Assis, o Papa tomou iniciativas efetivas em favor de reformar a igreja, como afastar líderes envolvidos em casos de pedofilia e corrupção, acolher casais de segunda união, incentivar a maior participação das mulheres nos serviços pastorais e criticar abertamente as desigualdades produzidas pelo atual sistema econômico mundial. No entanto, desde o início do seu pontificado de 12 anos, sofreu com a resistência vinda dos ultraconservadores da igreja que por vezes o chamaram pejorativamente de “o Papa comunista”.
Feitos relevantes
Entre os maiores feitos do papado de Francisco estão a reaproximação mediada por ele entre EUA e Cuba em 2015, a promoção do diálogo entre as religiões, a confecção de uma encíclica em defesa do meio ambiente, o combate à corrupção e aos escândalos sexuais dentro da igreja e a abertura ao diálogo e acolhimento de minorias que até então não haviam sido mencionadas positivamente nas declarações oficiais da igreja.
Quem vai ser o Papa agora?
De acordo com a “Universi Dominici Gregis”, uma Constituição Apostólica publicada por João Paulo II, em 1996, que trata das normas para a vacância da Sé Apostólica e a eleição do Romano Pontífice, o novo conclave deve começar, no mínimo, 15 dias após a morte do Papa. Todavia, caso haja algum motivo grave, os cardeais poderão acrescentar mais dias a esse prazo.
O conclave é o processo eleitoral para o novo papa, acontece na Capela Sistina, dentro do Vaticano, por meio de voto secreto. Os participantes são todos cardeais, de diversas nacionalidades e como menos de 80 anos, até a conclusão da escolha do novo líder da igreja, nem um deles poderá se comunicar com o meio externo.
Ao final da eleição, a tradicional fumaça branca que sai pela chaminé da Capela Sistina indicará ao mundo que a igreja tem um novo papa. Dali a poucos instantes a igreja exibirá ao mundo o rosto do recém-eleito bispo de Roma.

Texto de Charles Brow Dias
Canaã dos Carajás-PA.

👁️ Este post foi visitado 2214 vezes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Leia Também

Política

Vereador Cleido Braz, o “rei das polêmicas”, volta a aprontar

O vereador Cleido Braz (União Brasil), da Câmara Municipal de Canaã dos Carajás (PA), vem se consolidando como protagonista de polêmicas no Legislativo municipal. Praticamente não há mês em que seu nome não esteja envolvido em algum episódio controverso. Desta vez, o parlamentar se destacou de forma negativa ao adotar

Leia mais... »