Logo blog do Bekão.png

O Maior Navio de Guerra da Marinha Está em Belém para a COP30

O Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico”, maior navio de guerra da América Latina e atual capitânia da Marinha do Brasil, está atracado no Porto de Belém para apoiar as operações de segurança da COP30. Neste domingo (9), a imponente embarcação reabriu para visitação pública, atraindo centenas de pessoas ao cais da Companhia Docas do Pará (CDP).

Com entrada gratuita, as filas começaram a se formar logo nas primeiras horas da manhã. Adultos e, especialmente, crianças ficaram impressionados com a grandiosidade do navio, verdadeiro símbolo da força e da presença naval brasileira. O NAM “Atlântico” permanecerá em Belém até o encerramento da conferência, evento histórico que marca a primeira realização de uma COP na Amazônia, sediada no Parque da Cidade, na capital paraense.

Potência e Missão

O NAM “Atlântico” é a principal embarcação da Esquadra Brasileira e serve como plataforma estratégica para operações aéreas e anfíbias. O navio pode transportar simultaneamente helicópteros, veículos terrestres e veículos anfíbios, desempenhando papel essencial em missões de defesa, logística e apoio humanitário.
Durante a COP30, centenas de militares da Marinha atuam a bordo na missão de garantir a segurança e o suporte operacional ao maior evento climático do planeta.

Histórico do Navio

O “Atlântico” é um navio de assalto anfíbio do tipo porta-helicópteros, projetado para o transporte de tropas, equipamentos e operações navais combinadas. Construído pelo estaleiro Vickers Shipbuilding and Engineering, no Reino Unido, foi originalmente batizado como HMS Ocean e serviu por vinte anos à Marinha Real Britânica.

Em fevereiro de 2018, a embarcação foi adquirida pelo Brasil, sendo incorporada à frota nacional em junho do mesmo ano. Durante sua trajetória na marinha britânica, o HMS Ocean participou de missões humanitárias e militares de grande relevância, como:

Ações em Kosovo e na América Central;

Operação Palliser, em Serra Leoa (2000);

Guerra do Iraque (Operação Telic);

E a Operação Unified Protector, durante a Guerra Civil da Líbia (2011).

Características e Capacidades

Atualmente, o NAM “Atlântico” é a principal embarcação da Esquadra Brasileira e símbolo do poder naval nacional.
Com 208 metros de comprimento — o equivalente a um prédio de 40 andares —, abriga 432 tripulantes fixos, podendo acomodar até 1.100 militares em missão. Sua capacidade operacional permite operar até 18 aeronaves simultaneamente em hangar e convoo.

Projetado para operações de controle marítimo, projeção de poder e missões humanitárias, o navio também pode ser empregado em apoio a desastres naturais, evacuação de civis e operações de paz sob mandato da ONU.

O nome “Atlântico” homenageia o oceano que moldou a história e a identidade do Brasil, reforçando o elo entre a nação e o mar que a conecta ao mundo.

Texto: Carlos Magno – Jornalista (DRT/PA 2627)
Fotos: Marinha do Brasil

👁️ Este post foi visitado 1110 vezes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Leia Também

ADEPARÁ faz última convocação para atualização cadastral dos rebanhos
Pecuária

ADEPARÁ faz última convocação para atualização cadastral dos rebanhos

Prazo termina em 14 de agosto para atualizar o cadastro de todas as espécies mantidas nas propriedades rurais do território paraense, exceto do Marajó.Produtor rural, agricultor familiar, pecuarista e representantes de propriedades precisam procurar a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (ADEPARÁ) para atualizar o cadastro dos animais

Leia mais... »
Parlamentar atribui “morte de TIRADENTES” a cobrança de 25% de impostos
Canaã e região

De “Tudo um Pouco” assim se resumiu a Sessão da Câmara Municipal de Canaã dos Carajás – PA

Parlamentar atribui “morte de TIRADENTES” à cobrança de 25% de impostos, em Sessão Plenária do Legislativo de Canaã dos Carajás-PA, e foi repreendido por educadora, também parlamentar, diante de colocação errônea. A Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Canaã dos Carajás, realizada nesta terça-feira, (06/05), transcorreu de forma tranquila.Todos os

Leia mais... »
Confronto iminente entre trabalhadores do projeto S11D e manifestantes que bloqueiam acesso à unidade da Vale, em Canaã dos Carajás-PA.
Canaã e região

Confronto iminente entre trabalhadores do projeto S11D e manifestantes que bloqueiam acesso à unidade da Vale, em Canaã dos Carajás-PA.

Um confronto de grandes proporções pode ocorrer a qualquer momento entre trabalhadores do projeto S11D, da mineradora Vale, e manifestantes que bloqueiam, desde o início da tarde desta sexta-feira, (16/05) a via de acesso à unidade, localizada em Canaã dos Carajás (PA). Os manifestantes são oriundos de uma área invadida

Leia mais... »
Presidente Lula recebe o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi
Mundo

Presidente Lula recebe o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, nesta terça-feira (8), no Palácio da Alvorada, o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, em visita de Estado ao Brasil. A cerimônia contou com toda a pompa do cerimonial da Presidência da República, reconhecido internacionalmente pela sua presteza e organização. O jornalista Carlos

Leia mais... »