Mina S11D da Vale bate novo recorde de produção

Mina S11D da Vale bate novo recorde de produção

A Mina do Projeto S11D, localizada em Canaã dos Carajás (PA) e operada pela Vale, segue quebrando sucessivos recordes de produção. Considerada a principal unidade de extração de minério de ferro do Complexo Minerador de Carajás, a S11D tem ampliado sua produtividade, contribuindo de forma significativa para a balança comercial brasileira e para o aumento da arrecadação de impostos no Pará e no município de Canaã dos Carajás.

Em fevereiro, durante evento realizado na Serra dos Carajás, que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o presidente da Vale, Gustavo Pimenta, anunciou um novo ciclo de investimentos da mineradora na região, estimado em R$ 70 bilhões. Parte desse montante deve ser direcionada para a S11D, com foco em elevar ainda mais a capacidade produtiva, gerar novos empregos e ampliar a arrecadação tributária.

De acordo com relatório divulgado pela empresa nesta terça-feira, a produção de minério de ferro da Vale (BVMF: VALE3) atingiu 83,6 milhões de toneladas no segundo trimestre de 2025, um crescimento de 3,7% em relação ao mesmo período do ano passado. O desempenho foi impulsionado principalmente pela planta de Brucutu, em Minas Gerais, e por um novo recorde trimestral na mina S11D, no Pará.

Mina S11D da Vale bate novo recorde de produção
Mina S11D da Vale bate novo recorde de produção

Somente em S11D, foram produzidas 20,9 milhões de toneladas, alta de 7,3% na comparação com o segundo trimestre de 2024. O resultado foi impulsionado por melhorias contínuas no desempenho operacional e por um aumento da produção na região de Serra Norte.

Em Brucutu, a entrada em operação da quarta linha de processamento resultou na maior produção do site desde o terceiro trimestre de 2019.

“No minério de ferro, a combinação de novos ativos em fase de ramp-up e maior confiabilidade operacional está garantindo maior aderência ao plano de produção para 2025”, destacou a empresa no relatório.

A Vale reafirmou sua expectativa de produzir entre 325 milhões e 335 milhões de toneladas de minério de ferro em 2025.

Apesar do avanço na produção, as vendas de minério de ferro caíram 3,1% no trimestre, somando 77,3 milhões de toneladas. Segundo a mineradora, a redução faz parte de uma estratégia de otimização do portfólio, com maior concentração de produtos no mercado chinês, o que alonga os prazos de entrega, além da recomposição de estoques após restrições de produção e embarque no primeiro trimestre.

Texto:

Carlos Magno
Jornalista – DRT/2627
Com informações da Vale.

👁️ Este post foi visitado 188 vezes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Leia Também

Canaã e região

Prefeitura entregará 63 casas do Moradia Digna nesta segunda-feira (14)

Com a entrega de hoje, 2.385 famílias canaenses serão beneficiadas em programas Canaã dos Carajás vive a expectativa da entrega de unidades habitacionais do programa Moradia Digna. Criado pela Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás e executado por meio da Secretaria de Habitação, 63 famílias serão contempladas com uma casa logo mais,

Leia mais... »