Ação busca fortalecer políticas de igualdade racial e promover o diálogo sobre o enfrentamento ao racismo no município
Por Gedeon Alves
O enfrentamento ao racismo e o fortalecimento de políticas públicas voltadas à comunidade negra foram os principais temas debatidos durante o I Seminário de Letramento Racial, realizado no último sábado (1º), no auditório da Câmara Municipal de Canaã dos Carajás.
Promovido pelo Instituto AFROGEN, que tem se destacado na defesa dos direitos da população negra e LGBTQIAPN+ no município, o evento reuniu autoridades, membros da entidade e representantes da sociedade civil em uma ampla reflexão sobre igualdade racial e cidadania.
A professora Flor Pinto — mulher negra, pessoa com deficiência e uma das fundadoras do AFROGEN — ressaltou a relevância do seminário para o fortalecimento das ações de combate ao racismo e promoção da equidade.
“Esse seminário tem como objetivo tirar a venda dos olhos daqueles que ainda insistem em negar que o racismo é gritante na sociedade. Precisamos pensar políticas públicas a partir do letramento racial, especialmente em um município onde a maioria da população é negra. O evento trouxe a população para esse debate urgente”, destacou.
Presente ao encontro, Byany Sanches, conselheira do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Coneppir) e também integrante do Conselho Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Social do Ministério da Igualdade Racial (MIR), avaliou o seminário como um marco transformador.
“Percebemos o quanto as pessoas têm para contribuir e o quanto acolhem esse debate, que é complexo e necessário. Tivemos representantes de diversos segmentos e, ao final, todos convergimos na mesma pauta: a urgência da criação de políticas públicas efetivas a partir deste encontro”, pontuou.
Como gesto simbólico e prático, Byany Sanches entregou à vereadora Ellenjusse Martins (MDB) — única mulher na atual legislatura da Câmara Municipal e participante ativa do evento — a documentação referente ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), além de um projeto piloto para a criação da Coordenadoria Municipal de Igualdade Racial e do Conselho Municipal de Igualdade Racial. Os documentos foram recebidos e assinados pela parlamentar.


Ellenjusse enfatizou a importância do diálogo para o fortalecimento das políticas de igualdade racial em Canaã dos Carajás:
“É através do diálogo e da escuta que podemos construir um município mais justo, inclusivo e consciente do seu papel no combate ao racismo”, afirmou.
A vereadora ainda destacou que pretende avançar com o Projeto de Lei que institui o Protocolo Municipal Antirracista, em tramitação desde fevereiro deste ano, e assegurou que estudará as propostas apresentadas no seminário para encaminhar novas iniciativas legislativas.
“Estou aberta ao diálogo para propor projetos que consolidem essas políticas e intermediar conversas com o Executivo, aproximando a população negra das instâncias de decisão e defesa dos seus direitos”, reforçou.
Encerrando o evento, os participantes celebraram uma grande roda de resistência negra, embalada pela canção “Canto das Três Raças”, de Clara Nunes — símbolo da força, da ancestralidade e da união na luta contra o racismo.
👁️ Este post foi visitado 709 vezes.








