Logo blog do Bekão.png

Evento do TCE encerra com palestras sobre controle interno em Canaã dos Carajás

Servidores participaram de dois dias de aprendizado com foco em prevenção de riscos, governança e inteligência artificial no setor público.

O Programa de Interiorização Conversando com o Controle Interno encerrou, nesta sexta-feira (17), dois dias de capacitação e aprendizado em Canaã dos Carajás. O evento, realizado pela primeira vez no município com apoio da Prefeitura, ocorreu na Câmara Municipal de Vereadores e é uma iniciativa do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA). O principal objetivo foi aproximar o controle externo exercido pelo TCE-PA do controle interno presente nos órgãos que prestam contas ao Tribunal.

Foto: Carol de Andrade

Para promover o aperfeiçoamento dos processos de trabalho, foi apresentada a palestra “Prevenir é Melhor que Sanar: o controle interno como aliado estratégico da gestão pública”, ministrada pela auditora de Finanças e Controle da Controladoria-Geral do Estado (CGE-PA), Lorena Arêda. Ela abordou os pilares do sistema de controle interno: apoio da gestão, gestão de riscos, envolvimento dos servidores e mapeamento de processos.

Segundo a auditora, com a adoção de novas metodologias e a identificação de riscos nas atividades dos órgãos públicos, é possível gerenciar esses riscos de forma eficaz. “A partir dessa análise, o servidor identifica quais riscos podem ser mitigados e aplica controles preventivos para garantir que o objetivo do processo seja alcançado”, explicou.

Foto: Carol de Andrade

Ela reforçou que o controle interno deve estar presente em todas as esferas administrativas. “Esse processo serve para todos: desde o presidente de um órgão, um secretário, até o prefeito ou governador. Quando o gestor trabalha com uma controladoria fortalecida, ele consegue antecipar riscos aplicáveis a programas, compras públicas ou qualquer outro processo, garantindo resultados efetivos para a sociedade”, destacou.

Outro tema abordado durante o evento foi “Aplicações de Inteligência Artificial na Gestão Pública”, apresentado pelo auditor do TCE-PA e engenheiro Patrick Alves. Ele demonstrou ferramentas de inteligência artificial que auxiliam no trabalho dos servidores e otimizam processos burocráticos.

Foto: Carol de Andrade

“A IA tem potencial para aprimorar o trabalho em todas as áreas. No controle interno, por exemplo, pode ser usada desde a pesquisa e interpretação da legislação até a geração de relatórios automatizados, aumentando a produtividade e eficiência”, afirmou.

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Pará, Ualame Fialho Machado, também participou do encontro e apresentou resultados das políticas de segurança no Estado. “Mostramos um pouco do que conseguimos para a região e, principalmente, como isso foi feito. Política pública só funciona quando traz resultado positivo para a população”, ressaltou.

Foto: Carol de Andrade

A conselheira do TCE-PA, Daniela Barbalho, destacou a importância da interiorização do Tribunal. “Essa aproximação permite que o Tribunal esteja mais presente nos municípios, orientando os jurisdicionados, esclarecendo novas legislações e qualificando servidores que atuam no controle interno”, afirmou.

A analista de Controle Interno da Prefeitura de Canaã dos Carajás, Anielle Rodrigues, avaliou positivamente a realização do evento. “Foi uma experiência enriquecedora. Tivemos uma visão mais ampla do controle interno e a palestra sobre inteligência artificial foi especialmente interessante, pois mostrou como podemos usar a tecnologia para tornar nossos processos mais eficientes”, disse.

Foto: Carol de Andrade

No encerramento do evento, a prefeita Josemira Gadelha recebeu uma premiação pelo reconhecimento nacional de Canaã dos Carajás no 2º Seminário do Índice de Progresso Social (IPS Brasil). O município foi destaque pela expressiva evolução nos indicadores que medem a qualidade de vida da população.

👁️ Este post foi visitado 286 vezes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Leia Também