Logo blog do Bekão.png

Em entrevista coletiva, presidente Lula faz balanço do G20 e da COP30 e destaca vitalidade do multilateralismo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu entrevista coletiva à imprensa neste domingo (23), em Joanesburgo, na África do Sul, após o encerramento da Cúpula de Líderes do G20. Bem-humorado, Lula abriu a conversa em tom descontraído, brincando com o fotógrafo oficial da Presidência, Ricardo Stuckert, dizendo que a coletiva de imprensa estava mal organizada e comentando, ao receber o fone de tradução, que “não gosta de sussurro no ouvido, só da Janja”.

Durante a coletiva, o presidente apresentou um amplo balanço dos resultados do G20 e da COP30 — encerrada no sábado (22), em Belém (PA) — e afirmou que ambos os eventos comprovam a força e a relevância do multilateralismo no cenário internacional.

“Se alguém imaginou que poderia enfraquecer o multilateralismo, esses eventos, tanto da COP quanto do G20, demonstram que o multilateralismo está mais do que vivo”, declarou.

Lula também anunciou que o acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul deverá ser assinado no dia 20 de dezembro.

Multilateralismo, desigualdades e transição energética

O presidente destacou que as discussões do G20 abordaram temas prioritários da agenda global, como combate às desigualdades, segurança alimentar, inteligência artificial, transição energética, minerais críticos e trabalho decente.

Sobre a questão climática, Lula citou a necessidade de reduzir a dependência de combustíveis fósseis:

“Se é verdade que os combustíveis fósseis são responsáveis por mais de 80% das emissões de gases de efeito estufa, também é verdade que precisamos dar solução a isso. O Brasil está fazendo sua parte, com 15% de biodiesel no diesel e 30% de etanol na gasolina.”

COP30: “Um sucesso extraordinário”

Lula comemorou o resultado da COP30, realizada em Belém, que aprovou por consenso o texto final e recebeu novos compromissos climáticos (NDCs) de 122 nações.

“Aqueles que imaginavam que Belém não estava preparada se enganaram. A COP foi um sucesso extraordinário, e tenho certeza de que quem conheceu a cidade voltou maravilhado.”

O presidente também afirmou que a abertura do debate sobre o Mapa do Caminho para a eliminação gradual dos combustíveis fósseis representa um avanço histórico.

Três grandes eventos no Brasil

Lula ressaltou que o Brasil protagonizou, em apenas 15 meses, três grandes eventos internacionais:

G20 do Rio de Janeiro,

Cúpula do BRICS,

COP30 em Belém.

O presidente destacou que estes resultados demonstram a capacidade organizacional e o peso geopolítico do Brasil.

O jornalista canaense Carlos Magno participou da cobertura jornalística dos três eventos, devidamente credenciado.

Ausência dos EUA no G20

Questionado sobre a ausência do presidente Donald Trump, Lula minimizou:

“Não é a primeira vez que falta um líder importante. Os Estados Unidos continuam sendo a maior economia do mundo, mas o G20 existe mesmo quando eles não participam.”

Lula também mencionou que Donald Trump — presidente dos EUA — presidirá o G20 em 2026.

Preocupação com presença militar dos EUA no Caribe

Lula demonstrou preocupação com a presença crescente de forças militares norte-americanas no Mar do Caribe:

“A América do Sul é uma zona de paz. Não temos armas nucleares. Pretendo conversar com o presidente Trump. Não podemos repetir erros como o da guerra na Ucrânia.”

Acordo União Europeia–Mercosul

Lula confirmou que o acordo comercial será assinado ainda este ano:

“Posso garantir que no dia 20 de dezembro estaremos assinando o acordo. Ele envolve 722 milhões de habitantes e um PIB de 22 trilhões de dólares. Possivelmente, será o maior acordo comercial do mundo.”

Viagem a Moçambique

Após o G20, Lula segue para Maputo, capital de Moçambique, onde será recebido com honras de chefe de Estado pelo presidente Daniel Francisco Chapo, que esteve recentemente em Belém durante a COP30. Em clima descontraído, Lula brincou sobre a altura do presidente moçambicano, que mede mais de dois metros.

Carlos Magno
Jornalista – DRT/PA 2627
Com informações do Palácio do Planalto

👁️ Este post foi visitado 924 vezes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Leia Também

Política

Vereador Cleido Braz, o “rei das polêmicas”, volta a aprontar

O vereador Cleido Braz (União Brasil), da Câmara Municipal de Canaã dos Carajás (PA), vem se consolidando como protagonista de polêmicas no Legislativo municipal. Praticamente não há mês em que seu nome não esteja envolvido em algum episódio controverso. Desta vez, o parlamentar se destacou de forma negativa ao adotar

Leia mais... »
Canaã inaugura núcleo de educação infantil na VS-52
Brasil

Canaã inaugura núcleo de educação infantil na VS-52

No fim da tarde desta sexta-feira (28), comunidade, servidores e autoridades municipais inauguraram o Núcleo de Educação Infantil (NEI) da VS-52. O local exibe infraestrutura moderna e tem capacidade para atender 336 alunos entre seis meses e cinco anos e nove meses. O NEI conta com 10 salas de aula,

Leia mais... »
Meio Ambiente

PARÁ reduz em 67% os focos de queimadas em 2025, segundo dados do INPE.

Resultado expressivo reforça eficácia de ações preventivas, fiscalização e políticas ambientais coordenadas pelo Governo do Estado O Governo do Pará registrou, em 2025, uma redução histórica de 67% nos focos de queimadas em relação ao ano anterior. De acordo com dados oficiais do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o

Leia mais... »