Desportistas de Canaã dos Carajás (PA) pedem a revogação da Lei de cessão do Estádio Municipal ao Canaã FC

Desportistas de Canaã dos Carajás (PA) pedem a revogação da Lei de cessão do Estádio Municipal ao Canaã FC.

Desportistas, torcedores e parte da imprensa de Canaã dos Carajás (PA) estão solicitando à prefeita Josemira Gadelha a revogação da Lei nº 988/2022 (em anexo), que concedeu a permissão de uso do Estádio Municipal Benezão — patrimônio público avaliado em mais de R$ 60 milhões — à equipe do Canaã Futebol Clube, antigo Sport Real Futebol Clube.

Desde 2022, o Canaã FC tem recebido amplo apoio da Prefeitura Municipal, com investimentos que ultrapassam R$ 3 milhões nas temporadas em que participou do Campeonato Paraense de Futebol Profissional (segunda divisão em 2022 e primeira divisão em 2023). Além da cessão do estádio sem custos, inclusive com a prefeitura arcando com despesas como energia elétrica, o clube sempre contou com respaldo institucional.

No entanto, de forma unilateral e sem qualquer aviso prévio, o presidente do clube, o empresário Alain Cohen, decidiu transferir os mandos de campo da equipe para a cidade de Castanhal, na Região Metropolitana de Belém, durante a disputa da segunda divisão do Campeonato Paraense de 2025. A decisão surpreendeu e indignou a administração pública, a torcida local e a imprensa esportiva de Canaã dos Carajás, que se sentiram desrespeitados e abandonados.

A revolta é ainda maior pelo fato de que, em 2022, o vereador Cabelo — principal articulador da vinda do então Sport Real para o município — foi quem intercedeu junto à prefeita para aprovar a cessão do estádio ao clube. Agora, diante da ruptura inesperada e da falta de consideração com a cidade, desportistas exigem a revogação imediata da Lei nº 988/2022. Além disso, pedem que o vereador Cabelo proponha um projeto na Câmara Municipal para declarar o empresário Alain Cohen como “persona non grata” em Canaã dos Carajás.

A mobilização cresce em meio a um forte sentimento de traição e busca restaurar o controle público sobre um importante bem municipal, devolvendo-o à população e ao esporte local.

👁️ Este post foi visitado 1450 vezes.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Leia Também

Segundinha do Campeonato Paraense 2025 entra na fase decisiva
Esportes

Segundinha do Campeonato Paraense 2025 entra na fase decisiva

A Federação Paraense de Futebol (FPF) divulgou as datas, horários e locais dos jogos de ida das quartas de final da Série A2 do Campeonato Paraense 2025 — a popular “Segundinha”. Oito equipes seguem na disputa pelas duas vagas de acesso à elite do futebol paraense em 2026: Amazônia Independente,

Leia mais... »