Logo blog do Bekão.png

Casa da Cultura tem semana intensa de programações para dezembro, em Canaã dos Carajás-PA.

FILMES 100% EM LIBRAS EM CANAÃ DOS CARAJÁS: MOSTRA E DIÁLOGO SOBRE CINEMA INCLUSIVO.

Dedicada inteiramente à acessibilidade e ao protagonismo da comunidade surda no audiovisual, a programação “Surdos na Tela: Mostra e Diálogo sobre Cinema Inclusivo” é uma das principais iniciativas de encerramento das atividades da Casa da Cultura de Canaã dos Carajás em 2025.
A sessão desta terça-feira (9) será a partir das 19h e inclui os curtas-metragens de ficção “Encontro com a Mãe D’água”, “Mãe”, “Procissão”, “Matinta”, “A Visita” e o documentário “Dedos que Dizem Poemas”, todos produzidos por Jefter Nery.

As obras valorizam a cultura surda, sua expressão artística e seu papel na produção audiovisual amazônica. A missão do projeto cultural é exibir filmes 100% em LIBRAS, com legendas em português, protagonizados por pessoas surdas e intérpretes da linguagem brasileira para surdos.

Mas, além da exibição, o projeto promove uma roda de conversa com atores e realizadores surdos, discutindo protagonismo, representatividade e os desafios da produção audiovisual inclusiva. O evento é totalmente acessível, com LIBRAS e legendas, e busca romper barreiras de comunicação, aproximando públicos surdos e ouvintes.

Com essa iniciativa, a ideia é reforçar a importância da inclusão no cinema, mostrando histórias feitas por e para surdos, enquanto inspiram-se novas produções e é ampliado o acesso à cultura surda.

SOCIALIZAÇÃO LITERÁRIA

Também na terça-feira, ocorreu a Socialização Literária. A atividade foi realizada por meio da contação da história “O Natal de Manuel”, de Ana Maria Machado.
A partir da apreciação do enredo, os participantes serão convidados a refletir sobre o verdadeiro significado do Natal, para além dos presentes, luzes e festividades.

O encontro de imaginação, conversa e valorização da literatura reforça a magia desta época tão especial e teve como facilitadora Valeska Barcelos. A produtora cultural Cleidiane dos Santos ressalta que a Sala de Leitura da Casa da Cultura de Canaã dos Carajás desenvolve, ao longo do ano, práticas educativas que estimulam o contato com os livros, a troca entre os participantes e o fortalecimento de vínculos.

“Esses encontros se consolidam como parte fundamental da formação leitora, da convivência e da construção de uma comunidade mais integrada e consciente”, diz. Para Cleidiane, a socialização por meio do livro e da leitura é uma das formas mais potentes de promover encontros, ampliar horizontes e fortalecer vínculos entre as pessoas.
“Quando criamos um espaço coletivo de leitura, permitimos que diferentes vozes, trajetórias e saberes se reconheçam e dialoguem entre si. A leitura desperta curiosidade, sensibilidade e pensamento crítico, convidando cada participante a refletir sobre si, sobre o outro e sobre o mundo. As ações que realizamos aqui buscam estimular o hábito leitor, mas também favorecer a construção de uma comunidade mais acolhedora, participativa e consciente”, pondera.
O livro, nesse contexto, se torna instrumento de inclusão, pertencimento e transformação social. “Investir em práticas de leitura compartilhada é investir em desenvolvimento humano, em uma educação que valoriza a troca, o respeito e a formação integral”, conclui Cleidiane.

PROJETO “ENCONTREI HISTÓRIA NESSE CHÃO” VIAJA AO PASSADO NA CASA DA CULTURA DE CANAÃ DOS CARAJÁS

Projeto de educação patrimonial promove simulações de escavações e troca de aprendizados sobre sítios arqueológicos com o público infanto-juvenil
No dia 10 de dezembro, quarta-feira, a Casa da Cultura de Canaã dos Carajás convida o público a visitar o passado do município. O projeto “Encontrei História Nesse Chão” é uma atividade voltada para crianças e adolescentes, com o objetivo de envolver os participantes em simulações de escavações arqueológicas, rodas educativas e palestras sobre os sítios arqueológicos da região de Carajás.

Ministrado pela produtora cultural Mariana Farnese, o projeto começou no município de Parauapebas (PA), uma parceria entre a Sapo de Vidro Produções e a Associação Casa Viva Amazônia. “Ele (projeto Encontrei História Nesse Chão) faz parte de um projeto maior, de educação patrimonial.
A gente está fazendo só uma parte desse projeto, com uma palestra mais resumida e uma simulação de escavação, para passar para as crianças noções sobre educação patrimonial e a importância do conhecimento das tecnologias ancestrais”, explica Mariana.

Após a experiência em Parauapebas, Mariana decidiu ir além e inscreveu o projeto no edital Casa Aberta Amazônia Paraense. Vencedora da seleção, ela destaca que os ensinamentos da iniciativa geralmente se expandem para além das atividades planejadas. Muitas crianças e adolescentes desenvolvem a curiosidade de buscar informações sobre o território, alinhadas a conhecimentos teóricos e educacionais.
“A gente sempre tem expectativa muito legal sobre esse projeto, porque ele é muito bonito, e sempre traz muita curiosidade para as crianças. Então, é comum que elas busquem mais informações sobre história, geografia, sobre o meio ambiente, sobre biologia. Isso também provoca outros conhecimentos”, comenta a produtora cultural.
Após as atividades do projeto Encontrei História Nesse Chão, a expectativa é que crianças e adolescentes possam se aproximar da memória e da história do território de Canaã dos Carajás, como forma de preservá-lo e, também, possam aprofundar as relações de pertencimento ao local que habitam.

Serviço

Projeto Encontrei História Nesse Chão

📅 Data: 10/12/2025

🕢Horário: 14h às 17h

📍 Local: Casa da Cultura de Canaã dos Carajás

🎯 Classificação: Livre

☎️ Informações: (94) 99220-3451

👁️ Este post foi visitado 459 vezes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Leia Também

MPPA instaura inquérito civil para investigar possível fraude em concurso público realizado, em Canaã dos Carajás-PA
Brasil

MPPA instaura inquérito civil para investigar possível fraude em concurso público realizado, em Canaã dos Carajás-PA.

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio da Promotoria de Justiça de Canaã dos Carajás, representado pelo promotor de Justiça titular Emerson Costa de Oliveira, instaurou um inquérito civil para apurar denúncias de possíveis irregularidades no concurso público realizado pela Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás, conforme

Leia mais... »
Vânia Mascarenhas é efetivada como secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, em Canaã dos Carajás-PA
Canaã e região

Vânia Mascarenhas é efetivada como secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, em Canaã dos Carajás-PA

A prefeita de Canaã dos Carajás, Josemira Gadelha, oficializou nesta segunda-feira (1º) a nomeação de Vânia Lúcia Alves Mascarenhas da Silva como secretária municipal de Desenvolvimento Econômico. A decisão foi publicada no Diário Oficial dos Municípios por meio da Portaria nº 427/2025 – GP. Até então secretária adjunta da pasta,

Leia mais... »