Logo blog do Bekão.png

Canaã receberá sistema de gestão pública para o desenvolvimento sustentável nesta quinta-feira (3)

imagem: Diego Barbosa

O Instituto de Desenvolvimento Urbano (IDURB) receberá, hoje (3), o Cadastro Territorial Multifinalitário (CTM), uma ferramenta de gestão pública integrada que permitirá o mapeamento e a organização de informações. O sistema reforçará o Sistema Municipal de Geoprocessamento (SIMGEO) do instituto.

O CTM é um recurso utilizado para gerenciar e registrar dados sobre propriedades e territórios de uma determinada região. Essencial para a administração pública, ele possibilita o cadastramento e a estruturação de informações sobre limites territoriais, uso do solo, infraestrutura e outros aspectos relevantes.

“Esse sistema contribuirá para o desenvolvimento urbano e sustentável de Canaã dos Carajás. Ele conectará a prefeitura às suas secretarias e órgãos municipais, garantindo que as informações fiquem centralizadas em um banco de dados. Dessa forma, fortaleceremos ainda mais a gestão pública integrada.”, afirmou o presidente do IDURB, Geam Meirey.

O coordenador de geoprocessamento e cartografia do IDURB, Valdir Gustavo, destacou que o sistema também auxiliará em mapeamentos estratégicos, como o combate ao mosquito Aedes aegypti. “Foram identificados quase 1.000 imóveis com caixas d’água abertas. Muitas vezes, o morador não percebe que o reservatório está exposto, seja pela dificuldade de acesso ou por falta de informação. Grande parte das ações se concentra em lotes vazios e quintais, mas o perigo pode estar nas alturas, com caixas d’água destampadas. Com o novo sistema, conseguiremos repassar esses dados à Secretaria Municipal de Saúde para que intervenha e evite a proliferação do mosquito.”, explicou.

O CTM também permitirá o mapeamento de placas de trânsito, sinalização horizontal e vertical, facilitando o trabalho da Secretaria Municipal de Segurança Pública Viária (Semspuv). Além disso, auxiliará no processo de regularização fundiária, fornecendo informações detalhadas sobre os imóveis, como localização, status de regularização e tipo de procedimento adotado—se social ou oneroso. “Tudo isso estará acessível na tela de um computador.”, ressaltou Valdir Gustavo.

O IDURB receberá o sistema CTM por meio de compensação ambiental prevista no licenciamento ambiental de Sossego, operação de cobre do Grupo Vale, no município. A empresa responsável pela implementação será a Geodados. A cerimônia de entrega ocorrerá no dia 3 de abril, às 17h, no auditório do IDURB.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Canaã dos Carajás

👁️ Este post foi visitado 2021 vezes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Leia Também

Meio Ambiente

Secretaria da Fazenda (SEFA) apreende retroescavadeira e 30 toneladas de pescado, em Cachoeira do Piriá e Dom Eliseu

Fiscais de receitas estaduais da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), da Coordenação de Controle de Mercadorias em Trânsito do Gurupi, em Cachoeira do Piriá, nordeste do Pará, apreenderam, no domingo (06/07), uma retroescavadeira nova no valor de R$ 345 mil.Em detalhes e na integra acessando o link: https://agenciapara.com.br/noticia/68626/secretaria-da-fazenda-sefa-apreende-retroescavadeira-e-30-toneladas-de-pescado 👁️

Leia mais... »
Canaã participa do Lançamento do Pavilhão Pará e Bosque dos Municípios
Meio Ambiente

Canaã participa do Lançamento do Pavilhão Pará e Bosque dos Municípios

A iniciativa visa incentivar a participação dos municípios na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá em novembro na capital paraense. a última quinta-feira, 12 de junho, Canaã dos Carajás participou de um momento significativo rumo à sustentabilidade e ao desenvolvimento municipal com o lançamento do

Leia mais... »