Logo blog do Bekão.png

Canaã dos Carajás avança no combate à evasão escolar

Esse avanço é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed), a Fundação Vale e a organização da sociedade civil Cidade Escola Aprendiz, por meio do projeto Territórios em Rede.

São diversos os fatores que levam ao abandono escolar, como problemas econômicos, a necessidade de trabalhar para ajudar na renda da família, questões de saúde do aluno ou de algum familiar, bullying, entre outros motivos. Combater a evasão é um desafio, mas, em Canaã dos Carajás, os resultados têm sido positivos: mais de mil crianças retornaram à escola entre 2021 e 2024.

Foto: Diego Barbosa

Esse avanço é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed), a Fundação Vale e a organização da sociedade civil Cidade Escola Aprendiz, por meio do projeto Territórios em Rede. “Quando recebemos o projeto, estávamos em um cenário de pandemia da Covid-19. Mesmo diante desse desafio, ele foi desenvolvido. Tivemos uma equipe em campo, da Fundação Vale, junto com a Semed, orientadores, professores e escolas em geral, para mapear e identificar alunos em situação de risco de abandono e evasão. Foram quatro anos de trabalho, mantendo uma equipe em campo e outra contribuindo na formação e na construção de uma política definitiva de busca escolar ativa”, pontuou o secretário municipal de Educação, Leonardo Cruz.

O Territórios em Rede atua auxiliando os municípios na busca ativa escolar em domicílios de crianças e adolescentes infrequentes ou que deixaram a escola, assim como no acompanhamento de suas famílias, em articulação constante com o poder público. A proposta é criar soluções para que nenhuma criança ou adolescente fique fora da sala de aula. O projeto também desenvolve estratégias de comunicação comunitária para conscientização e identificação de estudantes evadidos, promove a atuação intersetorial entre as secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social e forma agentes públicos para a formulação e implementação de políticas de prevenção e enfrentamento da exclusão escolar.

Foto: Izzy Azevedo

“Não estaríamos celebrando esses resultados tão positivos — com a reinserção de mais de mil crianças e com o aumento no número de matriculados — sem o esforço, a dedicação e o comprometimento da Secretaria Municipal de Educação. A secretaria nos deu a mão, permitiu nosso trabalho e mobilizou suas equipes para estar conosco nesse enfrentamento à exclusão escolar. Hoje entendemos que o município de Canaã está muito fortalecido dentro dessa metodologia, por ter se engajado tanto ao projeto e também pela criação do comitê de gestão intersetorial, que vai permitir que o programa continue no município”, afirmou a gerente da Fundação Vale, Wilma Miranda.

A gestora geral de campo do projeto Territórios em Rede, Elza Sousa, acompanhou a implementação do trabalho e o apoio à busca ativa escolar. Ela destaca o motivo pelo qual o município é considerado referência. “Canaã estruturou uma equipe própria, um núcleo de Busca Ativa, que acompanha esse trabalho de ir atrás das crianças e adolescentes. O município também tem uma atuação forte nas escolas e nos equipamentos públicos. É um município que investe e demonstra preocupação com a garantia do direito à educação.”

A gestora política da Busca Ativa pelo Unicef no município de Canaã dos Carajás, Janayna Paula, também reforçou o avanço. “A busca ativa tem uma meta estipulada pelo Selo Unicef, com a qual trabalhamos, e Canaã já ultrapassou essa meta, com mais de 800 casos de alunos em risco de evasão reinseridos neste ano de 2025. É uma política intersetorial que envolve todos os setores da administração pública e está baseada no decreto municipal sancionado em 2023”, concluiu.

Seminário Territórios em Rede

Na última terça-feira (2), foi realizado o Seminário Territórios em Rede: Caminhos para o Direito à Educação em Canaã dos Carajás, na sede da Secretaria Municipal de Educação. O evento reuniu professores, coordenadores e supervisores educacionais, agentes comunitários de saúde, assistentes sociais e membros do Conselho Tutelar, do CRAS e do CREAS. Foram promovidos painéis temáticos sobre os direitos de crianças e adolescentes, além de debates com especialistas.

Foto: Izzy Azevedo

A Patrícia de Fátima de Carvalho Araújo, promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude do Ministério Público do Pará, esteve presente no evento e destacou a importância da abordagem intersetorial sobre o tema. “As causas da exclusão escolar estão, muitas vezes, fora da escola e precisam ser discutidas de forma conjunta com diferentes atores da rede de proteção. É responsabilidade de todos nós garantir que as crianças e adolescentes estejam na escola. Canaã tem uma rede potente e participativa, que esteve massivamente presente no evento. O município está de parabéns. Saio muito feliz deste encontro.”

👁️ Este post foi visitado 393 vezes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Leia Também

Homicídio cercado de mistério em Parauapebas
Polícia

Homicídio cercado de mistério em Parauapebas

A Polícia Civil do Pará investiga um homicídio ocorrido na noite deste sábado (16), por volta das 22h30, no bairro Parque dos Carajás, em Parauapebas. O crime aconteceu em uma residência localizada na Rua Ticuna, quadra 89, lote 16. De acordo com a Delegacia de Homicídios, a vítima foi identificada

Leia mais... »
Educação

Canaã dos Carajás atinge meta de alfabetização na idade certa

Canaã dos Carajás alcançou mais um importante marco na educação. O município está entre os que atingiram a meta do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC). Em 2023, Indicador Criança Alfabetizada de Canaã dos Carajás foi de 62,1 e a meta para

Leia mais... »
Solidariedade

Canaã dos Carajás perde o pioneiro Cotegipe

Canaã dos Carajás (PA) perdeu, nesta quarta-feira (16), um de seus mais antigos e respeitados pioneiros: José Alves da Silva, carinhosamente conhecido como Cotegipe Natural de Tiros, Minas Gerais, Cotegipe nasceu em 15 de junho de 1936 e havia completado recentemente 89 anos de vida. Chegou à então vila de

Leia mais... »
MPPA instaura inquérito civil para investigar possível fraude em concurso público realizado, em Canaã dos Carajás-PA
Brasil

MPPA instaura inquérito civil para investigar possível fraude em concurso público realizado, em Canaã dos Carajás-PA.

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio da Promotoria de Justiça de Canaã dos Carajás, representado pelo promotor de Justiça titular Emerson Costa de Oliveira, instaurou um inquérito civil para apurar denúncias de possíveis irregularidades no concurso público realizado pela Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás, conforme

Leia mais... »