FICCO/PA deflagra operação de combate à falsificação de documentos em cidades próximas à capital do Pará.

FICCO/PA deflagra operação de combate à falsificação de documentos em cidades próximas à capital do Pará.

Na ação, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão contra servidores públicos do estado do Pará.

Belém/PA. FICCO/PA deflagra Operação Nome Falso, contra esquema de falsificação de documentos ligados a facção criminosa em Belém/PA – Na data de hoje (07/05), a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/PA) deflagrou operação decorrente de investigação policial que apura esquema criminoso de falsificação de documentos e corrupção de servidores públicos no Estado do Pará, com conexões diretas com integrantes de facção criminosa.

A investigação tem origem na Operação Exílio, iniciada pela Polícia Federal no ano de 2020, e revelou a existência de um núcleo criminoso atuante no Pará, responsável pela produção e distribuição de documentos ideologicamente falsos. Esses documentos eram utilizados para acobertar a identidade e a condição de foragidos de membros de facção criminosa, envolvidos no tráfico internacional de drogas e armas na região de fronteira entre Brasil e Paraguai.

FICCO/PA deflagra operação de combate à falsificação de documentos em cidades próximas à capital do Pará.
FICCO/PA deflagra operação de combate à falsificação de documentos em cidades próximas à capital do Pará.

Apurou-se que, por meio da cooptação de servidores públicos em diferentes esferas, os criminosos obtinham documentos expedidos por órgãos federais e estaduais, como Certificado de Dispensa de Incorporação (Exército), Carteira de Trabalho Digital, NIT (INSS), CPF (Receita Federal) e título eleitoral (Justiça Eleitoral). As fraudes envolviam ainda a emissão irregular de certidões de nascimento em cartórios extrajudiciais.

Durante a investigação, foram identificados indícios do envolvimento de servidores públicos que, no exercício de suas funções, facilitaram a produção e validação dos documentos fraudulentos. Entre os investigados estão responsáveis por cartórios, servidores municipais e agentes vinculados à Justiça Eleitoral, que teriam emitido centenas de inscrições irregulares, levantando suspeitas de fraude eleitoral e falsificação documental em larga escala.

Foram expedidos 3 (três) mandados de busca e apreensão pelo juízo federal 4ª Vara Federal Criminal da SJPA, depois de representação da FICCO/PA, dos três mandados, dois foram cumpridos nas cidades de Santa Izabel/PA e São Francisco/PA.

A operação reforça o compromisso da FICCO/PA – composta pela Polícia Federal, Polícia Civil do Pará e Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP) – com o enfrentamento qualificado e integrado ao crime organizado, especialmente no que se refere à atuação de facções e suas redes de apoio.

Fonte: Comunicação Social da Polícia Federal no Pará
cs.srpa@pf.gov.br

👁️ Este post foi visitado 1008 vezes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Leia Também

Canaã e região

DENUNCIA! Secretaria de Habitação instaura processos administrativos contra beneficiários do programa Moradia Digna.

A Secretaria Municipal de Habitação de Canaã dos Carajás (PA) instaurou novos processos administrativos contra beneficiários do programa habitacional Moradia Digna. O município executa o maior programa habitacional do Brasil financiado com recursos próprios, com a meta de construir 4 mil casas populares. Centenas de unidades já foram entregues e

Leia mais... »
Canaã e região

Empresários irão debater sobre “carga e descarga” na sede da ACIACCA nesta quinta, (10).

A nova diretoria da ACIACCA- Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Canaã dos Carajás-PA, presidida por Luíz Antônio Coelho Junior (Coelho Tecnologia), tem procurado desenvolver um trabalho diferenciado, assim aproximando os órgãos governamentais aos associados, visando ao final beneficiar a população no seu contexto geral.Nesta quinta-feira, 10/04/2025 a ACIACCA estará

Leia mais... »
Prefeitura instaura processo administrativo contra beneficiários do programa de habitação
Canaã e região

Prefeitura instaura processo administrativo contra beneficiários do programa de habitação “MORADIA DIGNA”, em Canaã dos Carajás-PA.

A Prefeitura de Canaã dos Carajás (PA), por meio da Secretaria Municipal de Habitação, instaurou processos administrativos contra beneficiários do programa habitacional Moradia Digna.As portarias, assinadas pela secretária municipal Ângela Aragão Silva, foram publicadas na edição desta quinta-feira (22) do Diário Oficial dos Municípios. Foram citados Donias Ferreira da Silva,

Leia mais... »
Resultado Final do Concurso da Prefeitura de Canaã dos Carajás
Canaã e região

Confira o Resultado Final do Concurso da Prefeitura de Canaã dos Carajás

A Fundação Getúlio Vargas (FGV), organizadora do Concurso Público da Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás, divulgou nesta quinta-feira (07) o resultado final dos aprovados no certame de 2025. O concurso oferece vagas para diversos cargos nos níveis Fundamental, Médio, Técnico e Superior, reforçando o compromisso da gestão municipal com

Leia mais... »