Logo blog do Bekão.png
Prefeitura de Canaã reforça cuidados com alta proliferação de lesmas e caramujos durante o inverno amazônico

Prefeitura de Canaã reforça cuidados com alta proliferação de lesmas e caramujos durante o inverno amazônico.

Entre dezembro e maio, a região norte registra os maiores índices de chuva, período conhecido como inverno amazônico, a alta umidade e as chuvas intensas criam condições ideais para o aumento na proliferação de lesmas e caramujos. A Prefeitura de Canaã dos Carajás, por meio da Secretaria de Saúde, reforça algumas medidas a serem tomadas.

Segundo coordenador de vigilância em saúde Douglas Pacheco, a situação exige atenção redobrada da população, especialmente quanto à presença do caramujo africano (Achatina fulica), espécie transmissora de zoonoses. As principais doenças associadas a esses animais são a meningite eosinofílica e a esquistossomose, também conhecida como barriga d’água. A meningite eosinofílica é provocada pelo verme Angiostrongylus cantonensis, que pode atingir o sistema nervoso central antes de se alojar nos pulmões. Já a esquistossomose é causada por parasitas que se desenvolvem em caramujos de água doce, sendo um problema recorrente em áreas alagadas.

“O ser humano participa do ciclo como um “hospedeiro acidental” do verme ao ingerir alimentos contaminados pelo contato com secreção do animal. Outra forma de contágio é o consumo não recomendado desses moluscos parasitados.”, explica Douglas.

A Secretaria de Saúde (Semsa) reforça que a população deve evitar o contato direto com lesmas e caramujos, e adotar medidas preventivas no dia a dia. Entre elas, lavar bem frutas e verduras, cozinhar os alimentos adequadamente e manter o ambiente limpo, sem acúmulo de matéria orgânica como restos de comida e lixo exposto.

Caso sejam encontrados caramujos ou lesmas em quintais, ou áreas residenciais, a orientação é realizar o manejo com segurança:

            1.         Utilize luvas nas mãos;

            2.         Recolha os moluscos e coloque-os em um balde com água e solução de água sanitária ou hipoclorito de sódio;

            3.         Após a morte dos animais, descarte-os em sacos plásticos resistentes como lixo comum, preferencialmente quebrando as conchas para evitar acúmulo de água.

O uso de pesticidas para combater a infestação não é recomendado devido à toxicidade dessas substâncias, que podem prejudicar o solo e o meio ambiente.

Segundo a Semsa, é fundamental também remover ovos que possam estar próximos aos caramujos, para evitar nova proliferação. Em áreas públicas ou em casos de infestação mais intensa, os moradores podem acionar o apoio dos Agentes de Combate às Endemias pelo WhatsApp: (94) 99195-1669.

Assessoria de Comunicação.
Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás.

👁️ Este post foi visitado 962 vezes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Leia Também

Empreendedorismo

Prefeitura de Canaã celebra convênio de mais de R$ 1 milhão com a ACIACCA para realização do Fórum de Negócios durante a FENECAN 2025

A Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás (PA) celebrou, no último dia 21 de agosto, o Termo de Fomento nº 039/2025 com a Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Canaã dos Carajás (ACIACCA). O extrato do convênio foi publicado nesta segunda-feira (29) no Diário Oficial dos Municípios. O acordo, assinado

Leia mais... »
Meio Ambiente

PARÁ tem maior redução de desmatamento da Amazônia Legal em 2025

RESULTADO APONTA QUE O ESTADO REDUZIU AS ÁREAS DESMATADAS EM 297 KM², ALCANÇANDO 60% DE QUEDA, NA COMPARAÇÃO AOS DADOS DE 2021. O Pará alcançou a maior redução de desmatamento, em quilômetros quadrados, entre os estados da Amazônia Legal em 2025, segundo dados divulgados pelo Programa de Monitoramento do Desmatamento

Leia mais... »