Se comemora o dia do JORNALISTA nesta segunda-feira, (7).

Neste 7 de abril, data em que é celebrado o Dia do Jornalista no Brasil, é necessário reforçar a relevância da profissão para o fortalecimento da democracia e o combate à desinformação.
Em tempos marcados por uma avalanche de fake News e discursos de ódio, a atuação responsável e ética do jornalista tem sido colocada à prova.
Apesar das transformações tecnológicas e da facilidade com que as informações são disseminadas pelas redes sociais, foi reafirmada a necessidade de profissionais compromissados com a veracidade das informações levados aos leitores, também espectadores e outros.

O combate às fake news se tornou um desafio diário, aqueles que visam levar a informação com responsabilidade, existe outra grande frente enfrentada pelos jornalistas nos dias de hoje é o combate à desinformação.
Já existem ferramentas de verificação dos fatos, sendo incorporadas as redações.
No entanto, a propagação de informações falsas muitas vezes acontece em velocidade superior à da checagem.
Por isso, estratégias têm sido desenvolvidas não apenas para desmentir, mas também para educar o público sobre a importância da apuração jornalística.
O trabalho silencioso, porém, incansável, dos jornalistas tem sido fundamental para manter a sociedade informada de maneira responsável.

👁️ Este post foi visitado 707 vezes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Leia Também

Operação 'Muralha Estadual' foi deflagrada nesta quinta-feira (22).
Polícia

Operação da PC cumpre 300 mandados contra diversos crimes no Pará.

Operação ‘Muralha Estadual’ foi deflagrada nesta quinta-feira (22). A Polícia Civil (PC) do Pará deflagrou nesta quinta-feira, (22/05) a operação “Muralha Estadual” para dar cumprimento à 300 (trezentos) mandados judiciais, entre mandados de prisão e de busca e apreensão, que serão cumpridos pelo estado.De acordo com a PC, os mandados

Leia mais... »