Logo blog do Bekão.png

Se comemora o dia do JORNALISTA nesta segunda-feira, (7).

Neste 7 de abril, data em que é celebrado o Dia do Jornalista no Brasil, é necessário reforçar a relevância da profissão para o fortalecimento da democracia e o combate à desinformação.
Em tempos marcados por uma avalanche de fake News e discursos de ódio, a atuação responsável e ética do jornalista tem sido colocada à prova.
Apesar das transformações tecnológicas e da facilidade com que as informações são disseminadas pelas redes sociais, foi reafirmada a necessidade de profissionais compromissados com a veracidade das informações levados aos leitores, também espectadores e outros.

O combate às fake news se tornou um desafio diário, aqueles que visam levar a informação com responsabilidade, existe outra grande frente enfrentada pelos jornalistas nos dias de hoje é o combate à desinformação.
Já existem ferramentas de verificação dos fatos, sendo incorporadas as redações.
No entanto, a propagação de informações falsas muitas vezes acontece em velocidade superior à da checagem.
Por isso, estratégias têm sido desenvolvidas não apenas para desmentir, mas também para educar o público sobre a importância da apuração jornalística.
O trabalho silencioso, porém, incansável, dos jornalistas tem sido fundamental para manter a sociedade informada de maneira responsável.

👁️ Este post foi visitado 1528 vezes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Leia Também

Canaã supera capitais e é destaque nacional em vigilância em saúde

Canaã supera capitais e é destaque nacional em vigilância em saúde O município de Canaã dos Carajás conquistou resultados expressivos no Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQAVS), promovido pelo Ministério da Saúde. No levantamento referente ao ano de 2024, o município atingiu 12 indicadores de desempenho,

Leia mais... »
Educação

FLACC 2025 recebe a escritora Lucia Tucuju para diálogo sobre oralidade, cultura e literatura indígena

O Festival Literário e Artístico de Canaã dos Carajás (FLACC) recebeu, nesta sexta-feira (21), a escritora indígena Lucia Tucuju, que compartilhou conhecimentos sobre dialogos e reflexões sobre literatura, oralidade e a presença da cultura indígena no contexto escolar, além de promover contação de histórias voltada ao público infantil. Lucia é

Leia mais... »