Foi realizada nesta segunda-feira (19) uma reunião entre a Prefeitura de Canaã dos Carajás e a equipe da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). A pauta incluiu os desdobramentos da criação do campus, o processo seletivo para cursos de graduação em 2026, a construção de um novo bloco com cinco pavimentos no campus de Canaã, o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) e a oferta de programas de pós-graduação.
Durante o encontro, foram apresentados os programas de pós-graduação stricto sensu da universidade. A Unifesspa ofertará em Canaã dos Carajás o mestrado em Ciências Forenses, com 16 vagas, e o mestrado em Letras, com 40 vagas. Os editais foram publicados na segunda-feira (19) no site da Unifesspa.
As inscrições para o mestrado em Ciências Forenses ocorrem de 19 de janeiro a 19 de fevereiro, enquanto as inscrições para o mestrado em Letras seguem de 19 de janeiro a 2 de março de 2026.
No campus universitário, também serão ofertadas oficinas de orientação para elaboração do projeto de pesquisa e do currículo Lattes voltadas aos candidatos aos programas. Os interessados nas oficinas deverão fazer a inscrição para participarem.
De acordo com a diretora de Ensino Superior de Canaã dos Carajás, Leuzilda Rodrigues, a reunião teve como objetivo dar continuidade às tratativas após a criação do campus e reafirmar a parceria institucional. “Essa reunião é para dar continuidade às tratativas, uma vez que o campus foi criado. É o momento de reafirmar a parceria da prefeitura, suas atribuições com a criação do campus, a manutenção e o apoio, assim como, a intensificação das atribuições da Unifesspa para a continuidade das atividades no município”, pontuou.
A oficialização do campus é vista como um passo estratégico para o processo de interiorização do ensino superior público federal, ampliando o acesso à formação acadêmica para estudantes da região, sem a necessidade de deslocamento para outros municípios. O reitor em exercício da Unifesspa, Edson Anjos, destacou a parceria com a Prefeitura de Canaã dos Carajás para a manutenção da unidade.
“A universidade brasileira tem enfrentado, nos últimos anos, grandes dificuldades em relação ao orçamento, e a Prefeitura de Canaã garantiu um prédio que hoje é a infraestrutura física para a instalação do campus universitário. A prefeitura tem sido parceira na manutenção desse espaço e no apoio para que o campus funcione efetivamente. Sem essa parceria, o campus não existiria”, ressaltou.
Durante a reunião, também foi apresentado o projeto arquitetônico do novo bloco do campus universitário, que contará com cinco pavimentos, 24 salas e um auditório com acessibilidade para 200 pessoas.
O planejamento acadêmico para o início do ano de 2026, ainda sob regime de parcerias e convênios, prevê a abertura de novas turmas em áreas estratégicas para o desenvolvimento local. Entre os cursos previstos estão Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Direito, para os quais, a universidade destacou que até o início de março, terá definição de edital para a realização do processo seletivo em Canaã dos Carajás.
Confira os editais dos mestrados:
Mestrado Letras / Poslet
https://sigaa.unifesspa.edu.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?nivel=S&aba=p-stricto
Mestrado em Ciências Forenses
https://sigaa.unifesspa.edu.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf
👁️ Este post foi visitado 489 vezes.





