Logo blog do Bekão.png

PARÁ reduz em 67% os focos de queimadas em 2025, segundo dados do INPE.

Resultado expressivo reforça eficácia de ações preventivas, fiscalização e políticas ambientais coordenadas pelo Governo do Estado

O Governo do Pará registrou, em 2025, uma redução histórica de 67% nos focos de queimadas em relação ao ano anterior. De acordo com dados oficiais do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o número total caiu de 55.298 registros em 2024 para 18.011 em 2025 — uma diferença de 37.287 focos a menos em todo o território paraense.
Para o governador Helder Barbalho, os números confirmam o impacto das políticas públicas ambientais desenvolvidas no estado. “O Pará registrou uma redução muito significativa. São mais de 37 mil focos a menos em 2025, o que demonstra que o trabalho integrado do Governo do Estado, com planejamento, presença em campo e articulação entre órgãos, está produzindo resultados concretos para a proteção ambiental e para a saúde da população”, afirmou o governador.

REDUÇÃO DAS CICATRIZES DE FOGO REFORÇA AVANÇO AMBIENTAL

Além da expressiva queda nos focos de calor, os dados do Inpe revelam uma redução ainda maior nas chamadas cicatrizes de incêndio florestal, que representam áreas diretamente atingidas pelo fogo. Em 2024, foram registrados 24.278 km² dessas cicatrizes no Pará. Já em 2025, esse número caiu para 2.079 km² — uma diminuição de 91%, reforçando que o cenário do último ano marcou uma queda real tanto na ocorrência quanto na extensão dos incêndios.

ESTRATÉGIA AMBIENTAL INTEGRADA FORTALECE RESULTADOS

O secretário de Estado de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade, Raul Protázio Romão, destacou que a redução é resultado direto da política ambiental estruturada adotada pelo governo paraense. “Estamos avançando no combate às queimadas e na proteção do nosso território. Essa redução mostra que o Pará segue firme no compromisso de cuidar das pessoas, do meio ambiente e de construir um modelo de desenvolvimento mais sustentável”, pontuou.

Em 2025, o Estado deu um passo decisivo com o lançamento do Programa Estadual de Prevenção e Combate às Queimadas e Incêndios Florestais (PEPIF), coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas). A iniciativa inédita reúne diversos órgãos em uma estratégia unificada e regulamentou, ainda, o serviço ambiental voluntário de brigadistas florestais, ampliando a capacidade de resposta e atuação preventiva em áreas críticas.
CONDIÇÕES CLIMÁTICAS E PLANEJAMENTO REFORÇARAM CONTROLE DO FOGO

A análise técnica da Semas sobre os dados do Inpe aponta que a redução registrada em 2025 está diretamente associada à implementação das ações de prevenção, fiscalização e combate. A conjuntura climática também contribuiu para o cenário mais favorável, com menor incidência de condições que favorecem a propagação do fogo, em comparação aos anos de 2023 e 2024. Ainda assim, 2025 está entre os anos mais quentes da história, segundo o serviço europeu Copernicus e a Organização Meteorológica Mundial (OMM), o que reforça a importância do planejamento e da atuação integrada no enfrentamento aos incêndios florestais.

Por Igor Nascimento (SEMAS)

👁️ Este post foi visitado 188 vezes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Leia Também

Educação

Ao Mestre, com Carinho15 de Outubro – Dia do Professor

Hoje, 15 de outubro, celebramos o Dia do Professor, data especial dedicada àqueles que têm a nobre missão de ensinar, inspirar e transformar vidas por meio da educação. Em Canaã dos Carajás (PA), os professores têm motivos de sobra para comemorar. Nos últimos anos, sob as gestões do MDB, a

Leia mais... »
Rio de Janeiro respira a Reunião do BRICS 2025
Brasil

Rio de Janeiro respira a Reunião do BRICS 2025

O Rio de Janeiro já vive o clima da Reunião de Cúpula do BRICS 2025. A cidade maravilhosa recebeu reforço na segurança, com o Exército posicionado em pontos estratégicos e importantes vias decoradas com banners do evento. Para facilitar o deslocamento das delegações, a sexta-feira (4) foi decretada ponto facultativo

Leia mais... »
Sempru participa do 3º Fórum Agrário em Marabá
Canaã e região

Sempru participa do 3º Fórum Agrário em Marabá

A Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempru) de Canaã dos Carajás participou, na última sexta-feira (23), do 3º Fórum Agrário, promovido pelo Ministério Público em Marabá. O evento, voltado à agricultura familiar, reuniu representantes de 23 municípios da região sudeste do Pará. Nós estivemos lá representando nossa cidade, levando o

Leia mais... »