Logo blog do Bekão.png

ARTRAN abre consulta pública para alterações no transporte alternativo intermunicipal.

PROPOSTA EM DISCUSSÃO PREVÊ AMPLIAÇÃO DA VIDA ÚTIL DOS VEÍCULOS E MUDANÇAS NAS REGRAS PARA CONTRATAÇÃO DE MOTORISTAS AUXILIARES

A Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos de Transporte (ARTRAN) abrirá, nesta quarta-feira (7), consulta pública para receber contribuições da sociedade sobre a proposta de alteração da Resolução ARCON nº 06/2018, que trata sobre o Transporte Alternativo Intermunicipal de Passageiros no Pará.

Entre os principais pontos que estão em discussão, destaca-se a ampliação da vida útil dos veículos utilizados no sistema. Atualmente, a norma estabelece um limite de até sete anos. A proposta em consulta sugere ampliar esse prazo para até 12 anos, desde que os veículos sejam aprovados em vistorias técnicas periódicas e atendam a todos os requisitos de segurança, conservação e higiene exigidos pela ARTRAN.

Outro ponto importante da proposta trata das regras para contratação de motoristas auxiliares. A minuta prevê maior clareza quanto aos vínculos de trabalho e permite que os motoristas sejam contratados tanto pelo regime celetista tradicional quanto por contrato de trabalho intermitente.

Nesse último caso, o motorista poderá prestar serviço a mais de um operador, desde que esteja devidamente cadastrado junto à Agência.

“Estamos tratando de mudanças que afetam diretamente operadores e usuários do transporte alternativo. Por isso, é essencial ouvir a sociedade, avaliar diferentes pontos de vista e construir uma norma que concilie segurança, qualidade do serviço e sustentabilidade econômica”, garante o diretor-geral da ARTRAN, Luciano Dias.

A consulta pública encerrará no dia quatro de fevereiro, totalizando um prazo de 30 dias corridos para o acesso à minuta da resolução, análise das propostas e encaminhamento das contribuições da população em geral acerca da proposta de alteração nos artigos 6, 13 e 24 da Resolução 006/2018.

Após o encerramento do prazo, todas as manifestações recebidas serão avaliadas pela área técnica da Agência e submetidas à deliberação da Diretoria Colegiada, que decidirá sobre a versão final da norma.

As informações completas sobre a consulta pública, incluindo a minuta da resolução e as orientações para participação, estão disponíveis no site oficial da Agência.

👁️ Este post foi visitado 410 vezes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Leia Também

A Vale e o Precedente Perigoso em Canaã dos Carajás-PA
Canaã e região

A Vale e o Precedente Perigoso em Canaã dos Carajás-PA

A mineradora Vale, por meio de sua assessoria jurídica, adotou uma postura preocupante ao estabelecer um precedente que pode trazer sérias consequências sociais para o município de Canaã dos Carajás (PA). Em documento assinado por Edivaldo Pereira Braga, gerente de Relacionamento com a Comunidade, a empresa concede um prazo de

Leia mais... »
Cop30

Ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore participa em São Paulo da Climate Action Innovation Zone antes de seguir para Belém e participar da COP30

O ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore, participou neste sábado (8), em São Paulo (SP), da Climate Action Innovation Zone, evento que antecede sua viagem para Belém (PA), onde será um dos grandes nomes da COP30, conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas que ocorre pela primeira vez na Amazônia,

Leia mais... »