Durante a solenidade, foi apresentado o novo drone VANT, ferramenta estratégica para a atualização da base cartográfica e fotogramétrica do município
O Instituto de Desenvolvimento Urbano (IDURB) celebrou, na última quarta-feira (17), seus 16 anos de história. A solenidade comemorativa foi realizada no auditório do próprio Instituto e marcou um momento de celebração da trajetória da instituição, além da apresentação de avanços tecnológicos que trarão benefícios diretos à população.
“O IDURB está celebrando 16 anos de uma história de aprendizado e crescimento. O Instituto, que começou pequeno, construiu muita coisa ao longo do tempo, organizando a cidade e buscando mais conforto e segurança aos cidadãos. Agora, o foco está no futuro, com mais tecnologia e dados, honrando o legado do passado e construindo um futuro promissor.”, destacou o presidente do IDURB, Geam Meirey.
Durante a solenidade, foi apresentado o novo drone VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado), uma ferramenta que passa a desempenhar papel estratégico na manutenção e atualização da base cartográfica e fotogramétrica do Cadastro Territorial Multifinalitário (CTM). A tecnologia garante informações territoriais mais precisas, atualizadas e confiáveis para o município, subsidiando análises técnicas, o ordenamento das ações urbanas e o acompanhamento da dinâmica territorial.

Foto: Victtor Vinycius
Por meio da coleta rápida de imagens aéreas de alta resolução e georreferenciadas, o VANT possibilita o mapeamento de grandes áreas do território urbano com elevado nível de detalhamento. Segundo o diretor de Informação Geoespacial do IDURB, Glenilson Farias, cada imagem capturada possui localização exata no espaço, o que facilita a identificação de edificações, vias, quadras, lotes, áreas públicas e padrões de uso e ocupação do solo. “Esse processo ocorre de forma muito mais ágil e econômica quando comparado aos métodos tradicionais de levantamento em campo.”, ressalta.

Foto: Victtor Vinycius
Outra contribuição relevante do VANT está na elaboração de relatórios técnicos e análises administrativas. As imagens aéreas oferecem uma visão clara e objetiva da realidade do território, proporcionando mais segurança na emissão de pareceres, na avaliação de projetos e nos processos internos do IDURB, além de reduzir inconsistências e retrabalhos. Dessa forma, o uso do VANT consolida-se como uma ferramenta essencial para a gestão territorial moderna.
A solenidade contou ainda com homenagens aos ex-presidentes do IDURB, apresentação do projeto IDURB 360 Graus e a presença de vereadores, secretários municipais e do vice-prefeito Dinilson José.
👁️ Este post foi visitado 126 vezes.






