Esse avanço é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed), a Fundação Vale e a organização da sociedade civil Cidade Escola Aprendiz, por meio do projeto Territórios em Rede.
São diversos os fatores que levam ao abandono escolar, como problemas econômicos, a necessidade de trabalhar para ajudar na renda da família, questões de saúde do aluno ou de algum familiar, bullying, entre outros motivos. Combater a evasão é um desafio, mas, em Canaã dos Carajás, os resultados têm sido positivos: mais de mil crianças retornaram à escola entre 2021 e 2024.

Foto: Diego Barbosa
Esse avanço é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed), a Fundação Vale e a organização da sociedade civil Cidade Escola Aprendiz, por meio do projeto Territórios em Rede. “Quando recebemos o projeto, estávamos em um cenário de pandemia da Covid-19. Mesmo diante desse desafio, ele foi desenvolvido. Tivemos uma equipe em campo, da Fundação Vale, junto com a Semed, orientadores, professores e escolas em geral, para mapear e identificar alunos em situação de risco de abandono e evasão. Foram quatro anos de trabalho, mantendo uma equipe em campo e outra contribuindo na formação e na construção de uma política definitiva de busca escolar ativa”, pontuou o secretário municipal de Educação, Leonardo Cruz.
O Territórios em Rede atua auxiliando os municípios na busca ativa escolar em domicílios de crianças e adolescentes infrequentes ou que deixaram a escola, assim como no acompanhamento de suas famílias, em articulação constante com o poder público. A proposta é criar soluções para que nenhuma criança ou adolescente fique fora da sala de aula. O projeto também desenvolve estratégias de comunicação comunitária para conscientização e identificação de estudantes evadidos, promove a atuação intersetorial entre as secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social e forma agentes públicos para a formulação e implementação de políticas de prevenção e enfrentamento da exclusão escolar.

Foto: Izzy Azevedo
“Não estaríamos celebrando esses resultados tão positivos — com a reinserção de mais de mil crianças e com o aumento no número de matriculados — sem o esforço, a dedicação e o comprometimento da Secretaria Municipal de Educação. A secretaria nos deu a mão, permitiu nosso trabalho e mobilizou suas equipes para estar conosco nesse enfrentamento à exclusão escolar. Hoje entendemos que o município de Canaã está muito fortalecido dentro dessa metodologia, por ter se engajado tanto ao projeto e também pela criação do comitê de gestão intersetorial, que vai permitir que o programa continue no município”, afirmou a gerente da Fundação Vale, Wilma Miranda.
A gestora geral de campo do projeto Territórios em Rede, Elza Sousa, acompanhou a implementação do trabalho e o apoio à busca ativa escolar. Ela destaca o motivo pelo qual o município é considerado referência. “Canaã estruturou uma equipe própria, um núcleo de Busca Ativa, que acompanha esse trabalho de ir atrás das crianças e adolescentes. O município também tem uma atuação forte nas escolas e nos equipamentos públicos. É um município que investe e demonstra preocupação com a garantia do direito à educação.”
A gestora política da Busca Ativa pelo Unicef no município de Canaã dos Carajás, Janayna Paula, também reforçou o avanço. “A busca ativa tem uma meta estipulada pelo Selo Unicef, com a qual trabalhamos, e Canaã já ultrapassou essa meta, com mais de 800 casos de alunos em risco de evasão reinseridos neste ano de 2025. É uma política intersetorial que envolve todos os setores da administração pública e está baseada no decreto municipal sancionado em 2023”, concluiu.
Seminário Territórios em Rede
Na última terça-feira (2), foi realizado o Seminário Territórios em Rede: Caminhos para o Direito à Educação em Canaã dos Carajás, na sede da Secretaria Municipal de Educação. O evento reuniu professores, coordenadores e supervisores educacionais, agentes comunitários de saúde, assistentes sociais e membros do Conselho Tutelar, do CRAS e do CREAS. Foram promovidos painéis temáticos sobre os direitos de crianças e adolescentes, além de debates com especialistas.

Foto: Izzy Azevedo
A Patrícia de Fátima de Carvalho Araújo, promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude do Ministério Público do Pará, esteve presente no evento e destacou a importância da abordagem intersetorial sobre o tema. “As causas da exclusão escolar estão, muitas vezes, fora da escola e precisam ser discutidas de forma conjunta com diferentes atores da rede de proteção. É responsabilidade de todos nós garantir que as crianças e adolescentes estejam na escola. Canaã tem uma rede potente e participativa, que esteve massivamente presente no evento. O município está de parabéns. Saio muito feliz deste encontro.”
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