Logo blog do Bekão.png

Ministro Jader Filho concede entrevista exclusiva ao jornalista Carlos Magno

Durante a COP30, realizada no Parque da Cidade, em Belém, e encerrada no último sábado (22), o ministro das Cidades, Jader Filho, concedeu uma entrevista exclusiva ao jornalista canaense Carlos Magno. O ministro havia acabado de falar à jornalista Tainá Falcão, da CNN Brasil, e, em seguida, atendeu o repórter de Canaã dos Carajás na Blue Zone do evento.

Na conversa, Jader Filho destacou o êxito da COP30 na capital paraense e afirmou que o encontro superou expectativas. Ele ressaltou a coragem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao defender Belém como cidade-sede da conferência, mesmo diante de críticas na época da escolha, e elogiou a hospitalidade do povo paraense na recepção às delegações internacionais.

O ministro também falou sobre o legado que a COP30 deixará para Belém, especialmente em infraestrutura e mobilidade urbana, resultado dos investimentos realizados para preparar a cidade para receber o maior evento climático do mundo.

Questionado sobre os programas habitacionais do Ministério das Cidades, Jader Filho lembrou que, ao assumir o terceiro mandato em 2023, o presidente Lula encontrou o setor praticamente paralisado. Segundo ele, a determinação presidencial foi clara: retomar e ampliar o programa Minha Casa, Minha Vida. “Hoje, milhares de unidades habitacionais estão em construção em todas as regiões do país”, afirmou.

Informado pelo jornalista sobre o programa habitacional da prefeita Josemira Gadelha — Moradia Digna e Cartão Reforma e Construção — o ministro destacou conhecer a iniciativa e elogiou sua dimensão e eficiência. Para ele, “Canaã dos Carajás possui o maior programa habitacional financiado com recursos próprios entre os municípios do interior do Brasil”. Jader Filho ressaltou ainda que milhares de moradias já foram entregues e outras estão em construção, com um diferencial importante: a implantação das unidades em bairros consolidados, muitas vezes próximos ao centro da cidade. “Isso demonstra o quanto o programa é acertado e bem planejado”, avaliou.

O ministro afirmou ter interesse em visitar Canaã dos Carajás para conhecer de perto o programa Moradia Digna e elogiou a gestão da prefeita Josemira Gadelha, classificando-a como “exemplo para o Brasil”. Concluiu garantindo que o Ministério das Cidades “está de portas abertas” para o município. “Sou admirador do trabalho da prefeita Josemira. Ela pode procurar meu gabinete em Brasília sempre que necessário”, afirmou.

Texto:
Carlos Magno
Jornalista – DRT/PA 2627

👁️ Este post foi visitado 833 vezes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Leia Também

Prefeitura de Canaã dos Carajás abre inscrições para PSS de professores com uso da Prova Nacional Docente.
Canaã e região

Prefeitura de Canaã dos Carajás abre inscrições para PSS de professores com uso da Prova Nacional Docente.

A Prefeitura de Canaã dos Carajás (PA), por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), iniciou nesta segunda-feira (14) as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado (PSS) destinado à contratação de professores para a rede municipal de ensino. Nos últimos anos, o município tem registrado avanços significativos na área educacional.

Leia mais... »
Polícia

PF deflagra operação contra fraudes na merenda escolar, em Marabá-PA.

Operação FAKE FARMERS investiga desvio de R$ 14 milhões, justiça determina bloqueio de bens. A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (26/8), a Operação FAKE FARMERS, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso suspeito de causar prejuízo de aproximadamente R$ 14 milhões aos cofres públicos.Os valores têm origem

Leia mais... »
Pará

ARTRAN retira mais de 100 veículos irregulares de circulação nas estradas do Pará, incluindo de Canaã dos Carajás.

Trabalho da Agência de Regulação de Transporte do Estado alcançou mais de 60 municípios, entre janeiro e setembro de 2025. A Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos de Transporte (Artran) intensificou, em 2025, as ações de fiscalização nas estradas e terminais rodoviários. Segundo levantamento da Gerência de Fiscalização

Leia mais... »