Logo blog do Bekão.png

Tribo de Jah fará show em Canaã dos Carajás em comemoração ao Dia da Consciência Negra

A mais tradicional banda de reggae do Brasil, Tribo de Jah, se apresentará pela primeira vez em Canaã dos Carajás (PA) em comemoração ao Dia da Consciência Negra. O show está confirmado para o dia 19 de novembro de 2025, conforme extrato de contrato publicado pela prefeita Josemira Gadelha (MDB) na edição desta segunda-feira (10) do Diário Oficial do Município.

A contratação foi formalizada por inexigibilidade de licitação, tendo como empresa favorecida a Jah System Produções Ltda, no valor de R$ 145 mil, com base no artigo 74, inciso II, da Lei nº 14.133/2021. O evento faz parte das comemorações oficiais do município alusivas à data que celebra a luta e a valorização da população negra no Brasil.

A chegada da Tribo de Jah a Canaã tem um significado especial. O município abriga uma das maiores colônias maranhenses da região sudeste do Pará, e inclusive possui um bairro que homenageia os maranhenses — conterrâneos dos integrantes da banda.

História e trajetória da banda

Formada em 1986, na cidade de São Luís (MA), a Tribo de Jah nasceu da iniciativa de Fauzi Beydoun, então executivo de uma multinacional recém-chegado da Costa do Marfim, apaixonado pelo reggae e pela cultura jamaicana. O grupo ficou conhecido também por ter em sua formação original cinco músicos com deficiência visual — quatro cegos e um com visão parcial — que se conheceram ainda na infância, na Escola de Cegos do Maranhão, onde começaram a tocar com instrumentos improvisados.

Ao longo da carreira, a banda consolidou-se como um dos principais nomes do reggae nacional e internacional. Gravou álbuns no Brasil, na Suíça (Interlaken) e nos Estados Unidos (San Diego), com a participação de músicos que acompanharam lendas do reggae como Peter Tosh. Entre os trabalhos de destaque estão os CDs Reggae’n Blues e Love to the World, Peace to the People.

Em 2008, a banda lançou o DVD Live in Amazon, gravado em Belém (PA), com um forte apelo ecológico, cujo tema principal — “Cease the fire in the forest or we all shall burn” — alerta para os perigos do desmatamento na Amazônia. O trabalho contou com a participação especial do cantor jamaicano Clinton Fearon, ex-integrante do grupo The Gladiators.

Em 2018, a Tribo de Jah foi homenageada no Museu do Reggae do Maranhão. Já em 2021, lançou o álbum Até que o Bem Triunfe no Final, reforçando sua mensagem de paz, resistência e espiritualidade. No ano seguinte, o grupo apresentou o documentário Tribo de Jah na Rota das Emoções, destacando belezas naturais e culturais do Maranhão.

Com quase quatro décadas de estrada, a Tribo de Jah segue espalhando sua mensagem de amor, igualdade e consciência social — e agora prepara-se para emocionar o público de Canaã dos Carajás.

Carlos Magno
Jornalista – DRT/PA 2627

👁️ Este post foi visitado 1218 vezes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Leia Também

ADEPARÁ faz última convocação para atualização cadastral dos rebanhos
Pecuária

ADEPARÁ faz última convocação para atualização cadastral dos rebanhos

Prazo termina em 14 de agosto para atualizar o cadastro de todas as espécies mantidas nas propriedades rurais do território paraense, exceto do Marajó.Produtor rural, agricultor familiar, pecuarista e representantes de propriedades precisam procurar a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (ADEPARÁ) para atualizar o cadastro dos animais

Leia mais... »