Logo blog do Bekão.png
exposição conecta a Amazônia do tecnobrega à região dos Carajás

De Almeirim a Canaã dos Carajás: exposição conecta a Amazônia do tecnobrega à região dos Carajás

No próximo dia 3 de setembro, a Casa da Cultura de Canaã dos Carajás abre suas portas para a exposição Iconopop Amazonista, do artista-pesquisador amazônico Jonathan Camelo, contemplada no edital Casa Aberta Amazônia Paraense, promovido pela Casa da Cultura, equipamento do Instituto Cultural Vale. A mostra reúne arte digital, croquis de moda, fotografias editoriais e esculturas vestíveis inspiradas nas aparelhagens de som do Norte, propondo uma releitura da cultura amazônica a partir da estética do tecnobrega e de um olhar futurista ribeirinho.

Para Jonathan, nascido em Santarém e criado em Almeirim, trazer a coleção para Canaã carrega significados pessoais e coletivos. “É muito significativo pra mim. Acredito na importância de descentralizar a arte amazônica, tirando-a apenas do eixo das capitais e levando para territórios que também vivem intensamente os desafios e transformações da Amazônia contemporânea”, explica o diretor criativo da mostra.

O artista lembra que Canaã é marcada pela força da mineração como atividade econômica, mas também pela diversidade cultural e pelos fluxos migratórios, o que dialoga diretamente com a proposta da coleção, que trabalha ideias de utopia e distopia ribeirinha. “Mas também tem um lado íntimo. Cresci no interior, na Amazônia profunda, e trazer esse trabalho para cá é reafirmar minhas raízes. É quase como fechar um ciclo: devolver uma visão de futuro que nasce dela mesma, unindo o ancestral ao contemporâneo”, conclui Jonathan.

A presença de referências historicamente vistas como periféricas em espaços institucionais como a Casa da Cultura de Canaã dos Carajás, contribui para a construção de um futuro cultural mais democrático e representativo. É o que afirma a coordenadora da Casa da Cultura, Gabriela Sobral Feitosa, que também ressalta o caráter inovador da mostra para Canaã e seu papel na construção de um futuro cultural mais plural.

“A exposição traz um ineditismo para o município, ao apresentar a moda e o design como linguagens artísticas que dialogam com a produção cultural. Ao abordar as aparelhagens do brega como referências construídas nos territórios dito como periféricos, mostramos que manifestações antes marginalizadas passam a integrar o circuito artístico e institucional. Incluir essas referências em espaços como a Casa da Cultura contribui para dinâmicas mais diversas e representativas. Isso demonstra que seguimos alinhados à missão do Instituto Cultural Vale, que é democratizar o acesso e fortalecer a pluralidade cultural, conectando a potência do Pará às realidades locais de Canaã”, afirma.

Para o supervisor educativo da Casa, Jairon Lopes, mostras expositivas como a ‘Iconopop Amazonista’ proporcionam múltiplas possibilidades de trabalhos junto aos alunos da rede pública e privada de Canaã dos Carajás.

“Em um primeiro momento, será realizada a mediação da exposição. Na sequência, os estudantes terão a oportunidade de refletir sobre temas como a plasticidade e estética de uma Amazônia situada entre a tradição e a modernidade. Além disso, será desenvolvida uma atividade prática, na qual os alunos poderão exercitar suas habilidades manuais por meio do recorte de tecidos e da criação de modelagens inspiradas na exposição vivenciada na Casa. Um trabalho que estimula a criatividade e a imaginação das crianças e adolescentes a partir de atividades artísticas e manuais”, ressalta.

Sobre a exposição
A Iconopop Amazonista revela a potência do tecnobrega e da estética popular amazônica como força criativa global. Ao transformar corpos em suportes de narrativas híbridas, Jonathan une tradição e futuro, combinando tradição ribeirinha com elementos de futurismo popular e reafirmando que a Amazônia é capaz de se reinventar e projetar novas imagens de si mesma.

Na mostra, moda, arte e tecnologia se cruzam para criar novas imagens da Amazônia: festivas, potentes e reimaginadas. O tecnobrega, conhecido por sua fusão de ritmos eletrônicos e influências regionais, emerge como um movimento artístico plástico visual crucial sob a visão do ribeirinho futurista. As aparelhagens em questão não são apenas instrumentos de entretenimento, são manifestações tangíveis da resiliência e criatividade das comunidades ribeirinhas.

A exposição não apenas honra as raízes culturais ancestrais das comunidades ribeirinhas amazônicas, mas também projeta essas tradições em um futuro imaginativo e dinâmico.

Sobre o artista
Jonathan Camelo é artista-pesquisador amazônico, nascido em Santarém e criado em
Almeirim, cidade ribeirinha onde a distância se mede em horas de barco e a cultura pulsa em ritmos próprios. A formação em Design de Produtos se misturou, desde cedo, com a
vivência no mercado criativo paraense, onde encontrou na moda, no figurino e na estética
popular os caminhos para construir minha poética visual. Seu trabalho se move entre a tradição e o desejo de futuro, entre o que pulsa nas periferias da Amazônia urbana e o que pode se tornar símbolo de pertencimento e invenção estética.

Serviço:
Exposição Iconopop Amazonista
Abertura: 03/09
Horário: 19h
Visitações: 04/09 a 03/01, exceto domingos e feriados
Local: Casa da Cultura de Canaã dos Carajás

👁️ Este post foi visitado 1050 vezes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Leia Também

Polícia

PF deflagra operação contra fraudes na merenda escolar, em Marabá-PA.

Operação FAKE FARMERS investiga desvio de R$ 14 milhões, justiça determina bloqueio de bens. A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (26/8), a Operação FAKE FARMERS, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso suspeito de causar prejuízo de aproximadamente R$ 14 milhões aos cofres públicos.Os valores têm origem

Leia mais... »
SUSPEITO DE ABUSO É DETIDO POR POPULARES EM CANAÃ DOS CARAJÁS
Polícia

SUSPEITO DE ABUSO É DETIDO POR POPULARES EM CANAÃ DOS CARAJÁS

Na noite deste sábado (31), um homem conhecido como Manoel, morador da ocupação Mariza Letícia (Sítio Chaparral), foi detido por populares após ser acusado de abuso contra uma criança. Segundo relatos de moradores, o homem foi capturado no local e a Polícia Militar foi acionada, conduzindo o suspeito até a

Leia mais... »
Entretenimento

Carnavalesco Milton Cunha profere palestra na FENECAN

Milton Reis da Cunha Júnior — mais conhecido em todo o Brasil como Milton Cunha — é paraense de Belém e, há décadas, radicado no Rio de Janeiro, onde construiu uma carreira brilhante e multifacetada. Carnavalesco, cenógrafo, psicólogo, professor universitário e comentarista de carnaval, Milton é uma das figuras mais

Leia mais... »
Entre os projetos destacados, estão o trabalho de Regularização Fundiária, que vem avançando de maneira estruturada no município
Blog

IDURB apresenta projetos de inovação urbana para equipe da SDU de Marabá.

Na última sexta-feira (25), o Instituto de Desenvolvimento Urbano (IDURB) de Canaã dos Carajás recebeu a visita de representantes da Superintendência de Desenvolvimento Urbano de Marabá (SDU). A reunião teve como objetivo apresentar as principais iniciativas desenvolvidas pela autarquia municipal. Foto: Divulgação IDURB Entre os projetos destacados, estão o trabalho

Leia mais... »