SEMMA intensifica ações de prevenção e combate às queimadas em Canaã dos Carajás-PA

SEMMA intensifica ações de prevenção e combate às queimadas em Canaã dos Carajás-PA

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) de Canaã dos Carajás, por meio do secretário municipal de Meio Ambiente, engenheiro Marcus Vinícius, reforça que o município vem atuando de forma firme e estratégica no enfrentamento às queimadas ilegais. Essa atuação é baseada em um tripé de ações: educação ambiental, resposta imediata aos focos de incêndio com a Brigada Ambiental, e fiscalização com aplicação de sanções administrativas.

Com o incentivo da Lei Federal 14.944/2024, que estimula a estruturação de brigadas ambientais nos municípios, Canaã dos Carajás reafirma seu compromisso com a preservação do meio ambiente. Desde 2018, o município conta com a Brigada Ambiental da SEMMA, composta por servidores com treinamento específico, que atuam em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar no trabalho de prevenção e combate aos incêndios.

Segundo o engenheiro florestal Ivan Faustino, coordenador do Setor de Fiscalização Ambiental, a brigada atua diariamente de forma integrada com a fiscalização, atendendo ocorrências e denúncias de queimadas ilegais. A maior parte das denúncias é recebida por meio do canal exclusivo de WhatsApp, o Disk-Denúncia. Assim que uma ocorrência é registrada, a fiscalização aciona a equipe de brigadistas para conter o fogo e identificar os responsáveis, que, quando localizados, são autuados e multados.

Em 2024, as equipes atenderam mais de 300 ocorrências de queimadas. Somente em 2025, já foram registradas mais de 80 ações, evitando danos à fauna, à flora, ao meio ambiente e protegendo a saúde da população.

O coordenador da Brigada Ambiental, Pedro da Silva, explica que as principais áreas de atuação são os mais de 900 hectares de áreas protegidas do município, como parques e reservas verdes. Entretanto, a brigada também dá suporte a ocorrências na zona urbana e rural, muitas vezes em conjunto com o Corpo de Bombeiros Militar do Pará. Atualmente, a brigada conta com 13 profissionais capacitados, equipados com uniformes anti-chamas, capacetes, botas, veículos e ferramentas específicas para o combate ao fogo.

A SEMMA alerta que as queimadas trazem sérios prejuízos, como o aumento de doenças respiratórias, especialmente em crianças e idosos. A maioria dos focos registrados tem origem em lotes com vegetação alta, cuja limpeza é de responsabilidade dos proprietários. Conforme a Lei Municipal nº 694/2015 (Código de Posturas), os terrenos devem ser mantidos limpos, sob pena de multa de 100 UFMs (equivalente a R$ 2.323,00). Além disso, é proibida a queima de entulhos, resíduos ou vegetação, prática sujeita a multa, responsabilização administrativa e criminal, de acordo com o Decreto Federal nº 6.514/08 e a Lei Federal nº 9.605/98.

A população pode colaborar com a preservação ambiental denunciando queimadas ilegais e outros crimes ambientais. As denúncias podem ser feitas pelo Disk-Denúncia da Fiscalização Ambiental: (94) 99126-7492, com garantia de anonimato.

Carlos Magno
Jornalista – DRT/PA 2627

👁️ Este post foi visitado 225 vezes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Leia Também

Prefeita de Marituba, Patrícia Alencar (MDB) se torna a notícia da semana no PARÁ, após vazamento de vídeo.
Entretenimento

Prefeita de Marituba, Patrícia Alencar (MDB) se torna a notícia da semana no PARÁ, após vazamento de vídeo.

Prefeita que aparece dançando de biquíni detalha como vídeo vazou de conta privada: ‘Fui traída’ , Prefeita de Marituba, Patrícia Alencar (MDB) afirma que sofreu violência política de gênero com vazamento de vídeo e rebateu críticas.Prefeita que aparece dançando de biquíni comenta como vídeo vazou de conta privada Patrícia Alencar

Leia mais... »
Educação

Estabelecimento causador de crimes ambientais, incluindo poluição sonora na VILA PLANALTO, em Canaã dos Carajás-PA, poderá ser fechado.

MPPA obtém decisão favorável em ACP ambiental contra estabelecimento causador de poluição sonora. O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por intermédio da 1ª Promotoria de Justiça de Canaã dos Carajás, representado pelo Promotor de Justiça Emerson Costa de Oliveira, obteve decisão favorável em uma ação civil pública (ACP)

Leia mais... »