Logo blog do Bekão.png
Alexandre Siqueira Retorna à Prefeitura de Tucuruí!

Gilmar Mendes Suspende Nova Jurisprudência do TSE: Alexandre Siqueira Retorna à Prefeitura de Tucuruí!

Uma reviravolta política movimenta Tucuruí! O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu uma medida cautelar que suspende os efeitos da nova jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre inelegibilidade. A decisão, proferida nesta terça-feira (15), beneficia diretamente o ex-prefeito Alexandre Siqueira, determinando seu retorno imediato ao cargo e cancelando as eleições suplementares que estavam marcadas para 3 de agosto de 2025.

Alexandre Siqueira, que teve seu mandato cassado em 3 de março deste ano e enfrentava um processo que o tornaria inelegível, comemorou a decisão em suas redes sociais: “Bora trabalho”, expressou o político, agradecendo por estar de volta ao comando do Executivo municipal.

Com a determinação do STF, Siqueira reassume a prefeitura, encerrando a gestão interina de Jairo Rejanio de Holanda Souza, presidente da Câmara de Vereadores que assumiu o cargo após a cassação.

A medida do ministro Gilmar Mendes tem como base uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), questionando a nova orientação do TSE que tornava mais rigorosa a aplicação de penalidades que levam à inelegibilidade, reduzindo as possibilidades de suspensão desses efeitos durante o trâmite de recursos.

Na prática, a decisão do STF suspende temporariamente essa orientação, impedindo sua aplicação imediata aos processos referentes às Eleições 2024, categoria na qual se enquadra o caso de Alexandre Siqueira. Isso significa que, enquanto a ADPF não for julgada definitivamente pelo STF, o ex-prefeito poderá exercer suas funções normalmente, como se a cassação não tivesse ocorrido.

A suspensão da nova jurisprudência também resultou no cancelamento automático das eleições suplementares que haviam sido convocadas para escolher um novo prefeito em Tucuruí. A Resolução 5.850 do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE/PA) já havia marcado o pleito para 3 de agosto de 2025, mas com o retorno de Siqueira ao cargo, não há mais vaga a ser preenchida.

Durante esse período, Alexandre Siqueira permanecerá no exercício do cargo de prefeito, uma vez que a medida cautelar tem efeito imediato. Somente uma eventual decisão contrária do Plenário do STF ou o julgamento definitivo do mérito da ADPF poderá alterar essa situação.

A decisão foi comunicada com urgência ao TSE e ao TRE/PA, que deverão adequar seus procedimentos à nova determinação, incluindo a suspensão formal das eleições suplementares e a comunicação aos órgãos municipais sobre o retorno de Siqueira ao cargo.

O cenário político em Tucuruí promete ser movimentado nos próximos meses. Fique ligado para mais atualizações!

👁️ Este post foi visitado 1007 vezes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Leia Também

Política

Vereador Cleido Braz, o “rei das polêmicas”, volta a aprontar

O vereador Cleido Braz (União Brasil), da Câmara Municipal de Canaã dos Carajás (PA), vem se consolidando como protagonista de polêmicas no Legislativo municipal. Praticamente não há mês em que seu nome não esteja envolvido em algum episódio controverso. Desta vez, o parlamentar se destacou de forma negativa ao adotar

Leia mais... »