Durante encontro bilateral com o xeique Khaled bin Mohammed bin Zayed Al Nahyan, presidente reafirma intenção de concluir, até o fim do ano, o Acordo de Comércio entre o Mercosul e os Emirados Árabes Unidos. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu, na tarde deste sábado (5), com o príncipe herdeiro de Abu Dhabi, xeique Khaled bin Mohammed bin Zayed Al Nahyan. O encontro ocorreu no contexto da Cúpula de Líderes do BRICS, realizada no Rio de Janeiro. Na reunião, Lula reforçou o interesse do Brasil em atrair investimentos estrangeiros diretos, especialmente em setores estratégicos como energias renováveis, mineração, petroquímica, comunicações satelitais, cabos submarinos e manufaturas. O presidente também defendeu o fortalecimento da cooperação financeira entre os dois países. Lula destacou o empenho da presidência brasileira do Mercosul na conclusão, ainda em 2025, do Acordo de Livre Comércio com os Emirados Árabes Unidos — um passo considerado fundamental para estreitar os laços econômicos entre a América do Sul e o mundo árabe. Outro ponto de destaque foi o potencial de cooperação bilateral em áreas digitais, incluindo inteligência artificial e o desenvolvimento de modelos avançados de linguagem computacional. Ambos os líderes reafirmaram o compromisso com o multilateralismo e uma ordem internacional multipolar, além de trocarem impressões sobre a situação no Oriente Médio e os esforços para a paz na região. No campo ambiental, Lula e o xeique reconheceram a urgência de aumentar a ambição global na redução das emissões de gases de efeito estufa. O príncipe destacou o apoio dos Emirados à realização da COP-30, que ocorrerá em 2025, em Belém do Pará. Durante a conversa, o governo brasileiro também apresentou o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, na sigla em inglês), que será lançado oficialmente durante a COP-30. A iniciativa busca remunerar países que preservam os ecossistemas tropicais, como a Amazônia, pelos serviços ambientais prestados. Como membro da troika das últimas três conferências do clima, os Emirados Árabes manifestaram interesse em colaborar com o avanço do projeto. O xeique Khaled retornou ao Brasil menos de um ano após sua participação na Cúpula do G20, realizada em novembro passado, também no Rio de Janeiro.

Lula discute investimentos e crise climática com príncipe herdeiro de Abu Dhabi

Durante encontro bilateral com o xeique Khaled bin Mohammed bin Zayed Al Nahyan, presidente reafirma intenção de concluir, até o fim do ano, o Acordo de Comércio entre o Mercosul e os Emirados Árabes Unidos.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu, na tarde deste sábado (5), com o príncipe herdeiro de Abu Dhabi, xeique Khaled bin Mohammed bin Zayed Al Nahyan. O encontro ocorreu no contexto da Cúpula de Líderes do BRICS, realizada no Rio de Janeiro.

Na reunião, Lula reforçou o interesse do Brasil em atrair investimentos estrangeiros diretos, especialmente em setores estratégicos como energias renováveis, mineração, petroquímica, comunicações satelitais, cabos submarinos e manufaturas. O presidente também defendeu o fortalecimento da cooperação financeira entre os dois países.

Lula destacou o empenho da presidência brasileira do Mercosul na conclusão, ainda em 2025, do Acordo de Livre Comércio com os Emirados Árabes Unidos — um passo considerado fundamental para estreitar os laços econômicos entre a América do Sul e o mundo árabe.

Outro ponto de destaque foi o potencial de cooperação bilateral em áreas digitais, incluindo inteligência artificial e o desenvolvimento de modelos avançados de linguagem computacional.

Ambos os líderes reafirmaram o compromisso com o multilateralismo e uma ordem internacional multipolar, além de trocarem impressões sobre a situação no Oriente Médio e os esforços para a paz na região.

No campo ambiental, Lula e o xeique reconheceram a urgência de aumentar a ambição global na redução das emissões de gases de efeito estufa. O príncipe destacou o apoio dos Emirados à realização da COP-30, que ocorrerá em 2025, em Belém do Pará.

Durante a conversa, o governo brasileiro também apresentou o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, na sigla em inglês), que será lançado oficialmente durante a COP-30. A iniciativa busca remunerar países que preservam os ecossistemas tropicais, como a Amazônia, pelos serviços ambientais prestados. Como membro da troika das últimas três conferências do clima, os Emirados Árabes manifestaram interesse em colaborar com o avanço do projeto.

O xeique Khaled retornou ao Brasil menos de um ano após sua participação na Cúpula do G20, realizada em novembro passado, também no Rio de Janeiro.

👁️ Este post foi visitado 273 vezes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Leia Também

Canaã participa do Lançamento do Pavilhão Pará e Bosque dos Municípios
Meio Ambiente

Canaã participa do Lançamento do Pavilhão Pará e Bosque dos Municípios

A iniciativa visa incentivar a participação dos municípios na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá em novembro na capital paraense. a última quinta-feira, 12 de junho, Canaã dos Carajás participou de um momento significativo rumo à sustentabilidade e ao desenvolvimento municipal com o lançamento do

Leia mais... »
RELAÇÕES EXTERIORES
Brasil

RELAÇÕES EXTERIORES

Com primeiro-ministro da China, Lula destaca excelente fase da relação bilateralAutoridades chinesas prometem acelerar reconhecimento do Brasil como livre de gripe aviária e febre aftosa sem vacinação O presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou, na tarde deste sábado, 5 de julho, uma reunião de trabalho com o primeiro-ministro da

Leia mais... »